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Obras Escolares
FNDE e MEC participam de reunião com UNOPS e discutem parcerias
O Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em parceria com a Itaipu Binacional e com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), oficializaram a retomada das obras do campus da Unila projetado por Oscar Niemeyer, em Foz do Iguaçu (PR). Serão finalizadas três edificações: o refeitório, o edifício central e o bloco de salas de aula. As obras terão entregas escalonadas em fases ao longo dos próximos três anos, e o investimento previsto é de aproximadamente R$ 750 milhões, custeado pela Itaipu.
Antes do anúncio oficial, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, reuniram-se com o subsecretário-geral da ONU e diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Jorge Moreira da Silva, para discutir a ampliação da educação pública em todas as regiões do país, com foco especial nas regiões de difícil acesso. O objetivo é criar possibilidades e projetos que promovam uma educação inclusiva, com equidade de oportunidades e respeitando as diversidades territoriais e culturais do Brasil.
O UNOPS, com experiência em implementar projetos em regiões de difícil acesso em cerca de 80 países, desempenhará um papel crucial nessa expansão das ações da educação pública, utilizando de sua expertise.
Em um passo significativo para a promoção da educação inclusiva, Fernanda Pacobahyba destacou que o Brasil tem vasta extensão territorial e que isso torna ainda mais desafiador a missão de fazer o ensino público chegar a cada região.
“Essa parceria com o UNOPS é fundamental para que possamos cumprir com o compromisso do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o objetivo de garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade”, completou a presidente.
Flávia de Holanda Schmidt, diretora de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (Digap), ressaltou a importância desta parceria para a retomada de obras educacionais essenciais, enfatizando que o projeto não apenas construirá escolas, mas também capacidades locais para a manutenção dessas infraestruturas.