Notícias

Proteção dos povos indígenas de Mato Grosso é tema de reunião em Brasília

Publicado em 19/11/2020 18h17
Sra Marinha Raupp - Assessora Senador Wellington Fagundes © Mário Vilela » Funai-2.jpg

Presidente Marcelo Xavier em reunião com Marinha Raupp, assessora do senador Wellington Fagundes. Foto: Mário Vilela/Funai

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, recebeu nesta quinta-feira (19), em Brasília, a assessora do senador Wellington Fagundes (PL/MT), Marinha Raupp. O objetivo da reunião foi discutir, entre outros temas, as medidas da Funai de proteção aos povos e às Terras Indígenas do Pantanal Mato-grossense durante a pandemia.

Na ocasião, foram apresentadas diversas ações realizadas pela Funai na região, como a entrega de cestas de alimentos a famílias indígenas em situação de vulnerabilidade, a distribuição de sementes, insumos e ferramentas agrícolas, com foco na produção sustentável e autonomia indígena, além das atividades de prevenção e combate a incêndios, em parceria com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Prevfogo/Ibama).

Marinha Raupp representou também a CTE Pantanal, Comissão Temporária Externa do Senado Federal presidida pelo senador Wellington Fagundes e criada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios detectados no bioma Pantanal, incluindo a proteção da fauna e da flora local, bem como das populações diretamente atingidas.

Pela fundação, estiveram presentes na reunião a corregedora da Funai, Ana Carolinne Terra; o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, João Rosa; o assessor responsável por Instâncias Parlamentares, Antônio de Freitas; a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos Sociais, Iracema Gonçalves; a coordenadora-geral de Gestão Ambiental, Paula Cristina Santana; e o coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, Juan Scalia.

Assessoria de Comunicação/Funai

Justiça e Segurança