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Info

Plano de Ações Articuladas (PAR)

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Publicado em 07/07/2022 11h51 Atualizado em 27/02/2023 08h48

Objetivo

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é um planejamento multidimensional da política de educação que os Municípios, os Estados e o Distrito Federal elaboram para o período de quatro anos, em módulo específico do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – Simec. O plano tem como objetivo oferecer aos entes federados (estados e municípios) um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, para prestar assistência técnica e financeira.  Para saber mais sobre o PAR, clique aqui.

Unidade Responsável

Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP)

Legislação

  • Artigo 211 da Constituição Federal de 1988;
  • Lei nº 12.695, de 25 de julho de 2012;
  • Resolução n° 03, de 29 de abril de 2020;
  • Resolução n° 04, de 04 de maio de 2020;
  • Resolução nº 24, de 09 de dezembro de 2021.

Dados Orçamentários

Ação

Descrição

Plano Interno

20RP

Apoio à infraestrutura para a educação básica

AFF63I15APN, AFF63I15CTN, AFF64I603DN, AFF67I601DN,

AFF68I15BDN, DFH02B15MEE, GFF08B15O2N, GFF63B15APN,

GFF63B15RFN, GFF63B412DN, GFF63B413DN, GFF63B414DN,

GFF63B41EIN, GFF63B429DN, GFF67B15MBN, GFF68B15EPN,

GFF68B15MDN, GFF68B15MEN, LFP01P413DN.

0509

Apoio ao desenvolvimento da educação básica

GBB12B438DN, GFF63B15APN, GFF63B15RFN, GFF63B439DN.

0E53

Aquisição de veículos para o transporte escolar da educação

GFF08B62ONN, GFF08B62ONA. 

00SU

 Apoio à implantação de escolas para educação infantil

AFF63C416PN, AFF63C4115N, AFF63I4107N. 

 

Metas de Desempenho

Plano Nacional de Educação (PNE)

Meta

Estratégia

7- Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.

7.5 - Formalizar e executar os planos de ações articuladas dando cumprimento às metas de qualidade estabelecidas para a educação básica pública e às estratégias de apoio técnico e financeiro voltadas à melhoria da gestão educacional, à formação de professores e professoras e profissionais de serviços e apoio escolares, à ampliação e ao desenvolvimento de recursos pedagógicos e à melhoria e expansão da infraestrutura física da rede escolar.

Plano Plurianual (PPA)

Programa

Resultado Intermediário

Indicador

Meta 2022

Valor Apurado

6015 – Educação Infantil

0024 – Creches e Pré-escolas implantadas

Quantidade de Creches e Pré-escolas implantadas

295

185 

Fonte: Processo Sei nº 23034.004517/2023-81  

Plano Estratégico do FNDE (2018-2022) 

Código

Indicador

Meta 2022

Valor Apurado

01.4

Índice de otimização da participação dos entes nas inciativas do PAR.

57,50%

65,00%

Fonte: Portaria FNDE nº 90, de 15 de fevereiro de 2023.  

Resultados Previstos e Alcançados

Para o exercício de 2022, foram autorizados pouco mais de R$ 1 bilhão como dotação orçamentária inicial, para atender todas as ações abrangidas pelo PAR.

Nesse contexto, a execução orçamentária realizada para contemplar as iniciativas do PAR, considerando os recursos disponibilizados, foi de R$ 970,60 milhões, relativos a 3.035 projetos apoiados, sendo 952 projetos pactuados em 2022 e 2.083 projetos de exercícios anteriores, que receberam complementação orçamentária no exercício atual. No tocante à execução financeira, foi transferido aos entes federados o valor total de R$ 607,74 milhões, relativos a 1.726 projetos apoiados. As imagens a seguir destacam os montantes investidos por objeto:

Recursos Orçamentários Investidos no PAR em 2022 (R$ milhões) 

Fonte: CGPES, TESOURO GERENCIAL EM 13/10/2022 (Período: 01/01/2022 a 31/12/2022)

Recursos Financeiros Investidos no PAR em 2022 (R$ milhões)

Fonte: CGPES, TESOURO GERENCIAL EM 13/10/2022 (Período: 01/01/2022 a 31/12/2022)

 

No que se refere aos recursos orçamentários e financeiros do exercício, importa esclarecer que parte substancial dos recursos acima foi destinada a obras em andamento, pactuados em exercícios anteriores. Além disso, foram destinados recursos para inciativas oriundas de emendas parlamentares.

O PAR representa, em números, a principal forma de transferência voluntária de recursos para a educação básica. Em 2022, foram firmados 2.508 Termos de Compromisso, conforme gráfico abaixo:

Quantidade de Termos Gerados em 2022

Fonte: SIMEC em 13/10/2022 (Período: 01/01/2022 a 31/12/2022)

 

Em relação ao monitoramento da execução física e financeira das ações de construção, reforma e ampliação de escolas e creches, a Autarquia estabelece critérios e parâmetros e propõe diretrizes e estratégias que contribuam para a melhoria contínua do processo de monitoramento.

Neste sentido, para acompanhamento físico das obras, foi disponibilizado um módulo específico no SIMEC, denominado Obras 2.0, e foram realizadas vistorias in loco por empresas contratadas pela Autarquia, especializadas em serviços de engenharia.

Em 2022, a equipe de monitoramento de obras analisou 2.635 solicitações de desembolso, resultando em deferimentos e indeferimentos, conforme gráfico abaixo:

Análises Técnicas de Desembolso - deferidas/indeferidas

Fonte: SIMEC – Módulo Obras 2.0 – extração 09/01/2023

No que concerne às supervisões in loco e a realização de reuniões presenciais com representantes das prefeituras, secretarias e instituições federais e estaduais, mediante as empresas contratadas pelo FNDE, foram vistoriadas 2.119 obras, conforme detalhamento a seguir:

Fonte SIMEC - Módulo Obras 2.0 

Quanto à conclusão de obras, entre janeiro e dezembro de 2022, foi possível identificar que 522 obras tiveram a situação alterada para “Concluída” no SIMEC, conforme relatório mensal e quadro abaixo:

UF

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

AC

1

AL

1

1

1

1

1

AM

1

4

2

2

2

2

2

1

AP

BA

10

4

7

8

6

2

1

5

5

5

2

6

CE

4

1

2

5

1

7

6

5

4

3

DF

ES

1

2

1

3

GO

2

4

3

2

3

4

6

1

1

MA

3

4

5

7

6

3

1

5

7

6

MG

3

7

7

4

4

9

10

4

6

3

4

MS

2

2

2

2

2

MT

1

4

1

1

4

2

2

1

3

PA

2

1

4

4

1

1

PB

1

1

3

2

2

1

4

1

2

PE

5

3

4

3

2

5

4

3

6

5

1

PI

1

3

1

1

3

PR

3

3

1

6

5

5

4

2

4

4

3

RJ

2

1

1

1

1

4

RN

1

1

4

2

1

1

1

RO

1

1

1

1

RR

RS

3

2

3

5

4

4

1

3

2

3

SC

1

3

3

1

1

4

2

SE

1

1

1

2

1

SP

2

1

2

4

1

1

1

4

3

1

1

3

TO

3

2

1

2

1

2

Total Geral

34

40

44

50

46

51

35

47

43

51

34

47

Fonte: SIMEC – Módulo Obras 2.0

No que se refere às obras que tiveram sua execução interrompida em decorrência da finalização da vigência do instrumento, o prazo estabelecido na Resolução MEC/FNDE nº 3 para que os entes federativos solicitassem a repactuação destas obras findou-se em 30 de dezembro de 2021.

Constam, no gráfico a seguir, informações quanto à situação das obras inacabadas e das solicitações de repactuações as quais refletem a evolução das obras com a publicação das Resoluções.

Fonte: SIMEC – Módulo Obras 2.0 

Melhorias e Dificuldades

Em 2021, deu-se início ao processo de implementação de diversos webservices, os quais estão em andamento no exercício atual, objetivando a migração de informações do PAR para a Plataforma Mais Brasil, em decorrência do Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o Ministério da Economia.

Ademais, ressaltamos que a limitação orçamentária e financeira imposta para transferências voluntárias nos últimos exercícios têm impactado significativamente na execução das ações do PAR. Cabe destacar que, no momento, diversas obras iniciadas pactuadas em exercícios anteriores necessitam de complementação orçamentária, prejudicada pela ausência de recursos discricionários.

Ainda, é imperioso pontuar como dificuldade os cancelamentos automáticos de diversos empenhos de iniciativas que estão em andamento pela Secretaria do Tesouro Nacional, em observância ao Decreto nº 93.872, de 23 de dezembro de 1986, que dispõe sobre a unificação dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, as quais aguardam disponibilidade orçamentária para dar prosseguimento à execução.

Quanto à evolução do processo de implementação do BIM no FNDE, em 2021 foi concluída a modelagem em BIM do Projeto Piloto Creche-Pré-Escola Tipo 1 com o qual foi possível identificar as barreiras e benefícios da implementação. Além disso, o questionário online sobre maturidade BIM nas prefeituras brasileiras que objetivava o levantamento dos dados e melhor conhecer seus entes federativos contou com um total de 1.078 respostas que estão sendo analisadas pela equipe técnica.

O projeto piloto e a análise das respostas do questionário permitirão ao FNDE identificar a estratégia de implementação do BIM em seus projetos padronizados e nas obras apoiadas via PAR. Portanto, em 2022, o FNDE deu início a construção da estratégia de implementação do BIM que norteará o apoio técnico e financeiro aos entes federativos por meio desta nova metodologia na construção civil.

Este projeto visa apoiar a disseminação do BIM e estimular o mercado brasileiro bem como atender ao Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020 e Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, os quais estabelecem a utilização do BIM em prazos escalonados.

Desafios e Iniciativas

Desafio: Escassez de recurso de RP2 para empenho de obras em andamento e reempenho de iniciativas cujos empenhos foram cancelados de forma automática pela Secretaria do Tesouro Nacional, em observância ao Decreto nº 93.872, de 23 de dezembro de 1986
Iniciativa: Articulação com atores externos (MEC e ME).
Objetivo: Ampliar/recompor a dotação orçamentária do PAR.
Situação: Concluída.
Desafio: Cancelamentos de recursos orçamentários de RP9 pelo Relator-Geral do Orçamento 2022
Iniciativa: Articulação com atores externos (MEC e ME).
Objetivo: Ampliar/recompor a dotação orçamentária do PAR.
Situação: Concluída.
Desafio: Necessidade de atendimento às indicações realizadas pelo autor do orçamento de RP9
Iniciativa: Revisão dos critérios de atendimento e a aplicabilidade aos recursos de RP9.
Objetivo: Priorizar as iniciativas em andamento, bem como os entes que mais necessitam de apoio financeiro do PAR e evitar questionamentos recorrentes dos Órgãos de Controle, Congresso Nacional e cidadãos.
Situação: Concluída.
Desafio: Necessidade de revisão da Resolução CD/FNDE nº 4/2020
Iniciativa: Revisão da Resolução CD/FNDE nº 4/2020, principalmente dos critérios de atendimento e a aplicabilidade aos recursos de RP2.
Objetivo: Priorizar as iniciativas em andamento, bem como os entes que mais necessitam de apoio financeiro do PAR e evitar questionamentos recorrentes dos Órgãos de Controle, Congresso Nacional e cidadãos.
Situação: Em andamento. Desafio a ser enfrentado em 2023.

 

Desafio: Manter uma equipe técnica qualificada na execução das atividades da Coordenação (COTRA/CGDEN).
Iniciativa: Treinamento contínuo da equipe.
Objetivo: Fortalecer a força de trabalho e atingir e evoluir o nível de execução dos nossos processos.
Situação: Em andamento. Estão sendo realizados ciclos de treinamento para a equipe interna. Destaca-se que são todos colaboradores, diante disso, existem restrições de execução de algumas tarefas, uma vez que são exclusivas de servidores. 
Desafio: Falta de servidores (COTRA/CGDEN) para a execução de atividades que são exercidas, exclusivamente, por servidores.
Iniciativa: Treinamento contínuo da equipe.
Objetivo: Abertura de processo seletivo para ocupação de cargos vagos na Coordenação.
Situação: Em andamento. Foram feitos dois processos seletivos na tentativa de fortalecer o quadro de servidores, mas ambos sem sucesso.
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