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Entenda o papel do Brasil na copresidência da Coalizão Global para a Alimentação Escolar

Artigo da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, explica proposta do país de criar iniciativa denominada “Estratégia de Cooperação Internacional em Alimentação Escolar”
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Publicado em 14/11/2023 14h12
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O Brasil é conhecido mundialmente pela política pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que repassa recursos financeiros a estados e municípios para fortalecer a alimentação escolar nas unidades públicas de ensino da educação básica do país, de forma gratuita e universal.

Leia a seguir, na íntegra, o artigo produzido pela presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, publicado pelo portal Poder 360 (14/11), e entenda o papel do Brasil ao assumir a copresidência da Coalização Global da Alimentação Escolar em 2023.

 “A copresidência do Brasil na coalizão global da alimentação escolar

País pretende assegurar que 724 milhões de crianças recebam alimentação nutritiva até 2030 e que a fome seja erradicada do planeta, escreve Fernanda Pacobahyba

Desde 1955, o Brasil tem uma política pública de âmbito nacional para o fornecimento de alimentação escolar de forma gratuita. Contudo, apenas com a sanção da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, ela se estendeu a todos os estudantes da educação básica, tornando-se universalizada no ensino público brasileiro. Atualmente denominada Pnae (Programa Nacional da Alimentação Escolar), tal política é estruturada e operacionalizada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), autarquia do Ministério da Educação que, em 2023, conta com um orçamento de R$ 5,5 bilhões a serem distribuídos a todos os municípios e Estados brasileiros para esse fim.

Para além de uma política nacional, o Pnae tem um histórico de importantes parcerias de compartilhamento de experiências, especialmente com países da América Latina e Caribe, bem como com o continente africano. Nesse tocante, vale destacar a estruturação da Raes (Rede da Alimentação Escolar Sustentável), resultado de projeto de cooperação internacional do governo brasileiro (FNDE/MEC e ABC/MRE) com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Com a pandemia de covid-19, constatou-se que milhões de crianças que se alimentavam na escola sofreram impactos pela dificuldade de acesso ao ambiente escolar. Isso motivou o nascimento da Coalizão Global para a Alimentação Escolar, a qual passou a ser liderada pela França e pela Finlândia, em 2021. O Brasil passaria a integrar o movimento no ano seguinte, em 2022.

Tal coalizão parte da constatação de que, para além do fornecimento de uma alimentação escolar saudável, com nítidos impactos positivos na área da educação, existem ganhos na área da “segurança alimentar, nutrição, saúde, proteção social, igualdade de gênero, transformação dos sistemas agroalimentares e ação climática”. Assim, já existe um forte entendimento de que esses aspectos são fundamentais para o desenvolvimento humano e para enfrentarmos os desafios inerentes à própria existência humana, com equidade e qualidade de vida.

Em 2023, depois do encontro entre os presidentes Lula (Brasil) e Macron (França), o Brasil afirmou sua liderança mundial no tema da alimentação escolar. Agora, o país assume a copresidência da coalizão global e propõe uma iniciativa denominada “Estratégia de Cooperação Internacional em Alimentação Escolar”.

Na prática, a partir dos trabalhos na Raes, que é a rede regional da América Latina e Caribe, o país fomentará a estruturação e o desenvolvimento de outras quatro redes regionais mundiais para ampliação dos programas de alimentação escolar em todo o mundo.

Também deve abordar a questão dos impactos das mudanças climáticas na alimentação escolar, a partir da estruturação de uma base de dados global que permita melhor compreender o ciclo de desenvolvimento da agricultura familiar, que se consagra mundialmente como a grande fornecedora de insumos para a alimentação dos estudantes, a utilização da água e o respeito às culturas locais.

O que move os representantes brasileiros envolvidos nesse processo, portanto, é um interesse grandioso e que une todo o planeta: assegurar que 724 milhões de crianças recebam alimentação nutritiva até 2030, e que a fome seja algo erradicado não só do Brasil, mas de todo o mundo. O Pnae pode colaborar para, mais uma vez, retirar o Brasil do Mapa da Fome, depois dos retrocessos nos anos recentes.

Por isso, a melhor receita da educação é a cooperação, a solidariedade, o compromisso e o afeto. Somos todos humanos, não importa o país de origem, a cor, a raça ou as crenças. E é exatamente o fator humanitário a maior força que pode nos unir em busca do propósito de transformar a vida de crianças por meio de uma alimentação escolar adequada.”

Educação e Pesquisa
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    • Agenda de Autoridades
    • Conselho Deliberativo
      • Representantes
    • Presidência
      • Estrutura
      • Assessoria da Presidência
      • Gabinete – GABIN
      • Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
      • Assessoria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação - AGEST
      • Assessoria de Relações Institucionais - ASREL
      • Assessoria de Cooperação Internacional - ASCOP
    • Procuradoria Federal junto ao FNDE – PF/FNDE
      • Estrutura
      • Divisão de Assuntos Administrativos – DIASA
      • Subprocuradoria – SUBPC
      • Coordenação-Geral de Consultoria – CGCONSU
    • Auditoria Interna – AUDIT
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação – COPAC
      • Coordenação de Auditoria de Governança e Gestão – CORAG
      • Coordenação de Auditoria de Gestão – CORAP
    • Corregedoria – COGER
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Instrução e Julgamento – CIJU
    • Ouvidoria – OUVID
      • Divisão de Transparência e Acesso à Informação - DITAI
      • Divisão de Monitoramento da Informação e Proteção de Dados - DIMIP
    • Diretoria de Administração – DIRAD
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica da DIRAD
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e Organizações – CGPEO
      • Coordenação-Geral de Logística e Documentação – CGLOD
      • Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras – CGCOM
      • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
    • Diretoria de Tecnologia e Inovação – DIRTI
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação-Geral de Governança de TI – CGGOV
      • Coordenação-Geral de Soluções Digitais - CGSD
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura e Serviços da Tecnologia da Informação - CGINF
      • Coordenação-Geral de Governança de Dados - CGGD
    • Diretoria Financeira – DIFIN
      • Estrutura
      • Coordenação-Geral de Contabilidade – CGCON
      • Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras – CGEOF
      • Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento – CGPLO
      • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
    • Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE
      • Estrutura
      • Coordenação–Geral dos Programas do Livro – CGPLI
      • Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE
      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
      • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
      • Divisão de Apoio à Ações Educacionais - DERAE
    • Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP
      • Estrutura
      • Assessor da DIGAP
      • Gerência de Projeto
      • Coordenação-Geral de Programas Especiais – CGPES
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Educacional – CGEST
      • Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais – CGIMP
      • Coordenação-Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino – CGDEN
    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
      • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
      • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
      • Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação – CGFSE
      • Coordenação-Geral de Bolsas e Auxílios – CGAUX
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