Notícias

VISITA À PARAÍBA

Questão energética da UFPB e do HULW é tratada com ministro da Educação

Milton Ribeiro esteve em João Pessoa-PB para proferir aula magna na UFPB
Publicado em 27/04/2021 09h00
Ministro da Educação visita Paraíba e se reúne com reitor da UFPB e superintendente do HULW

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, proferiu a aula magna do semestre 2021.1 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nesta segunda-feira (26/04), no Campus I em João Pessoa. A apresentação foi realizada no Auditório Professor Milton Paiva com o tema “Avanços e Desafios da Educação”. 

Antes da solenidade de abertura do semestre letivo, o titular da pasta da Educação se reuniu com o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, e com o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani. Entre as várias questões que foram discutidas, foi abordada a questão energética da universidade e do hospital. 

“Já existe um projeto do Ministério da Educação, que está sendo encabeçado pelo ministro Milton Ribeiro, no qual haverá distribuição de inúmeras placas fotovoltaicas para que se possa estabelecer uma fonte de energia natural tanto para a UFPB quanto para o HU”, explicou Tissiani. O superintendente do HULW acrescentou que a execução desse projeto deve gerar uma economia mensal em torno de R$ 1 milhão na universidade e de R$ 300 mil no hospital-escola. A expectativa é que o projeto seja colocado em prática em 2022. 

Durante a aula magna, Milton Ribeiro relatou a surpresa que teve ao assumir o cargo e constatar a dimensão da pasta da Educação, que inclui, por exemplo, 69 universidades federais (com 281 campi e quase 1,3 milhão de alunos), 49 instituições federais de educação profissional e tecnológica (com 669 campi) e dezenas de hospitais. 

“Eu não sabia que iria administrar 50 hospitais. Eu administro mais hospitais que o ministro da Saúde. Só da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) são 40! Da Ebserh são 40 hospitais que só atendem as universidades e o SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou o ministro na apresentação. 

Milton Ribeiro ainda destacou, durante a aula magna, que tem um compromisso com a educação das crianças. "Precisamos mudar a história desse país e fica aqui o meu compromisso de melhorar a educação lá na base. Os governos anteriores construíram um monte de telhados por aí, mas eu quero começar lá na base, nos alicerces”. 

Ao fim da explanação, o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, agradeceu ao ministro Milton Ribeiro e disse que pretende construir, juntamente com o Ministério da Educação, um espaço de conhecimento e de gestão comprometida com a sociedade.

 

Por Angélica Lúcio - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh