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      • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
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      • Coordenação-Geral de Governança de Dados - CGGD
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      • Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras – CGEOF
      • Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento – CGPLO
      • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
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      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
      • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
      • Divisão de Apoio à Ações Educacionais - DERAE
    • Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP
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      • Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais – CGIMP
      • Coordenação-Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino – CGDEN
    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
      • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
      • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
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Reserva Técnica

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Publicado em 01/01/2014 14h10 Atualizado em 06/08/2024 08h39

Reserva Técnica 2024

Nova abertura do sistema de reserva técnica:

A reserva técnica está aberta, no Sistema PDDE Interativo/SIMEC, com o saldo total de livros disponível nos estoques do FNDE. Estão disponíveis na reserva técnica os livros do PNLD 2021 – Objeto 2 (obras didáticas para o ensino médio), PNLD 2022 – Objetos 1 e 3 (obras didáticas e pedagógicas para a educação infantil), PNLD 2023 – Objeto 1 (obras didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental), PNLD 2023 – Objeto 2 (Obras didáticas de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem para os anos iniciais do ensino fundamental) e PNLD 2024 – Objeto 1 (obras didáticas para os anos finais do ensino fundamental).

Entrega dos livros da reserva técnica:

Os livros didáticos solicitados na reserva técnica podem estar nas editoras participantes do PNLD ou no depósito dos Correios.

Assim, as escolas e secretarias de educação podem receber livros da reserva técnica provenientes:

- Do depósito dos Correios;

- Das editoras;

- Do depósito dos Correios e das editoras.

Atualmente, apenas a reserva técnica que sai das editoras consta no SIMAD – Sistema de Distribuição para acompanhamento. Estamos trabalhando para melhorar o sistema e disponibilizar todas as informações da reserva técnica na mesma ferramenta.

Porém, para apoiar na gestão pelas escolas e secretariais de educação desse importante recurso, disponibilizamos para consulta a distribuição dos livros da reserva técnica que saíram dos Correios. Clique aqui para consultar.

As ferramentas de remanejamento e reserva técnica estão abertas no Sistema PDDE Interativo/SIMEC para solicitação de livros do PNLD 2021 – Objeto 2 (obras didáticas para o ensino médio), PNLD 2022 – Objetos 1 e 3 (obras didáticas e pedagógicas para a educação infantil), PNLD 2023 – Objeto 1 (obras didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental) e PNLD 2024 – Objeto 1 (obras didáticas para os anos finais do ensino fundamental).

Demandados os livros via reserva técnica, caberá à Secretaria de Educação verificar a possibilidade de atender a esses pedidos feitos pelas escolas a ela vinculadas, sempre dentro do limite de 3%. Havendo a possibilidade, a Secretaria deve validar esses pedidos, realizando ajustes sempre que necessário. Podem validar pedidos de reserva técnica das escolas o(a) Dirigente da rede de ensino (Secretário(a) de Educação) e equipe da secretaria de educação com perfil de comitê gestor no sistema PDDE Interativo/SIMEC.

A Secretaria de Educação também poderá solicitar livros na reserva técnica para atender a sua rede de ensino, como turmas ou novas escolas que não constavam do censo escolar em 2023, demandas essas validadas automaticamente pelo sistema. A ferramenta de remanejamento encontra-se aberta no sistema o ano todo. A de reserva técnica, por sua vez, fica disponível pontualmente, e o seu cronograma para o PNLD 2024 é o seguinte:

O cronograma da reserva técnica em 2024 será o seguinte:

  • Até o dia 07/03/24: prazo para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica até o limite de 3%;
  • Até o dia 11/03/24: prazo para as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas, observando o limite da reserva técnica.

Encerrada a reserva técnica será aberto novo prazo para demanda do saldo remanescentes dos livros de acordo com o seguinte cronograma:

  • De 05/08 a 13/08/24: prazo para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica;
  • De 05/08 a 16/08/24: prazo para as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas, observando o limite da reserva técnica.

Para demandar livros na reserva técnica, utilize os manuais de reserva técnica para escolas e secretarias de educação disponíveis no Portal do FNDE em https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-eprogramas/programas/programas-do-livro/pnld/manuais_sistemas

  • Informe nº 18/2024 - Abertura da reserva técnica no PDDE Interativo/SIMEC
  • Informe nº 04.2024 - Reserva Técnica e Saldo Remanescente
  • Informe nº 03.2024 - Reserva técnica – Sistema PDDE Interativo/SIMEC
  • Informe nº 02.2024 - Abertura da reserva técnica no PDDE Interativo/SIMEC

2023

Disponibilização de livros do Ensino Médio na reserva técnica 

Mais livros do PNLD 2021 – Objeto 2, destinados aos estudantes e professores do ensino médio, estão disponíveis na reserva técnica para solicitação pelas escolas e secretarias de educação no Sistema PDDE Interativo/SIMEC.  

O prazo para registro das demandas de livros é:  

  • Até 04/05/23: prazo para as ESCOLAS demandarem livros;
  • Até 05/05/23: prazo para as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas. 

Obs.: Os manuais de solicitação de reserva técnica para escolas e secretarias de educação estão disponíveis ao final desta página.

Reserva técnica PNLD 2020, PNLD 2021 E PNLD 2022

A reserva técnica do livros do PNLD 2020 (anos finais do ensino fundamental), PNLD 2021 (ensino médio) e PNLD 2022 (educação infantil) ocorreu no sistema PDDE Interativo/SIMEC no seguinte período:

06/02/23 a 15/02/23: Prazo para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica.

06/02/23 a 17/02/23: Prazo para SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito.

    • Informe nº 14.2023 - Disponibilização do saldo remanescente da reserva técnica
    • Informe 11/2023 - Prorrogação do prazo da reserva técnica do PNLD 2023
    • Informe 9/2023 - Remanejamento e Reserva Técnica do PNLD 2023 - Anos Iniciais (1º a 5º ano) do Ensino Fundamental
    • Informe 7/2023 - Remanejamento e Reserva Técnica em 2023
    • Manual: Validação e solicitação Reserva Técnica pelas Secretarias de Educação - PDDE Interativo/SIMEC
    • Manual: Solicitação de Reserva Técnica pelas escolas – PDDE Interativo/SIMEC

    2022

    A reserva técnica do livros do PNLD 2019 (anos iniciais do ensino fundamental) e do PNLD 2020 (anos finais do ensino fundamental) está aberta no sistema PDDE Interativo/SIMEC.  As escolas devem registrar suas demandas de livros no sistema.

    As secretarias de educação devem validar as demandas de livros das escolas para que estas sejam atendidas. As secretarias também podem demandar livros na reserva técnica em seu próprio nome para atender turmas ou escolas novas que não constavam do censo escolar em 2021.

    O cronograma das etapas da reserva técnica do PNLD 2019 e do PNLD 2020 é o seguinte:

    03/02/22 a 12/05/22: Prazo para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica.

    03/02/22 a 13/05/22: Prazo para SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito.

    Em breve, o sistema será aberto para solicitações de reserva técnica do PNLD 2022, destinado à educação infantil, e do PNLD 2021, destinado ao ensino médio.

    • Manual Reserva Técnica 2022 - Escolas
    • Manual Reserva Técnica 2022 - Secretarias de Educação
    • Informe nº 05/2022
    • Informe nº 02/2022
    • Informe nº 01/2022

    2021

    A reserva técnica começou! O sistema PDDE Interativo/SIMEC está aberto para as secretarias de educação validarem as demandas de remanejamento das escolas de sua rede de ensino. O processo ocorrerá em fases distintas para escolas e secretarias de educação.

    Neste primeiro momento, a reserva técnica atenderá às demandas de remanejamento não analisadas ou recusadas, de acordo com o modelo definido na legislação do PNLD cuja sequência de atendimento se dá por meio de distribuição regular de livros, de remanejamento e, em último caso, de solicitação de reserva técnica.

    Assim, as demandas registradas no remanejamento e não atendidas são migradas automaticamente para a ferramenta de reserva técnica. Lembrem-se que é fundamental que as secretarias de educação validem essas demandas migradas.

    O cronograma das etapas da reserva técnica é o seguinte:

    • 12/05/21 a 13/05/21: O sistema estará aberto apenas para as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas de livros das escolas não atendidas no remanejamento. (demandas migradas e não validadas não serão atendidas)
    • 14/05/21 a 20/05/21: O sistema estará aberto para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica, sendo a primeira oferta baseada no limite que cada rede tem direito e a segunda oferta, na ferramenta Doação, de todos os livros remanescentes.
    • 14/05/21 a 21/05/21: O sistema estará aberto para SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas de livros, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito.
    • Informe nº 17/2021 - Abertura da Reserva Técnica
    • Manual Reserva Técnica 2021 - Secretarias de Educação
    • Manual Reserva Técnica 2021 - Escolas

    2020

    A validação de reserva técnica dos livros em braille foi prorrogada até o dia 18/12.

    O sistema PDDE Interativo/SIMEC está aberto para que escolas e secretarias de educação demandem livros em braille dos anos iniciais do ensino fundamental. 

    A reserva técnica corresponde à cerca 3% dos quantitativos totais de livros adquiridos para cada rede de ensino e se destina a viabilizar o ajuste final das projeções de matrículas ao censo escolar. A reserva técnica deve ser solicitada quando o remanejamento não for suficiente para suprir possível falta de livros.

    Prazos:

    • 26/11 a 15/12/20: O sistema estará aberto para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica. 
    • 26/11 a 17/12/20: O sistema estará aberto para SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas de livros.

    Os livros em braille devem estar nas mãos dos estudantes cegos ou com baixa visão que necessitem dessa importante ferramenta de inclusão.Fiquem atentos! Os livros em braille também são identificados por códigos com caracteres numéricos e letras. É importante observar que as letras “BL” e “BM” ao final do código identificam o tipo de exemplar, a saber:

    • BL = Livro do Aluno em Braille
    • BM = Manual do Professor em Braille
    • Informe nº 48/2020 - Prorrogação Reserva Técnica Braille
    • Informe nº 47/2020 - Abertura da Reserva Técnica Braille

    Clique aqui para acessar o manual

    Manual Reserva Técnica 2020 - ESCOLAS

    Informe nº 30/2020 - Reserva Técnica (Novas datas)


    2019

    Parceiro(a) do Livro Didático,

    A partir de 11/04/2019 as escolas e secretarias de educação acessarão o sistema ao mesmo tempo para solicitação de livros diretamente na reserva técnica, desde que tenham ofertado ao menos um livro no remanejamento, ainda que fora do ciclo de atendimento.

    As escolas terão do dia 11/04/2019 ao dia 22/04/2019 para demandar livros.

    As secretarias de educação terão do dia 11/04/2019 ao dia 24/04/2019 para validá-los dentro do limite legal de 3% que cada rede tem direito.

    A secretaria de educação também poderá solicitar reserva técnica em seu próprio nome para atender as escolas, mas nesse caso o material será entregue na Secretaria, que será responsável por distribui-lo.

    Os materiais da reserva técnica são armazenados pelo FNDE. Após validação das demandas das escolas pela secretaria de educação, os Correios terão até 45 dias para realizar a entrega desse material a partir da emissão da ordem de serviço.

    Antes de validar os pedidos de reserva técnica das escolas de sua rede de ensino, verifiquem no sistema de distribuição de livros/SIMAD se as escolas ainda receberão os livros adquiridos na compra complementar.

    Também deve ser analisado se as escolas escolheram livros das editoras Vera Cruz e Escala Educacional. Tendo em vista que tais editoras não firmaram contrato para fornecimento dos materiais no âmbito do PNLD 2019, o FNDE está em fase de aquisição das obras selecionadas em 2ª opção pelas escolas que escolheram os livros didáticos das Editoras em questão.

    É importante realizar essas consultas para evitar que haja envio de material em duplicidade para as escolas.

    Atenção! As secretarias de educação deverão validar também em “OFERTAS RT” demandas de reserva técnica que solicitou em seu próprio nome.

    Os livros didáticos da reserva técnica solicitados pela Secretaria de Educação serão entregues na própria Secretaria, que será responsável por realizar a distribuição dos livros para as escolas de sua rede de ensino.Informe nº 23/2019 - Doação de livros remanescentes da reserva técnica e de ciclos anteriores

    • Informe nº 19/2019 - Saldo da Reserva Técnica
    • Informe nº 18/2019 - Reserva Técnica e compra complementar
    • Informe nº 16/2019 - Reserva Técnica
    • Manual Doação de Livros 2019
    • Manual de acesso ao Sistema de Distribuição - Simad
    • Manual Reserva Técnica 2019 - Secretaria de Educação
    • Manual Reserva Técnica 2019 - Escolas

    Reserva Técnica 2023

    As ferramentas de remanejamento e reserva técnica estão abertas no Sistema PDDE Interativo/SIMEC para solicitação de livros do PNLD 2023 destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) pelas escolas e Secretarias de Educação.

    Demandados os livros via reserva técnica, caberá à Secretaria de Educação verificar a possibilidade de atender a esses pedidos feitos pelas escolas a ela vinculadas, sempre dentro do limite de 3%. Havendo a possibilidade, a Secretaria deve validar esses pedidos, realizando ajustes sempre que necessário. Lembrando que também a Secretaria de Educação poderá solicitar livros via reserva técnica para atender a sua rede, como turmas ou novas escolas que não constavam do censo escolar em 2022, demandas essas validadas automaticamente pelo sistema.

    A ferramenta de remanejamento encontra-se aberta no sistema o ano todo. A de reserva técnica, por sua vez, fica disponível pontualmente, e o seu cronograma para o PNLD 2023 (anos iniciais do ensino fundamental) é o seguinte:

    • Até 17/03/23: prazo para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica; e
    • Até 20/03/23: prazo para as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas, observando o limite de 3%.

    Para demandar livros no remanejamento e na reserva técnica, utilize os manuais disponíveis no Portal do FNDE: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/manuais-pdde-simec

    Reserva técnica PNLD 2020, PNLD 2021 E PNLD 2022

    A reserva técnica do livros do PNLD 2020 (anos finais do ensino fundamental), PNLD 2021 (ensino médio) e PNLD 2022 (educação infantil) ocorreu no sistema PDDE Interativo/SIMEC no seguinte período:

    06/02/23 a 15/02/23: Prazo para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica.

    06/02/23 a 17/02/23: Prazo para SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito.

    Em março, o Sistema será reaberto para que ESCOLAS e SECRETARIAS possam solicitar os livros do saldo remanescente da reserva técnica.

      • Informe 11/2023 - Prorrogação do prazo da reserva técnica do PNLD 2023
      • Informe 9/2023 - Remanejamento e Reserva Técnica do PNLD 2023 - Anos Iniciais (1º a 5º ano) do Ensino Fundamental
      • Informe 7/2023 - Remanejamento e Reserva Técnica em 2023
      • Manual: Validação e solicitação Reserva Técnica pelas Secretarias de Educação - PDDE Interativo/SIMEC
      • Manual: Solicitação de Reserva Técnica pelas escolas – PDDE Interativo/SIMEC

      2022

      A reserva técnica do livros do PNLD 2019 (anos iniciais do ensino fundamental) e do PNLD 2020 (anos finais do ensino fundamental) está aberta no sistema PDDE Interativo/SIMEC.  As escolas devem registrar suas demandas de livros no sistema.

      As secretarias de educação devem validar as demandas de livros das escolas para que estas sejam atendidas. As secretarias também podem demandar livros na reserva técnica em seu próprio nome para atender turmas ou escolas novas que não constavam do censo escolar em 2021.

      O cronograma das etapas da reserva técnica do PNLD 2019 e do PNLD 2020 é o seguinte:

      03/02/22 a 12/05/22: Prazo para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica.

      03/02/22 a 13/05/22: Prazo para SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito.

      Em breve, o sistema será aberto para solicitações de reserva técnica do PNLD 2022, destinado à educação infantil, e do PNLD 2021, destinado ao ensino médio.

      • Manual Reserva Técnica 2022 - Escolas
      • Manual Reserva Técnica 2022 - Secretarias de Educação
      • Informe nº 05/2022
      • Informe nº 02/2022
      • Informe nº 01/2022

      2021

      A reserva técnica começou! O sistema PDDE Interativo/SIMEC está aberto para as secretarias de educação validarem as demandas de remanejamento das escolas de sua rede de ensino. O processo ocorrerá em fases distintas para escolas e secretarias de educação.

      Neste primeiro momento, a reserva técnica atenderá às demandas de remanejamento não analisadas ou recusadas, de acordo com o modelo definido na legislação do PNLD cuja sequência de atendimento se dá por meio de distribuição regular de livros, de remanejamento e, em último caso, de solicitação de reserva técnica.

      Assim, as demandas registradas no remanejamento e não atendidas são migradas automaticamente para a ferramenta de reserva técnica. Lembrem-se que é fundamental que as secretarias de educação validem essas demandas migradas.

      O cronograma das etapas da reserva técnica é o seguinte:

      • 12/05/21 a 13/05/21: O sistema estará aberto apenas para as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas de livros das escolas não atendidas no remanejamento. (demandas migradas e não validadas não serão atendidas)
      • 14/05/21 a 20/05/21: O sistema estará aberto para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica, sendo a primeira oferta baseada no limite que cada rede tem direito e a segunda oferta, na ferramenta Doação, de todos os livros remanescentes.
      • 14/05/21 a 21/05/21: O sistema estará aberto para SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas de livros, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito.
      • Informe nº 17/2021 - Abertura da Reserva Técnica
      • Manual Reserva Técnica 2021 - Secretarias de Educação
      • Manual Reserva Técnica 2021 - Escolas

      2020

      A validação de reserva técnica dos livros em braille foi prorrogada até o dia 18/12.

      O sistema PDDE Interativo/SIMEC está aberto para que escolas e secretarias de educação demandem livros em braille dos anos iniciais do ensino fundamental. 

      A reserva técnica corresponde à cerca 3% dos quantitativos totais de livros adquiridos para cada rede de ensino e se destina a viabilizar o ajuste final das projeções de matrículas ao censo escolar. A reserva técnica deve ser solicitada quando o remanejamento não for suficiente para suprir possível falta de livros.

      Prazos:

      • 26/11 a 15/12/20: O sistema estará aberto para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica. 
      • 26/11 a 17/12/20: O sistema estará aberto para SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas de livros.

      Os livros em braille devem estar nas mãos dos estudantes cegos ou com baixa visão que necessitem dessa importante ferramenta de inclusão.Fiquem atentos! Os livros em braille também são identificados por códigos com caracteres numéricos e letras. É importante observar que as letras “BL” e “BM” ao final do código identificam o tipo de exemplar, a saber:

      • BL = Livro do Aluno em Braille
      • BM = Manual do Professor em Braille
      • Informe nº 48/2020 - Prorrogação Reserva Técnica Braille
      • Informe nº 47/2020 - Abertura da Reserva Técnica Braille

      Clique aqui para acessar o manual

      Manual Reserva Técnica 2020 - ESCOLAS

      Informe nº 30/2020 - Reserva Técnica (Novas datas)

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          • Assessoria da Presidência
          • Gabinete – GABIN
          • Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
          • Assessoria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação - AGEST
          • Assessoria de Relações Institucionais - ASREL
          • Assessoria de Cooperação Internacional - ASCOP
        • Procuradoria Federal junto ao FNDE – PF/FNDE
          • Estrutura
          • Divisão de Assuntos Administrativos – DIASA
          • Subprocuradoria – SUBPC
          • Coordenação-Geral de Consultoria – CGCONSU
        • Auditoria Interna – AUDIT
          • Estrutura
          • Assessoria Técnica Especializada
          • Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação – COPAC
          • Coordenação de Auditoria de Governança e Gestão – CORAG
          • Coordenação de Auditoria de Gestão – CORAP
        • Corregedoria – COGER
          • Assessoria Técnica Especializada
          • Coordenação de Instrução e Julgamento – CIJU
        • Ouvidoria – OUVID
          • Divisão de Transparência e Acesso à Informação - DITAI
          • Divisão de Monitoramento da Informação e Proteção de Dados - DIMIP
        • Diretoria de Administração – DIRAD
          • Estrutura
          • Assessoria Técnica da DIRAD
          • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e Organizações – CGPEO
          • Coordenação-Geral de Logística e Documentação – CGLOD
          • Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras – CGCOM
          • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
        • Diretoria de Tecnologia e Inovação – DIRTI
          • Estrutura
          • Assessoria Técnica Especializada
          • Coordenação-Geral de Governança de TI – CGGOV
          • Coordenação-Geral de Soluções Digitais - CGSD
          • Coordenação-Geral de Infraestrutura e Serviços da Tecnologia da Informação - CGINF
          • Coordenação-Geral de Governança de Dados - CGGD
        • Diretoria Financeira – DIFIN
          • Estrutura
          • Coordenação-Geral de Contabilidade – CGCON
          • Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras – CGEOF
          • Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento – CGPLO
          • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
          • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
        • Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE
          • Estrutura
          • Coordenação–Geral dos Programas do Livro – CGPLI
          • Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE
          • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
          • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
          • Divisão de Apoio à Ações Educacionais - DERAE
        • Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP
          • Estrutura
          • Assessor da DIGAP
          • Gerência de Projeto
          • Coordenação-Geral de Programas Especiais – CGPES
          • Coordenação-Geral de Infraestrutura Educacional – CGEST
          • Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais – CGIMP
          • Coordenação-Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino – CGDEN
        • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
          • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
          • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
          • Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação – CGFSE
          • Coordenação-Geral de Bolsas e Auxílios – CGAUX
      • Centrais de Conteúdo
        • Imagens
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