PORTARIA MTUR Nº 53, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2024
Institui o Planejamento Estratégico Institucional, com vigência de 2024 a 2027, no âmbito do Ministério do Turismo.
O MINISTRO DE ESTADO DO TURISMO, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e tendo em vista a Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020, resolve:
Art. 1º Fica instituído o Planejamento Estratégico Institucional, com vigência de 2024 a 2027, no âmbito do Ministério do Turismo, na forma dos Anexos I e II desta Portaria.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
CELSO SABINO
ANEXO I
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Referenciais Estratégicos |
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Propósito |
Promover o turismo de forma sustentável, inclusiva e inovadora, que valorize a diversidade do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. |
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Missão |
Promover e democratizar o turismo responsável e sustentável no Brasil como vetor de desenvolvimento econômico e social. |
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Visão |
Ser reconhecida como instituição de referência em políticas públicas de turismo sustentável e responsável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e para o seu posicionamento como um dos melhores destinos do mundo. |
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Valores |
Sustentabilidade - Excelência na gestão - Cooperação - Equidade - Transparência - Inovação - Integridade |
ANEXO II À Portaria MTur nº 53, de 26 de dezembro de 2024
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Perspectiva: Resultados para a sociedade |
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Objetivo Estratégico |
Descrição |
Indicador |
Fórmula de Cálculo |
Meta 2025 |
Meta 2026 |
Meta 2027 |
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OE01 - Democratizar o acesso ao turismo no Brasil |
Ampliar o acesso ao turismo a todos os brasileiros e estrangeiros, promovendo a inclusão, a diversidade, a acessibilidade e a sustentabilidade |
Número de novos programas ofertados |
Somatório de programas ofertados no ano |
2 por ano |
2 por ano |
2 por ano |
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Entrada anual de turistas internacionais no Brasil |
Somatório de turistas internacionais no ano. |
6,9 milhões |
7,5 milhões |
8,1 milhões |
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Percentual do fluxo de viagens domésticas no modal aéreo |
[(Valor Atual - Valor Anterior) / Valor Anterior]*100 |
Crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior |
Crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior |
Crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior |
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Perspectiva: Resultados para usuários, beneficiários e partes interessadas |
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Objetivo Estratégico |
Descrição |
Indicador |
Fórmula de Cálculo |
Meta 2025 |
Meta 2026 |
Meta 2027 |
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OE02 - Estimular a inteligência mercadológica no setor do turismo |
Disseminar informações e dados sobre a atividade turística para subsidiar decisões estratégicas de gestores públicos e privados |
Número de parcerias firmadas para geração de informação estratégica |
Somatório de parcerias firmadas no ano |
1 por ano |
1 por ano |
1 por ano |
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Número de publicações com dados e informações estratégicas do setor |
Somatório de publicações realizadas por ano |
5 por ano |
5 por ano |
5 por ano |
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OE03 - Promover ações para dinamizar o turismo sustentável |
Desenvolver projetos integrados de estruturação, qualificação e promoção, visando à capilarização e a diversificação da oferta do turismo sustentável , acessível, responsável e inclusivo |
Número de novas ações do turismo responsável e sustentável implementadas |
Somatório de novas ações realizadas por ano |
2 novas ações por ano |
2 novas ações por ano |
2 novas ações por ano |
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Percentual de qualificações que incluam o conceito de sustentabilidade no conteúdo programático |
(Total de cursos com o referido conteúdo/Total de cursos ofertados)*100 |
50% por ano |
60% por ano |
70% por ano |
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Número de novas boas práticas em turismo responsável divulgadas no Mapa do Turismo Responsável |
Somatório de novas boas práticas divulgadas no Mapa do Turismo por ano. |
100 por ano |
50 por ano |
50 por ano |
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OE04 - Incrementar a formalização, a capacitação e a qualificação contínua do setor profissional nas atividades turísticas |
Promover um ambiente de excelência e competitividade por meio da formalização das atividades turísticas. Estimular a capacitação e qualificação contínua dos gestores e profissionais do setor, aprimorando habilidades e conhecimntos. |
Participação das ocupações formais do setor de turismo na economia nacional |
Percentual de participação das ocupações formais do setor em cada ano |
4% |
5% |
6% |
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Taxa de evolução anual da ocupação formal no setor de turismo |
[(valor atual - valor anterior)/valor anterior]*100 |
Aumento de 2% por ano em relação ao ano anterior |
Aumento de 2% por ano em relação ao ano anterior |
Aumento de 2% por ano em relação ao ano anterior |
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Número de prestadores de serviços turísticos cadastrados |
Somatório de cadastros mantidos na base no ano. |
200 mil cadastros mantidos |
210 mil cadastros mantidos |
220 mil cadastros mantidos |
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Taxa de formandos/concluintes de cada curso |
((Números de concluintes/Total de matriculados)*100 |
10% |
12% |
15% |
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Número de cursos/programas de qualificação/capacitação ofertados pelo MTur |
[(Número Atual - Número Anterior)/Número Anterior]*100 |
Crescimento de 10% em relação ao ano anterior |
Crescimento de 20% em relação ao ano anterior |
Crescimento de 30% em relação ao ano anterior |
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OE 05 - Aprimorar e fomentar a regionalização do turismo do Brasil |
Estreitar as relações com os órgãos estaduais e municipais de turismo e com as instâncias de governanças regionais, buscando a convergência de ações e de políticas públicas. |
Número de Instâncias de Governança Regional - IGR mantidas formalizadas no Mapa do Turismo |
Somatório de CNPJs mantidos cadastrados em cada ano. |
50 |
70 |
100 |
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Perspectiva: Processos Internos |
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Objetivo Estratégico |
Descrição |
Indicador |
Fórmula de Cálculo |
Meta 2025 |
Meta 2026 |
Meta 2027 |
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OE06 - Estruturar produtos e destinos turísticos brasileiros |
Aprimorar o desenvolvimento, a qualificação e a promoção de produtos e destinos brasileiros, por meio de políticas, programas e projetos. |
Percentual de conclusão de obras de infraestrutura turística no ano |
[Número de obras concluídas no período / (Número de obras em execução no período + concluídas no período)]*100 |
25% por ano |
26% por ano |
27% por ano |
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Número de apoios à formatação de produtos turísticos |
Somatório de produtos turísticos formatados por ano |
5 por ano |
5 por ano |
5 por ano |
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Percentual de municípios inseridos no Mapa do Turismo |
(Número total de municípios inseridos / Totalidade de municípios )*100 |
50% |
55% |
60% |
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Percentual de apoio a projetos de infraestrutura para o Turismo |
(Número de projetos aprovados / Número de projetos priorizados)* 100 |
80% por ano |
85% por ano |
90% por ano |
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OE08 - Fortalecer o Turismo Doméstico e Internacional |
Divulgar produtos e destinos para impulsionar o turismo nacional e internacional. |
Número de campanhas sobre programas, serviços e destinos turísticos |
Somatório de campanhas no ano de nível III do Manual do MTur. |
2 por ano |
2 por ano |
2 por ano |
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Número de novas iniciativas e ações para novas rotas aéreas e marítimas para destinos turísticos brasileiros |
Somatório de novas iniciativas e ações no ano. |
4 novas iniciativas aéreas por ano |
4 novas iniciativas aéreas por ano |
4 novas iniciativas aéreas por ano |
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Percentual de municípios inseridos no Mapa do Turismo |
(Número total de municípios inseridos / Totalidade de municípios )*100 |
1 nova iniciativa marítima por ano |
1 nova iniciativa marítima por ano |
1 nova iniciativa marítima por ano |
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OE08 - Impulsionar o Turismo como vetor econômico |
Estimular o investimento no setor, por meio da execução de políticas de financiamento, parcerias público-privadas e desburocratização no acesso ao crédito. |
Recursos disponibilizados aos agentes financeiros credenciados no Fungetur. |
(Montante de Recursos liberados/Disponibilidade autorizada na LOA referente ao Fungetur para o exercício)*100 |
100% por ano |
100% por ano |
100% por ano |
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Número de projetos de empreendimento turísticos cadastrados para viabilizar parcerias com o setor privado |
[(Número de projetos Atual - Número de projetos Anterior)/Número de projetos Anterior]*100 |
Aumento de 10% em relação ao ano anterior |
Aumento de 10% em relação ao ano anterior |
Aumento de 10% em relação ao ano anterior |
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Número de estudos e de projetos acompanhados ou estruturados para viabilizar parcerias com o setor privado |
Somatório de estudos ou projetos no ano. |
2 por ano |
2 por ano |
2 por ano |
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Aumentar a receita gerada por turistas internacionais no Brasil |
Somatório de receita anual gerada por visitantes internacionais no Brasil (US$) |
US$ 7,3 milhões |
US$ 7,7 milhões |
US$ 8,1 milhões |
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Perspectiva: Infraestrutura e aprendizagem |
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Objetivo Estratégico |
Descrição |
Indicador |
Fórmula de Cálculo |
Meta 2025 |
Meta 2026 |
Meta 2027 |
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OE09 - Fortalecer a gestão da informação e a inteligência de dados |
Desenvolver a gestão da informação para subsidiar a elaboração, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. |
Índice de cumprimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação |
(Total de ações executadas no ano / Total de ações previstas para o ano)*100 |
80% |
82% |
85% |
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Quantidade de base de dados do MTur disponíveis para consulta interna e externa |
Somatório de base de dados disponíveis ao final de cada ano. |
3 bases disponíveis |
4 bases disponíveis |
5 bases disponíveis |
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OE10 - Promover a melhoria do clima organizacional e da qualidade de vida dos servidores e colaboradores |
Implementar ações de desenvolvimento e de qualidade de vida, elevando os níveis de bem-estar, da saúde, de segurança psico-social e de integração social. |
Percentual de satisfação dos servidores e colaboradores |
(Avaliações positivas / Total de avaliações na pesquisa de clima organizacional)*100 |
60% |
65% |
70% |
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Número de iniciativas de bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal |
Somatório de iniciativas no ano |
5 por ano |
5 por ano |
5 por ano |
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OE11 - Fortalecer a governança |
Realizar ações coordenadas e efetivas que privilegiem a continuidade das atividades do órgão e subsidiem a tomada de decisão. |
Percentual de efetiva implementação do Plano de Melhorias em Governança e Gestão (Provenientes do Modelo de Gov. e Gestão Pública) |
(Quantidade de etapas cumpridas / Total de etapas previstas)* 100 |
40% |
60% |
80% |
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Percentual de cumprimento dos itens do Guia de Transparência Ativa (GTA). |
(Total de itens de transparência cumpridos / Total de itens de transparência obrigatórios)*100 |
100% |
100% |
100% |
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