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Funai consulta servidores em Santa Catarina e Minas Gerais para revisão da Carta de Serviços ao Usuário
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu no período de 11 a 13 de março de 2025, oficinas de prospecção de serviços no âmbito do projeto de Revisão da Carta de Serviços ao Usuário (CSU). O evento ocorreu em Florianópolis (SC) e reuniu servidores da Coordenação Regional (CR) Litoral Sul, e das Coordenações Técnicas Locais (CTLs) Joinville, Paranaguá, Cruz Alta, Palhoça e José Boiteux.
No mesmo período, a oficina também foi realizada em Governador Valadares (MG) reunindo servidores da Coordenação Regional e das Coordenações Técnicas Locais (CTLs) Aracruz e Carmésia.
O projeto está percorrendo algumas unidades da Funai para revisar os serviços prestados aos povos indígenas e não indígenas e atualizar a Carta de Serviços ao Usuário. A iniciativa conta com o apoio da Diretoria de Administração e Gestão (Dages) e é executada de forma colaborativa entre a Ouvidoria e a Coordenação-Geral de Gestão Estratégica (CGGE).
Carta de Serviços ao Usuário
A principal função da Carta de Serviços é informar os usuários sobre os serviços oferecidos pela instituição, as formas de acesso a eles e os compromissos e padrões de qualidade no atendimento. No caso da Funai, o atual documento, desenvolvido em 2020, necessita de atualização para melhor atender as demandas dos usuários.
Segundo a CGGE, uma Carta de Serviços desatualizada pode gerar frustração nos usuários, prejudicar o trabalho de gestores e ouvidores e impactar negativamente a eficiência no atendimento.
Ainda de acordo com a Coordenação-Geral de Gestão Estratégica, a participação ativa dos servidores da Funai na atualização da Carta de Serviços é fundamental para fomentar discussões internas sobre as políticas indigenistas oferecidas tanto ao público indígena quanto ao não indígena. Por essa razão, estão sendo realizadas as oficinas em algumas unidades. Posteriormente, elas ocorrerão na sede da Funai.
Esse processo visa aprimorar os fluxos de trabalho e aumentar a geração de valor para a sociedade.