Belém, a capital paraense, será a cidade-sede da 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30), agendada para ocorrer de 10 a 21 de novembro de 2025. O evento de escala global reunirá chefes de Estado, diplomatas, empresários, ativistas e delegações internacionais com o objetivo de debater e avançar em soluções globais para o enfrentamento das mudanças climáticas.
A realização da COP30 no Brasil é encarada como uma oportunidade estratégica para impulsionar o turismo nacional, apresentando os destinos brasileiros a um público internacional qualificado. O Ministério do Turismo (MTur) estruturou um Plano de Atividades, por meio de um Grupo de Trabalho, focado em consolidar o país como referência em turismo sustentável, responsável e inclusivo, orientado por eixos estratégicos como qualificação profissional, formalização do setor e promoção do Brasil.
As ações centrais do ministério acontecerão no Espaço “Conheça o Brasil”, um estande institucional na Zona Verde, que destacará destinos e iniciativas sustentáveis. Neste local, o Auditório “Carimbó” receberá painéis de alto nível sobre temas como descarbonização, turismo regenerativo e financiamento climático. Além disso, serão lançados produtos voltados ao turismo resiliente, como o Mapeamento do Turismo em Comunidades Indígenas e o Plano Clima de Adaptação do Setor Turístico, reforçando o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e conservação ambiental.
Clique aqui para acessar a programação completa do MTur na COP30.