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Alimentação Escolar

A transversalidade da alimentação escolar

Artigo de opinião, publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, traz reflexões sobre a alimentação escolar e sua importância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes
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Publicado em 18/08/2023 16h25
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Foto: Geyson Magno/MEC

A alimentação escolar é tema fundamental quando tratamos do contexto educacional. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) operacionaliza o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ofertando 50 milhões de refeições, diariamente, para os mais de 40 milhões de alunos da rede pública de ensino. Por meio do Pnae, em 2023, serão destinados R$ 5,5 bilhões, em caráter suplementar, para a alimentação escolar, atendendo às quase 140 mil escolas do Brasil.

Leia a seguir, na íntegra, o artigo de opinião produzido pela presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, em conjunto com o Chefe de Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinicius de Azevedo Braga, publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, nesta última quinta-feira (17):

“A Transversalidade da Alimentação Escolar

Se existe uma cena que retrata a singeleza da atividade escolar é o momento da alimentação. Ali há a congregação, o diálogo, a troca e a doação. Em cada uma das quase 140.000 escolas públicas do país, esse momento mágico se repete a cada dia e tem efeitos múltiplos no processo formativo de cada aluno e aluna que passa pelos bancos escolares.

Isso se torna ainda mais relevante em um país em que cerca de um terço da população ainda sofre de insegurança alimentar grave ou moderada, nos termos do relatório Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2022, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a FAO,o que significa que não terão acesso a pelo menos uma das três refeições diárias básicas.

Operacionalizada atualmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma autarquia do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com um esforço anual de 5,5 bilhões de reais somente na esfera federal, pode-se dizer que a alimentação escolar é uma atividade multidimensional, e que cada criança que recebe um prato de comida no refeitório da escola representa uma confluência de ações com diversas externalidades positivas.

Sim, pois a alimentação tem uma dimensão nutricional e de desenvolvimento de direitos humanos, estando firmado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) que é "dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária" (art. 4º).

Há ainda uma dimensão assistencial, de redução da desigualdade, pelo acesso ao quantitativo mínimo de calorias, bem como de uma alimentação adequada. Isso porque, na mesma medida em que temos crianças que não possuem acesso ao mínimo de calorias diárias, temos outras crianças que possuem acesso a uma alimentação excessiva em calorias, mas pobre em nutrientes. Desnutridos e obesos refletem o desbalanceamento em uma sociedade tão desigual quanto o Brasil.

Em uma dimensão educacional, a alimentação escolar diminui a evasão escolar e colabora para, pelo aspecto nutritivo, ter um melhor processo de ensino e aprendizagem. Especialmente nas regiões mais pobres do país, não é incomum que uma parte significativa das crianças tenha, como única refeição de qualidade por dia, aquela ofertada nas escolas públicas.

A cultura também é uma dimensão importante, pois a alimentação é um traço de uma comunidade e envolve aspectos do seu preparo e dos seus costumes, festejos e cerimônias. Compreender as peculiaridades locais e a forma como aquelas pessoas se alimentam, firmando e reafirmando os traços de sua cultura e ancestralidade, representa um forte viés de comunidade que há de ser fortalecido em épocas de mudanças estruturais significativas.

Por fim, a questão do desenvolvimento agrário permeia a alimentação escolar, desde que se vinculou essa a questão da agricultura familiar, em 2009, com a obrigatoriedade de que ao menos 30% do que é consumido nas escolas públicas de educação básica sejam advindos de pequenos produtores, os quais normalmente usam menos agrotóxicos, e permitem que a população continue a habitar as pequenas localidades, com reflexos sociais e econômicos, além de impactar menos o meio ambiente.

Uma refeição ofertada a um estudante em uma escola pública no Brasil é muito mais do que um alimento. É o motor de aspectos transversais da vida daquela comunidade e que dialoga com outras políticas públicas, sendo necessário instrumentos coordenadores e potencializadores dessas externalidades.”

Texto retirado do jornal O Estado de São Paulo

Educação e Pesquisa
Tags: FNDEMECAlimentação Escolar
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    • Agenda de Autoridades
    • Conselho Deliberativo
      • Representantes
    • Presidência
      • Estrutura
      • Assessoria da Presidência
      • Gabinete – GABIN
      • Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
      • Assessoria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação - AGEST
      • Assessoria de Relações Institucionais - ASREL
      • Assessoria de Cooperação Internacional - ASCOP
    • Procuradoria Federal junto ao FNDE – PF/FNDE
      • Estrutura
      • Divisão de Assuntos Administrativos – DIASA
      • Subprocuradoria – SUBPC
      • Coordenação-Geral de Consultoria – CGCONSU
    • Auditoria Interna – AUDIT
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação – COPAC
      • Coordenação de Auditoria de Governança e Gestão – CORAG
      • Coordenação de Auditoria de Gestão – CORAP
    • Corregedoria – COGER
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Instrução e Julgamento – CIJU
    • Ouvidoria – OUVID
      • Divisão de Transparência e Acesso à Informação - DITAI
      • Divisão de Monitoramento da Informação e Proteção de Dados - DIMIP
    • Diretoria de Administração – DIRAD
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica da DIRAD
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e Organizações – CGPEO
      • Coordenação-Geral de Logística e Documentação – CGLOD
      • Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras – CGCOM
      • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
    • Diretoria de Tecnologia e Inovação – DIRTI
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação-Geral de Governança de TI – CGGOV
      • Coordenação-Geral de Soluções Digitais - CGSD
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura e Serviços da Tecnologia da Informação - CGINF
      • Coordenação-Geral de Governança de Dados - CGGD
    • Diretoria Financeira – DIFIN
      • Estrutura
      • Coordenação-Geral de Contabilidade – CGCON
      • Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras – CGEOF
      • Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento – CGPLO
      • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
    • Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE
      • Estrutura
      • Coordenação–Geral dos Programas do Livro – CGPLI
      • Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE
      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
      • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
      • Divisão de Apoio à Ações Educacionais - DERAE
    • Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP
      • Estrutura
      • Assessor da DIGAP
      • Gerência de Projeto
      • Coordenação-Geral de Programas Especiais – CGPES
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Educacional – CGEST
      • Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais – CGIMP
      • Coordenação-Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino – CGDEN
    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
      • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
      • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
      • Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação – CGFSE
      • Coordenação-Geral de Bolsas e Auxílios – CGAUX
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