Processo Seletivo - CGED 2026
INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CGED 2026
1. CONSIDERAÇÕES GERAIS
1.1. O processo seletivo terá início com a expedição de convites ao Ministério da Defesa, aos Estados-Maiores das Forças Singulares, às Escolas de Altos Estudos das Forças, às Nações Amigas, aos Ministérios/Órgãos Públicos, às Forças Estaduais, às Instituições Privadas e às Instituições de Ensino Superior (IES).
1.2 O Processo Seletivo será realizado em duas fases distintas, tendo a matrícula efetivada somente os candidatos selecionados em ambas as fases.
2. PROCESSO SELETIVO – 1ª FASE
2.1. A 1ª Fase do Processo Seletivo será conduzida pela Escola Superior de Guerra (ESG).
2.2 Procedimentos Gerais:
2.2.1. Após o recebimento dos convites, as instituições deverão encaminhar as respostas por ofício, positiva ou negativa, até a data solicitada. A resposta deve incluir nome completo, cargo/função, endereços de e-mails e contatos telefônicos dos candidatos indicados;
2.2.2. A Escola Superior de Guerra (ESG) enviará aos candidatos indicados, por e-mail, o link para acesso ao Formulário de Inscrição Online;
2.2.3. Os candidatos deverão preencher o Formulário de Inscrição Online até a data prevista no e-mail enviado.
2.3 Requisitos de Seleção:
2.3.1 A seleção e indicação de civis e militares (Oficiais Superiores ou equiparados) oriundos da Administração Central do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, das respectivas Escolas de Altos Estudos (ESG, ESD, EGN. ECEME e ECEMAR/UNIFA) e das Nações Amigas será conduzida pelos respectivos Órgãos.
2.3.2 A seleção dos candidatos civis e militares indicados pelos Ministérios/Órgãos Públicos, Forças Estaduais e Instituições Privadas será realizada levando-se em consideração o interesse do Ministério da Defesa e da Escola Superior de Guerra (ESG) e a formação acadêmica do candidato.
2.3.3 Os candidatos civis e os militares indicados pelas Forças Estaduais deverão possuir, no mínimo, o ensino superior completo e estar em exercício de cargo de nível superior.
2.3.4. Os candidatos oriundos dos Programas de Pós-Graduação (PPG) das Instituições de Ensino Superior (IES) serão inscritos no processo seletivo se satisfizerem uma das seguintes condições:
a) ser integrante do Corpo Docente de PPG; ou
b) ser aluno do mestrado/doutorado de PPG; ou
c) ser egresso de PPG.
3. PROCESSO SELETIVO – 2ª FASE
3.1. Os candidatos selecionados na 1ª Fase serão submetidos à 2ª Fase do Processo Seletivo, que será conduzida pelo Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa William J. Perry (WJPC).
3.2 Procedimentos Gerais:
3.2.1 O candidato receberá, por e-mail, o link para acesso ao Formulário de Inscrição Online do WJPC; e
3.2.2 Os candidatos deverão preencher o Formulário de Inscrição Online até a data prevista no e-mail enviado.
4. RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO
4.1 O Resultado Final do Processo Seletivo é homologado pelo Comandante da ESG, e leva em consideração a seguinte ordem de prioridade:
I. Militares e Civis da Administração Central do Ministério da Defesa e das Nações Amigas;
II. Militares e Civis das Forças Armadas e das Escolas de Altos Estudos;
III. Professores, Alunos e Egressos dos Programas de Pós-Graduação (PPG) das Instituições de Ensino Superior (IES);
IV. Integrantes dos demais Ministérios e Órgãos Públicos;
V. Egressos da Escola Superior de Guerra e da Escola Superior de Defesa;
VI. Integrantes das Forças Estaduais e Instituições Privadas; e
VII. Candidatos incluídos no item 4.4, desde que atendido o item 2.3.3
4.2. Os candidatos excedentes farão parte de uma lista de reserva e poderão vir a ser chamados eventualmente.
4.3 O quantitativo de vagas estará limitado a capacidade física das instalações.
4.4 Caso as vagas previstas não sejam completadas, a critério do Comandante da ESG, poderão ser abertas inscrições individuais para integrantes de organizações, instituições, associações e civis ligados às áreas de Segurança, Defesa e Desenvolvimento.
4.5 Eventuais cancelamentos de inscrição, a qualquer tempo, deverão ser informados à ESG pelo e-mail cursos.itc@esg.br
4.6 O resultado da 1ª Fase do Processo Seletivo será disponibilizado na página da ESG até 19 de dezembro de 2025.
4.7 O resultado final do Processo Seletivo será disponibilizado na página da ESG até 20 de março de 2026.
5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
5.1. Os casos não previstos nos itens acima, bem como as excepcionalidades e as dúvidas surgidas na sua aplicação, serão dirimidas pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG).
5.2. Para esclarecimentos adicionais sobre a condução do CGED, solicita-se observar as informações disponíveis nesta página ou contatar diretamente a direção:
- Secretaria do CGED: secretaria.itc@esg.br