Notícias

Gestão: Funai lança novo Sistema de Governança

Publicado em 23/02/2021 10h51 Atualizado em 24/02/2021 10h21

A Fundação Nacional do Índio (Funai) instituiu, por meio da Portaria nº 118/2021, o novo Sistema de Governança do órgão. O objetivo é organizar e aperfeiçoar o processo decisório quanto à gestão estratégica, gestão de políticas públicas, gestão de riscos e controles internos, integridade, transparência, gestão de dados e sistemas de informação.

“A nova política de governança está baseada em princípios como legitimidade, confiabilidade, prestação de contas e responsabilidade organizacional”, destaca o presidente da Funai, Marcelo Xavier.

O Sistema de Governança da Funai baseia-se também em princípios como probidade, equidade, eficácia, eficiência e efetividade. Já entre as diretrizes destaca-se a desburocratização, a simplificação administrativa, a modernização da gestão e a integração dos serviços, bem como o reconhecimento das formas de organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos povos indígenas.

O novo Sistema de Governança foi elaborado em consonância com as diretrizes e mecanismos definidos na política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, bem como nas recomendações oriundas de manuais, guias e resoluções aprovados pelo Comitê Interministerial de Governança, órgão colegiado responsável pelo assessoramento do presidente da República na condução da política de governança no âmbito do poder executivo federal.

O Sistema de Governança será conduzido pelo Comitê Interno de Governança, composto pelo presidente e diretores da fundação, com o apoio de outras quatro instâncias que integram o sistema: Comitê de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Subsistema de Supervisão de Riscos e Controles Internos; Comitê Executivo do Programa de Integridade e Comitê Técnico Digital.

Assessoria de Comunicação/Funai

Finanças, Impostos e Gestão Pública