FNDE divulga próximas formações presenciais sobre o PDDE em outubro
Encontros em Canoas (RS) e Campos dos Goytacazes (RJ) terão orientações para gestores escolares e profissionais da educação

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com os Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampes), dá continuidade, neste mês de outubro, às formações presenciais e atividades de assistência técnica sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As próximas atividades estão previstas para os dias 23 e 30 de outubro, em Canoas (RS) e Campos dos Goytacazes (RJ), respectivamente.
As ações são destinadas a gestores escolares e profissionais da educação e abordam procedimentos relacionados à gestão, à execução e à prestação de contas dos recursos do PDDE. As atividades de assistência técnica também contemplam escolas indígenas, quilombolas e de assentamentos, além de unidades de ensino com pendências relacionadas ao programa.
Na região Sul, o Cecampe Sul, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), iniciou a programação em 6 de outubro, em Tramandaí (RS), e realizou outra formação no dia 16, em Santo Ângelo (RS). O próximo encontro está previsto para esta sexta-feira (23), em Canoas (RS), no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Na região Sudeste, a programação é coordenada pelo Cecampe Sudeste, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As atividades começaram em 8 de outubro, com atendimentos em Jaíba e Janaúba (MG), e tiveram continuidade no dia 9, em Varzelândia (MG). O próximo encontro será realizado em 30 de outubro, em Campos dos Goytacazes (RJ), com a formação “Caminhos Compartilhantes com o PDDE”.
As formações têm carga horária de oito horas e preveem certificação emitida pelas universidades parceiras. Os interessados devem consultar as informações de cada atividade e realizar a inscrição pelos canais dos respectivos Cecampes.
Serviço:
Formações presenciais sobre o PDDE — outubro de 2026
23 de outubro (sexta-feira) — Canoas (RS)
Local: Auditório 2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas.
Inscrições: Cecampe Sul — UFRGS.
30 de outubro (sexta-feira) — Campos dos Goytacazes (RJ)
Local: Avenida Dom Bosco, nº 49, Parque Tamandaré.
Formação: “Caminhos Compartilhantes com o PDDE”.
Inscrições: Cecampe Sudeste — UFU.