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      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
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    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
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Info

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

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Publicado em 06/07/2022 15h00 Atualizado em 16/01/2024 11h44

Objetivo

O objetivo do programa é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica. Para saber mais sobre o PDDE, clique aqui.

Ações Realizadas  

Repasse Financeiro do PDDE 

Ação Orçamentária

 

Descrição

0515

 

Ação Dinheiro Direto na Escola

Esfera Administrativa

Primeira Parcela

Segunda Parcela

Total

Estadual

R$ 146.503.905,00

R$ 146.247.530,00

R$ 292.751.435,00

Municipal

R$ 338.406.605,00

R$ 338.329.105,00

R$ 676.735.710,00

Escolas Privadas de Educação Especial

R$ 3.718.985,00

R$ 3.698.880,00

R$ 7.417.865,00

Total

R$ 488.629.495,00

R$ 488.275.515,00

R$ 976.905.010,00

Fonte: Sistema de Ações Educacionais (SAE)

Ampliação do poder de compra dos recursos federais do PDDE

Depois de um ano sem correção, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) foi reajustado neste ano. O FNDE aumentou em 48% o valor fixo por escola, que compõe o valor do montante total a ser repassado a cada unidade de ensino – além da parte fixa, as escolas recebem uma quantia que varia de acordo com o número de estudantes da unidade. O reajuste foi publicado na Resolução FNDE nº 5, de 18 de abril de 2023.

Para escolas urbanas, o valor fixo do chamado PDDE Básico passou de R$ 1.250,00 para R$ 1.850,00; para unidades de ensino localizadas em áreas rurais, subiu de R$ 2.500,00 para R$ 3.700,00. Com o reajuste, os repasses financeiros do PDDE Básico, neste ano, devem ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão, em benefício de cerca de 35 milhões de estudantes de quase 139 mil escolas.

Além desta mudança no valor fixo, outra novidade nas transferências do PDDE em 2023 foi o pagamento duas parcelas a partir do mês de abril para as escolas com o cadastro do dirigente em dia e sem pendências na prestação de contas. Na prática, as escolas receberam o valor da segunda parcela, normalmente descentralizada a partir de setembro, já no mês de abril.

Ampliação das Finalidades do PDDE Básico – Segurança nas Escolas

A resolução do FNDE nº 5, de 2023, além de autorizar o reajuste de 48% no valor fixo anual do PDDE Básico, incluiu, no art. 4ª, da Resolução FNDE nº 15, de 15 de setembro de 2021, a possibilidade de utilização dos recursos do PDDE Básico em ações voltadas à promoção da segurança no ambiente escolar participantes do programa.

Além da aquisição de equipamentos de segurança e monitoramento do espaço físico da escola, ainda é possível realizar ações pedagógicas para a promoção da cultura da paz dentro do ambiente escolar.

Já a Resolução FNDE n° 6, de 4 de maio de 2023 veio autorizar, em caráter emergencial, a utilização dos recursos financeiros disponíveis nas contas bancárias vinculadas ao Programa Dinheiro Direto na Escola e Ações Integradas para o apoio às ações voltadas à proteção no ambiente escolar, ampliando, nos casos das escolas possuírem saldos de anos anteriores não aplicados, a quantidade de recursos que poderão ser alocados para estas ações de proteção.

PDDE Emergencial – Para as Escolas do Rio Grande de Sul atingidas pelas enchentes

Instituiu procedimentos de assistência técnica e financeira para recuperação das Redes Físicas Escolares Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, em caráter emergencial, para os municípios listados no Decreto Estadual nº 57.177, de 6 de setembro de 2023, e no Decreto Estadual nº 57.178, de 10 de setembro de 2023, no âmbito do Plano de Ações Articuladas - PAR, do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE e do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, considerando a ocorrência, entre os dias 3 e 6 de setembro de 2023, de eventos climáticos como alagamentos, chuvas intensas, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, classificados como desastres de Nível III, trazendo danos humanos, materiais e ambientais, bem como os prejuízos econômicos e sociais, decretou estado de calamidade pública nos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul atingidos pelos eventos climáticos de Chuvas Intensas,

O FNDE, por meio da Resolução nº 21, de 24 de outubro de 2023, autorizou a descentralização de recursos para as Unidades Executoras Próprias das escolas públicas de educação básica com a finalidade de custear despesas de custeio e capital e apoiar, em caráter suplementar, na recuperação predial e/ou reposição de materiais perdidos pelas inundações.

Ações Integradas ao PDDE

No âmbito das Ações Integradas ao PDDE, ou seja, Programas Educacionais que utilizam o modelo de repasse do PDDE, descentralizando recursos às Unidades Executoras Próprias que representam as escolas públicas de educação básica foi implementada uma nova iniciativa.

No âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi publicada a Resolução FNDE nº 22, de 24 de outubro de 2023 com a finalidade de destinar recursos para aquisição de mobiliário necessário à instalação de espaços de incentivo a práticas de leitura em salas de aulas e aquisição de recursos pedagógicos para a ambientação do espaço de incentivo à leitura. Esta Ação foi denominada Cantinho da Leitura.

No que concerne às Ações Integradas já em andamento, em 2023, houve descentralização de recursos na forma disponibilizada na tabela abaixo:

 

Execução Financeira Exercício de 2023

PROGRAMAS

CUSTEIO – R$

CAPITAL – R$

TOTAL – R$

PDDE QUALIDADE

Itinerário Formativos

75.738.404,14

82.050.048,22

157.788.452,36

Educação e Família

40.151.500,00

0,00

40.151.500,00

Primeira Infância

38.229.303,14

360843,6

38.590.146,74

Educação Inovação Conectada

140.492.923,19

138.919.298,81

279.412.222,00

Brasil na Escola

199.156,40

360.843,60

560.000,00

Cantinho da Leitura

105.172.476,50

45.073.918,50

150.246.395,00

PDDE Emergencial RS

55.061,00

149.529,00

204.590,00

Total Qualidade

400.038.824,37

266.914.481,73

666.953.306,10

PDDE ESTRUTURA

Sala de Recursos

42.019.400,00

168.077.600,00

210.097.000,00

Água e Esgotamento Sanitário

11.814.400,00

2.953.600,00

14.768.000,00

Escola do Campo

18.286.602,60

7.837.115,40

26.123.718,00

Total Estrutura

72.120.402,60

178.868.315,40

250.988.718,00

 

Ações Integradas – Restos à Pagar (RAP)

PDDE QUALIDADE

Primeira Infância

19.186.408,56

4.163.743,28

23.350.151,84

Itinerários Formativos

17.590.378,50

19.313.456,50

36.903.835,00

Brasil na Escola

286.087,68

363.912,32

650.000,00

Brasil na Escola - Eixo Inovação

20.000,00

80.000,00

100.000,00

Total Qualidade (RAP)

37.082.874,74

23.921.112,10

61.003.986,84

PDDE ESTRUTURA

Sala de Recursos

3.660.000,00

14.640.000,00

18.300.000,00

Água e Esgotamento Sanitário

19.715.200,00

4.928.800,00

24.644.000,00

Escola do Campo

12.045.616,10

5.162.406,90

17.208.023,00

Total Estrutura (RAP)

35.420.816,10

24.731.206,90

60.152.023,00

Ações de Assistência Técnica e Capacitação do PDDE

Um dos principais desafios à gestão de programas públicos descentralizados no Brasil consiste em assegurar que as ações executadas pelos níveis locais produzam resultados convergentes com as expectativas definidas na formulação dos programas.

A assistência técnica do FNDE esforça-se em manter os agentes envolvidos com a gestão descentralizada do PDDE e Ações Integradas capacitados, informados, atualizados e orientados quanto aos aspectos legais, regulamentares e operacionais dos programas assistidos pela DIRAE a fim de que estejam aptos para efetivar os processos de execução descentralizada, favorecendo o alcance dos objetivos e metas das políticas.

No corrente exercício, os objetivos compreendem atividades de capacitações presenciais e online e visitas técnicas nas sedes das secretarias de educação e escolas tendo como eixos:

  • Prevenir o cometimento de falhas e a prática de impropriedades e irregularidades que prejudiquem ou inviabilizem o alcance dos objetivos do programa e de suas ações integradas;
  • Ratificar ou retificar procedimentos adotados pelos agentes executores dos recursos, instruindo-os e instando-os a corrigir falhas ou a sanear impropriedades e irregularidades que prejudiquem ou inviabilizem o alcance dos objetivos do programa e de suas ações integradas; e
  • Transmitir, com uniformidade e segurança, a dirigentes das escolas públicas de educação básica e privadas de educação especial, as orientações acerca dos processos referentes à adesão, habilitação, execução descentralizada e às prestações de contas do PDDE e de suas ações integradas.

Webinários

1 – Webinário: Como executar os recursos do programa em 2023.

Data de realização

Visualizações

Link

11/04/2023

73 mil visualizações

https://www.youtube.com/watch?v=P7TZCnx5Vcc

Fonte: COMAG/CGDME/DIRAE/FNDE 

2 – FNDE Dialoga – PDDE e Segurança nas escolas

Data de realização

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26/05/2023

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https://www.youtube.com/watch?v=_Puuaz2QMqg

Fonte: COMAG/CGDME/DIRAE/FNDE

Capacitações presenciais e visitas técnicas

No corrente exercício, os objetivos específicos compreenderam atividades de capacitação e monitoramento dos programas foco deste Plano de Ação, ambas com o eixo central a temática da execução dos recursos transferidos em exercício anteriores ainda disponíveis das contas específicas dos entes executores. A seleção dos entes assistidos considerou os municípios alocados nas micro regiões com maior número de saldos por estudante da educação básica. O evento ocorreu no município sede indicado na tabela abaixo, sendo convidados os demais municípios pertencentes da micro região, ao todo ocorreram 19 atividades de capacitação promovidas pelo FNDE formando 3.182 pessoas representantes de 242 municípios distintos.

Região

UF

Microregião

Cidade Sede

Total de Capacitados

Total de municípios atendidos

Centro-Oeste

GO

Entorno de Brasília

Cristalina

89

7

Centro-Oeste

DF

Centro Oeste

Brasília

137

 1

Nordeste

CE

Sobral

Sobral

55

5

Nordeste

BA

Porto Seguro

Porto Seguro

246

18

Nordeste

MA

Caxias

Caxias

365

1 

Nordeste

AL

Arapiraca

Arapiraca

128

42

Nordeste

PI

Baixa Parnaíba Piauiense

Piripiri

111

14

Nordeste

PE

Vale do Ipojuca

Caruaru

185

11

Nordeste

PB

Campina Grande

Campina Grande

276

8

Norte

AP

Macapá

Macapá

102

4

Norte

AC

Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul

78

4

Norte

AM

Manaus

Manaus

82

21

Norte

AM

Alto Solimões

Tabatinga

53

5

Norte

PA

Guamá

São Miguel do Guamá

218

10

Norte

PA

Baixo Amazonas

Santarém

176

19

Sudeste

RJ

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro SEDUC

75

8

Sudeste

RJ

Campos dos Goytacazes e Lagos

Campos dos Goytacazes

296

11

Sudeste

RJ

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Municípios)

447

40

Sul

SC

Alto Irani

Xanxerê

63

13

TOTAL

3.182

242

Fonte: COMAG/CGDME/DIRAE/FNDE

Capacitações Gestores Indígenas 

Em respeito ao direito dos povos indígenas de participarem da elaboração de políticas públicas que afetam seus territórios e modos de vida, FNDE e Funai empreenderam esforços para viabilizar visitas técnicas em diversas regiões do país, a fim de diagnosticar a realidade e necessidades das escolas a partir da escuta ativa de gestores e professores indígenas. As visitas buscaram ainda dialogar com as secretarias estaduais e municipais de educação e conselhos de educação para compreender as realidades e desafios loco-regionais das unidades executivas das políticas de educação. Nessa perspectiva, diversos servidores das Coordenações Regionais (CRs) e Coordenações Técnicas Locais (CTLs) da Funai também participaram dos encontros, qualificando as discussões a partir dos direitos dos povos indígenas a uma educação específica, diferenciada e com normativas próprias.

As capacitações ocorreram em 19 polos distintos atingindo ao todo 696 pessoas:

Região

UF

Cidade Polo

Período

Capacitados

Sudeste

MG

Governador Valadares

13 e 14/3

6

Sul

RS

Passo Fundo

20 e 21/3

39

Sul

SC

São José

23 e 24/3

14

Sul

SC

Chapecó

27 e 28/3

24

Sul

PR

Guarapuava

30 e 31/3

22

Nordeste

AL

Maceió

8 e 9/5

35

Nordeste

BA

Salvador

12/5

5

Nordeste

CE

Fortaleza

15 e 16/5

6

Nordeste

MA

Imperatriz

18 e 19/5

50

Nordeste

BA

Feira de Santana

23/5

49

Centro-Oeste

MT

Barra do Garças

29 e 30/5

72

Centro-Oeste

MT

Canarana

1 e 2/6

43

Centro-Oeste

MT

Cuiabá

6 e 7/6

36

Nordeste

CE

Fortaleza

12 e 13/6

48

Centro-Oeste

MS

Dourados

15 e 16/6

58

Sudeste

MG

Belo Horizonte

19 e 20/6

16

Sudeste

SP

São Paulo

22 e 23/6

22

Nordeste

PE

Recife

26 e 27/6

91

Norte

PA

Santarém

29 e 30/6

60

Total de Capacitados

696

Fonte: COMAG/CGDME/DIRAE/FNDE

Comunicados Eletrônicos

Os comunicados eletrônicos do PDDE são um importante meio de comunicação do FNDE com as entidades executoras e unidades executoras. Assim, além dos demais canais oficiais do FNDE, os comunicados eletrônicos apoiam a divulgação de eventos, normativos, campanhas, como também são instrumentos para auxiliar as escolas a ficarem atentas aos prazos e eventuais pendências identificadas no processo de execução do programa, identificadas pelo monitoramento do FNDE.

 No primeiro semestre correu o envio de mais de 23 comunicados eletrônicos, disponíveis em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-eprogramas/programas/pdde/comunicados. 

Renovação da parceria com os Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampes)

Os Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampes) são universidades parceiras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, que realizam atividades de assistência técnica e monitoramento a fim de apoiar estados, municípios e escolas a aprimorarem a execução e o desempenho do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas.

Cecampes instituídos:

Região

Universidade

E-mail/site

Norte

Universidade Federal do Pará

Site: https://cecampenorte.ufpa.br/index.php/pt-br/ 
Instagram: https://www.instagram.com/cecampe_norte 
Facebook: Cecampe Norte  
E-mail: cecampenorte@ufpa.br  

Nordeste

Universidade Federal da Paraíba

Site: https://www.cecampe.ufpb.br/  
Instagram: https://www.instagram.com/cecampenordeste/ 
E-mail: cecampenordeste@gmail.com 

Centro-Oeste

Universidade de Brasília

Site: http://www.cecampe.unb.br/ 
Instagram: https://www.instagram.com/cecampe.co/ 
Facebook: https://www.facebook.com/cecampe.co/ 
E-mail: cecampe.co@unb.br 

Sudeste

Universidade Federal de Uberlândia

Site: http://www.proexc.ufu.br/cecampesudeste 
Instagram: https://www.instagram.com/cecampesudeste/ 
Facebook: https://www.facebook.com/cecampe.sudeste 
E-mail: contatocecampeufu@gmail.com 

Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Site: https://www.ufrgs.br/cecampe-sul/ 
Instagram: https://www.instagram.com/cecampesul/ 
Facebook: https://www.facebook.com/cecampesul 
E-mail: cecampe-sul@ufrgs.br 

Desafios Atuais

Desafio: Aumentar a transparência dos dados sobre o PDDE que permitam o seu monitoramento.
Iniciativa 1: Painéis de Monitoramento do PDDE.
Objetivo: Os painéis já oferecem rico terreno para análises, produção de conhecimentos e subsídios à tomada de decisão, no entanto faz-se necessário ampliar a capacidade de transparência e monitoramento do Programa e garantir a permanência da informação.
Situação: Em andamento.

 

Iniciativa 2: Consulta Escola
Objetivo: Com base na demanda das escolas e redes de ensino, o FNDE disponibilizou novas informações e funcionalidades no Sistema PDDEInfo - Consulta Escola, o qual permite acesso público aos valores repassados a cada escola, saldos em conta, situação da prestação de contas, dentre outras. Agora o FNDE pretende implementar novo relatório para que os entes executores possam identificar problemas que impeçam a descentralização dos recursos.
O Sistema PDDEInfo - Consulta Escola está disponível no link: https://www.fnde.gov.br/pddeinfo/pddeinfo/escola/consultar
Situação: Em andamento

 

Desafio: Necessidade de otimizar os recursos não descentralizados em função de escolas que não adimpliram com as condições de recebimento premiando as escolas com bom desempenho.
Iniciativa: Desenvolver nova metodologia de cálculo para a parcela desempenho do PDDE.
Objetivo: Elaborar nova metodologia de cálculo da Parcela Desempenho de forma a atingir mais equidade nesta distribuição.
Situação: Finalizado.
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      • Assessoria de Cooperação Internacional - ASCOP
    • Procuradoria Federal junto ao FNDE – PF/FNDE
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      • Coordenação-Geral de Consultoria – CGCONSU
    • Auditoria Interna – AUDIT
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação – COPAC
      • Coordenação de Auditoria de Governança e Gestão – CORAG
      • Coordenação de Auditoria de Gestão – CORAP
    • Corregedoria – COGER
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Instrução e Julgamento – CIJU
    • Ouvidoria – OUVID
      • Divisão de Transparência e Acesso à Informação - DITAI
      • Divisão de Monitoramento da Informação e Proteção de Dados - DIMIP
    • Diretoria de Administração – DIRAD
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      • Assessoria Técnica da DIRAD
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e Organizações – CGPEO
      • Coordenação-Geral de Logística e Documentação – CGLOD
      • Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras – CGCOM
      • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
    • Diretoria de Tecnologia e Inovação – DIRTI
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação-Geral de Governança de TI – CGGOV
      • Coordenação-Geral de Soluções Digitais - CGSD
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura e Serviços da Tecnologia da Informação - CGINF
      • Coordenação-Geral de Governança de Dados - CGGD
    • Diretoria Financeira – DIFIN
      • Estrutura
      • Coordenação-Geral de Contabilidade – CGCON
      • Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras – CGEOF
      • Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento – CGPLO
      • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
    • Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE
      • Estrutura
      • Coordenação–Geral dos Programas do Livro – CGPLI
      • Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE
      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
      • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
      • Divisão de Apoio à Ações Educacionais - DERAE
    • Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP
      • Estrutura
      • Assessor da DIGAP
      • Gerência de Projeto
      • Coordenação-Geral de Programas Especiais – CGPES
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Educacional – CGEST
      • Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais – CGIMP
      • Coordenação-Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino – CGDEN
    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
      • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
      • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
      • Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação – CGFSE
      • Coordenação-Geral de Bolsas e Auxílios – CGAUX
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