Notícias

Modernização

Conheça a nova proposta de organograma do HUB

Modelo propõe reorganização de unidades, setores e divisões e deve ser implementado até maio
Publicado em 02/03/2021 13h49 Atualizado em 02/03/2021 13h51
imagem 12-02-2021.jpg

Os colaboradores conheceram, nesta terça-feira (2), a nova proposta para a estrutura organizacional do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). O modelo de organograma foi apresentado durante reunião aberta do Colegiado Ampliado, realizada de forma online pelo Microsoft Teams, com a presença de 160 trabalhadores.

O objetivo é adequar a organização dos serviços, reduzir custos, padronizar processos e facilitar o cumprimento das metas do Plano Diretor Estratégico (PDE 2021-2023). Para isso haverá junção de algumas unidades, a extinção de outras, e a mudança de nome e subordinação de áreas já existentes. “A questão do organograma era um desejo nosso há bastante tempo e agora temos efetivamente a oportunidade de implantar, já que o organograma que existia não correspondia ao que o HUB era na prática”, explicou a superintendente, Elza Noronha.

Pelo novo modelo proposto pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), as unidades, setores e divisões da Superintendência, Gerência Administrativa e Gerência de Ensino e Pesquisa são fixos. Já a Gerência de Atenção à Saúde, embora com divisões e um setor que não podem ser modificados, tem flexibilidade para escolha das unidades, dentro de opções pré-definidas pela Ebserh.

A GAS é a gerência com o maior número de alterações e, por consequência, de dúvidas. Durante a reunião, os colaboradores puderam manifestar opiniões e pedir esclarecimentos. A proposta da superintendência agora é promover conversas com as equipes que demonstraram preocupações para a construção de soluções conjuntas. “Vamos fazer esse debate de processos de trabalho, com cuidado e tempo para as pessoas se organizarem e de forma transparente, para que possamos ter um organograma que reflita e potencialize nossas capacidades”, afirmou Elza.

Confira a proposta de organograma do HUB

A nova estrutura organizacional
A reestruturação da arquitetura organizacional é um projeto nacional que será aplicado aos 40 hospitais da Rede Ebserh/MEC. O HUB é um dos cinco primeiros a implantar as mudanças, junto com o Complexo Hospitalar de Fortaleza (CHC-UFC) e os hospitais de Juiz de Fora (HU-UFJF), São Luís (HU-UFMA) e São Carlos (HU-UFSCar).

Os hospitais foram classificados em quatro grupos, considerando a complexidade da infraestrutura física e tecnológica instalada em operação, e não somente o número de leitos. O HUB foi enquadrado como hospital do tipo 2. O novo quadro de funções gratificadas e cargos em comissão foi autorizado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia (Sest-ME).

As mudanças já foram aprovadas pelo Colegiado Executivo em reunião realizada dia 23 de fevereiro. A versão final do organograma deve ser implementada até maio, após cumpridas todas as etapas do projeto da nova arquitetura organizacional. A transição é realizada pela Equipe de Governança, com apoio do Colegiado Executivo e de um grupo de trabalho criado em fevereiro, sob coordenação da Unidade de Planejamento.

Tem dúvidas ou sugestões? Envie email para planejamento.hub@ebserh.gov.br