Braille
O FNDE disponibilizou a ferramenta de reserva técnica no Sistema PDDE Interativo/SIMEC para que escolas e secretarias de educação registrem a necessidade de livros em braille dos anos iniciais e finais do ensino fundamental para utilização no ano letivo de 2025. O primeiro período ocorreu de 17/12/24 a 31/12/2024 (informe 37/2024).
A segunda abertura da reserva técnica para a solicitação de livros em braille para utilização em 2025 terá o seguinte cronograma:
- De 15 a 27/01/25: prazo para as ESCOLAS demandarem obras em braille.
- De 17 a 31/01/25: prazo para as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas.
É importante que as escolas verifiquem se suas demandas de livros foram validadas pelas Secretarias de Educação. Aquelas que não forem validadas não serão atendidas. Os perfis que podem validar as demandas das escolas são os de Secretária(o) de Educação e de membros de comitê gestor da estrutura das secretarias de educação.
Os livros em braille/tinta também possuem caracteres ampliados, o que possibilita seu uso por estudantes com cegueira e baixa visão.
Fiquem atentos! As demandas de livros em braille devem ser condizentes com a quantidade de estudantes que utilizam o sistema braille. Esse material pode também ser utilizado por estudantes que possuem baixa visão, por ter fonte maior (tamanho 24).
Lembramos que a indicação da necessidade de livros em braille/tinta no PDDE Interativo/SIMEC faz parte do projeto que busca aproximar a distribuição dos livros em braille às mudanças que podem ocorrer no alunado no ano de atendimento. O registro cuidadoso é fundamental para que o projeto dê certo.
Contamos com a sua parceria para que não faltem livros para os estudantes em 2025!
- Manual: Solicitação de Reserva Técnica pelas escolas – PDDE Interativo/SIMEC - BRAILLE
- Manual: Validação e solicitação Reserva Técnica pelas Secretarias de Educação - PDDE Interativo/SIMEC -BRAILLE
- Informe n°03/2025 - Atendimento Braille em 2025
- Informe n°37/2024 - Atendimento Braille em 2025