Revisão da Carta de Serviços ao Usuário (CSU)
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) está conduzindo o projeto de Revisão da Carta de Serviços ao Usuário (CSU), com o objetivo de atualizar e ampliar as informações sobre os serviços prestados pela instituição. O projeto conta com o patrocínio da Diretoria de Administração e Gestão, e é conduzido por meio de uma parceria entre a Coordenação-Geral de Gestão Estratégica e a Ouvidoria da Funai. A iniciativa está formalizada no Processo nº 08620.011854/2024-10.
A Carta de Serviços vigente, publicada em 2020, está desatualizada, o que pode comprometer a transparência e a qualidade das informações oferecidas ao público. Com esta revisão, a Funai está não apenas atualizando os dados, mas também incluindo os serviços prestados pelas unidades descentralizadas em todo o território nacional.
Pensado a partir de uma perspectiva bottom-up, o projeto está sendo construído com base na escuta direta dos servidores que estão na linha de frente da prestação dos serviços. Oficinas participativas estão sendo realizadas nas Coordenações Regionais, nas Coordenações Técnicas Locais, nas Coordenações das Frentes de Proteção Etnoambiental, no Museu do Índio e na Sede da Funai. Essa abordagem valoriza o conhecimento de quem executa os serviços no dia a dia, fortalecendo o mapeamento das entregas institucionais com maior precisão e legitimidade.
A seguir estão mapeadas as principais etapas do projeto.

- Etapas do Projeto
As oficinas nas regionais e no Museu do Índio tiveram início em outubro de 2024 e deverão ser finalizadas em agosto de 2025. Na sequência, as oficinas com as unidades da Sede estão previstas para os meses de setembro e outubro de 2025.
Após essa fase, o projeto seguirá com análise comparativa dos serviços identificados, disponibilização de versão preliminar da nova Carta para consulta pública, aprovação pela alta administração, e finalização com a diagramação e o cadastramento dos serviços no portal Gov.br. A conclusão de todas as etapas está prevista para fevereiro de 2026.
O projeto está alinhado ao Plano Estratégico Institucional da Funai (2024–2027), promovendo uma gestão mais transparente, acessível e eficiente. A nova Carta de Serviços está sendo construída com diálogo, participação e foco na melhoria do atendimento aos povos indígenas e à sociedade em geral.
PAINÉL FOTOGRÁFICO DAS OFICINAS REALIZADAS


- Painel 2

- Painel 3

- Painel 4

- Painel 5

- Painel 6

- Painel 7

- Painel 8

- Painel 9

- Painel 11

- Painel 12

- Painel 13

- Painel 14

- Painel 15

- Painel 16
