Notícias
Funai participa da cerimônia de troca de comando da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública
O novo Diretor da Força Nacional de Segurança Pública, José Américo Gaia, e o diretor de Proteção Territorial substituto da Funai, Alcir Amaral Teixeira. Foto: Divulgação/Funai
A Fundação Nacional do Índio participou, na manhã desta quinta-feira (24), em Brasília, da Solenidade de Transmissão de Cargo do Diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Representando o presidente da Funai, Marcelo Xavier, esteve presente o diretor de Proteção Territorial substituto, Alcir Amaral Teixeira.
Na ocasião, Teixeira reforçou a parceria entre a Funai e a FNSP nas ações de proteção em Terras Indígenas no país. A cerimônia de passagem de comando aconteceu no Batalhão Escola e Pronto Emprego (Bepe), localizado na região administrativa do Gama (DF). Também pela Funai, participou do evento o coordenador de Fiscalização, Luiz Wangles Martins Conde, cujo setor integra a Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial da fundação.
O coronel da Polícia Militar do Estado do Acre, José Américo de Souza Gaia, assumiu a diretoria da FNSP. Antes da direção, ele ocupava o cargo de coordenador-geral de Planejamento e Operações da Força Nacional. Até então, quem estava à frente da diretoria era o coronel Aginaldo de Oliveira, que comandou o efetivo por três anos.
Composta por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos das Unidades Federativas, a FNSP é um programa de cooperação entre os Estados e a União. Os profissionais mobilizados atuam no apoio à preservação da ordem pública, segurança das pessoas e patrimônio, além de situações de emergência e calamidades públicas.
Assessoria de Comunicação/Funai