Notícias

Unidade da Funai em Santa Catarina poderá funcionar em prédio cedido pela FundaCentro

Publicado em 14/09/2021 11h29

A Coordenação Regional (CR) Litoral Sul, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) em São José (SC), terá autorização para funcionar em um prédio cedido pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FundaCentro), em Florianópolis.

A cessão justifica-se pela necessidade de readequação dos espaços ocupados pela Administração Pública Federal, racionalizando gastos orçamentários e reduzindo despesas, em consonância com as diretrizes implantadas pelo Programa Unifica do Ministério da Economia, que estimula e viabiliza o compartilhamento de espaços entre unidades de órgãos públicos que operam nas diversas unidades da Federação.

Segundo o presidente da Funai, Marcelo Xavier, a nova localização servirá de apoio aos indígenas da região e irá gerar uma economia significativa aos cofres públicos. "A cessão do imóvel resultará em economia para ambas as instituições. A Funai deixará de arcar com valores referentes a aluguel; já a FundaCentro deixa de dispender valores orçamentários com a manutenção do prédio, até então ocioso. Todos ganham com a medida”, pontua Xavier.

De acordo com o coordenador regional Eduardo Remus, a cessão é um marco importante para a Funai. "A Funai buscava um imóvel para a CR dentro de Florianópolis há mais de seis anos, o que era muito difícil por causa do valor dos imóveis. A Presidência da Funai, bem como a Diretoria de Administração e Gestão, contribuíram sobremaneira para que nosso pleito desse certo, vez que nos deram toda a liberdade para buscarmos o imóvel", destacou. "Também está em andamento a cessão definitiva do imóvel, o que representará uma enorme conquista", completou Remus.

Pleiteado pela CR e assinado pela Funai em agosto, o acordo de cessão tem duração de 10 anos, podendo ser prorrogado por mais 10, e não terá ônus algum à Fundação.

A CR Litoral Sul atende indígenas das etnias Guarani e Xokleng nos três estados da Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e possui seis coordenações Técnicas Locais subordinadas.

Assessoria de Comunicação / Funai

Finanças, Impostos e Gestão Pública