NOVO PAC – CRECHES

FNDE alerta municípios do Amazonas sobre prazo para formalizar propostas de novas creches

Gestores têm até 23 de agosto para enviar documentação via TransfereGov; 17 municípios ainda não cadastraram propostas

Publicado em 12/08/2025 12:06
Compartilhe:

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) reforça o alerta aos gestores municipais do Amazonas: termina no dia 23 de agosto o prazo para envio da documentação necessária à formalização das propostas de construção de creches previstas na segunda etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). 

Os municípios contemplados na seleção devem registrar e aprovar suas propostas na Plataforma TransfereGov, conforme determina a Portaria nº 702, de julho de 2025. A formalização é condição obrigatória para a assinatura do Termo de Compromisso entre os entes federativos e o FNDE, viabilizando o repasse de recursos para a execução das obras. 

No Amazonas, ainda há municípios que não realizaram o cadastro no sistema: 

  • Anama – Creche Projeto Próprio – Não cadastrado 

  • Apui – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Barreirinha – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Caapiranga – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Canutama – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Careiro – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Careiro da Várzea – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Humaitá – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Ipixuna – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Japura – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Manaus - Creches Tipo 2 – Não cadastrado em 4 unidades

  • Maues – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Pauini – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Presidente Figueiredo – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • São Gabriel da Cachoeira – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • São Paulo de Olivença – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

  • Uarini – Creche Tipo 2 – Não cadastrado 

O FNDE destaca que o não envio da documentação dentro do prazo resultará na perda da oportunidade de execução das obras, prejudicando o acesso à educação infantil na rede pública. 

As creches do Novo PAC têm como objetivo ampliar a oferta de vagas e garantir melhores condições para o desenvolvimento das crianças na primeira infância, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais. Ao todo, será investido R$ 1,77 bilhão destinado à construção de 505 creches e escolas de educação infantil em 455 municípios. 

Acesse o Manual de Preenchimento da Proposta de Formalização com orientações detalhadas sobre como concluir o processo no TransfereGov. 

Assessoria de Comunicação
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

(61) 2022- 5945 / 4560
E-mail: imprensa@fnde.gov.br

Atendimento Institucional
0800-616161 opção 1
E-mail: atend.institucional@fnde.gov.br

Categorias
Compartilhe: