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Dados Físicos e Financeiros do PNAE

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Publicado em 01/01/2014 19h14 Atualizado em 14/03/2024 16h16

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) consiste no repasse de recursos financeiros federais para oferta de alimentação escolar aos estudantes matriculados em todas as etapas e modalidades da educação básica nas redes públicas e nas entidades qualificadas como filantrópicas ou por elas mantidas, nas escolas confessionais mantidas por entidade sem fins lucrativos e nas escolas comunitárias conveniadas com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com o objetivo de atender às necessidades nutricionais dos estudantes durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de práticas alimentares saudáveis.

Para atender aos estudantes matriculados na educação básica pública das redes estadual, distrital e municipal, o FNDE repassa, às Secretarias Estaduais de Educação (SEDUC) e às Prefeituras Municipais (PM) os recursos financeiros federais do PNAE, em até 10 parcelas anuais, entre os meses de fevereiro e novembro.

Já, para atender aos alunos matriculados na educação básica pública da rede federal, o FNDE descentraliza, no início de cada exercício e em apenas uma parcela, créditos orçamentários para as Unidades Gestoras da Instituição  Federal (IFE) responsável pela escola federal.

Para o cálculo do valor total a ser repassado às Seducs e às Prefeituras Municipais, bem como aquele a ser descentralizado à Unidade Gestora da Instituição responsável pela escola federal, o FNDE multiplica o número de alunos matriculados nas escolas federais, estaduais, municipais e distritais, registrado no Censo Escolar, a quantidade de dias letivos (200) e os respectivos valores per capita definidos no Art. 47 da Resolução CD/FNDE nº 6/2020.

Vale salientar, ainda, que conforme estabelece o Parágrafo único do Art. 1º da Lei 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, os Institutos Federais possuem natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Assim também, conforme determina o Art. 207 da Constituição Federal, as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.

Nesse sentido, ainda que o FNDE descentralize todo o valor previsto para o ano, em parcela única, no início do exercício, às Instituições Federais, o repasse financeiro é realizado conforme solicitações dos próprios Institutos e Universidades a partir da necessidade de utilização por parte de cada Instituição Federal, não havendo, necessariamente, regularidade de frequência ou de valor na liberação dos recursos.

O quadro a seguir apresenta a quantidade de estudantes de educação básica das redes estadual, distrital e municipal e os respectivos valores pagos, entre os exercícios de 1995 e 2023.

Quadro 1: Número de Estudantes de Educação Básica das Redes Estadual, Distrital e Municipal e Recursos Financeiros Federais do PNAE Repassados

PNAE - Redes Estadual, Distrital e Municipal

Ano

Valor repassado (R$)

Qtde_Alunos

2023

5,26

39,81

2022

3,56

39,58

2021

4,16

39,5

2020

4,3

39,8

2019

3,95

40,2

2018

4,02

40,5

2017

3,88

40,6

2016

3,42

40,3

2015

3,759

41,5

2014

3,693

42,2

2013

3,542

43,3

2012

3,306

43,1

2011

3,051

44,4

2010

3,034

45,6

2009

2,013

47 *

2008

1,49

34,6

2007

1,52

35,7

2006

1,5

36,3

2005

1,266

36,4

2004

1,025

37,8

2003

0,954

37,3

2002

0,848

36,9

2001

0,92

37,1

2000

0,901

37,1

1999

0,871

36,9

1998

0,785

35,3

1977

0,673

35,1

1996

0,454

30,5

1995

0,59

33,2

Fonte: 1995 a 2008 - Sistema de Auxílio Educacional (SAE)

2009 a 2023 - Sistema Integrado de Gestão da Alimentação Escolar (SIGAE)

*  Em 2009, foi iniciado o atendimento aos alunos participantes do Programa Mais Educação, que foram incorporados ao quantitativo de matrículas, fato que não ocorreu nos anos subsequentes.

O quadro a seguir demonstra a quantidade de alunos, o valor dos créditos orçamentários descentralizados, o orçamento devolvido pelas Instituições Federais ao FNDE e o valor repassado pela Autarquia às IFEs, entre os exercícios de 2010 e 2023.

Quadro 2: Número de Estudantes de Educação Básica da Rede Federal, Orçamento Descentralizado e Recursos Financeiros Federais do PNAE Repassados

PNAE - REDE FEDERAL

ANO

QTDE_ALUNOS

VALOR_PREVISTO

VALOR_NC_DEVOLVIDO

VALOR_PF_PAGO

2010

148.317

8.660.022,00

2.956.109,88

1.045.681,46

2011

233.660

14.284.260,00

8.507.387,67

5.370.466,67

2012

255.478

15.624.816,00

8.300.906,07

6.438.321,31

2013

274.936

16.751.620,00

8.631.915,80

4.630.054,94

2014

288.398

24.430.788,00

12.988.773,63

7.106.883,99

2015

295.523

25.163.788,00

10.929.706,87

5.894.700,24

2016

299.450

26.388.600,00

10.791.278,80

10.811.784,95

2017

312.970

32.698.292,00

13.628.256,96

12.083.093,22

2018

339.505

36.505.946,00

12.865.728,59

15.724.231,02

2019

358.181

39.558.228,00

9.104.566,40

22.197.356,50

2020

372.646

41.319.664,00

10.629.622,51

18.265.591,86

2021

380.911

46.420.331,68

6.495.241,08

27.728.215,85

2022

358.538

40.824.383,88

2.547.423,35

34.144.356,33

2023

358.740

54.008.467,12

4.085.019,12

37.369.391,92

Fonte: Sistema Integrado de Gestão da Alimentação Escolar (SIGAE)

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