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RETROSPECTIVA

SNDTur encerra 2022 com entregas que qualificam destinos e profissionais do Turismo

Formalização do setor e estruturação de novos produtos turísticos para comercialização são destaques do trabalho da secretaria no ano
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Publicado em 13/12/2022 10h29 Atualizado em 17/09/2025 07h14
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Aniversário de 5 anos da fiscalização foi um dos marcos de 2022. Crédito: Ascom

Responsável pela realização de ações de promoção, qualificação, formalização do setor de turismo, desenvolvimento de programas de estruturação e aumento de competitividade de destinos turísticos, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) encerra 2022 celebrando conquistas. Ações que apoiaram a recuperação do setor e que asseguram seu avanço e fortalecimento para os próximos anos.

“Estamos muito felizes com as entregas feitas em 2022, iniciativas que certamente mudarão a cara do turismo no Brasil, conferindo mais competividade aos nossos destinos e, mais do que isso, mudando a realidade social e econômica dos municípios por meio do turismo”, avalia o secretário da SNDTur, Fábio Pinheiro.

No campo da formalização, destaque para o recorde histórico de mais de 143 mil prestadores de serviços turísticos cadastrados junto ao Cadastur, um crescimento de 87% em relação a dezembro de 2018. Outro importante marco comemorado em 2022 foram os cinco anos das ações de fiscalização de empreendimentos turísticos com cadastro obrigatório realizado pela equipe de fiscalização da Pasta, paralisado durante a pandemia de Covid-19 e reiniciado em 2021.

Atenta a necessidade constante de qualificação profissional, em especial no momento de recuperação do turismo e de necessidade de fidelização dos viajantes brasileiros que passaram a escolher destinos nacionais para seus momentos de pausa, a Pasta seguiu investindo em cursos para melhorar a experiência dos turistas. Ao longo de 2022 foram ofertadas 30 mil vagas em 15 cursos de qualificação profissional.

Outra iniciativa inovadora lançada neste ano foi o Would You Like, método inovador de qualificação do idioma inglês voltado para prestadores de serviços turísticos. Para permitir que profissionais do turismo de todos os segmentos tenham acesso ao método, o Ministério do Turismo disponibilizou em seu canal do YouTube, 20 episódios com cerca de cinco minutos.

“Não tenho dúvida que a qualificação dos profissionais do turismo, aliado a melhoria da infraestrutura de nossos destinos é um legado que ficará para o turismo nacional. Sem dúvida a nossa gestão colocou o turismo no centro do desenvolvimento econômico de nosso país e ações e programas como os desenvolvidos pela SNDTur são a prova disso”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO - Um foco importante do trabalho da SNDTur diz respeito a estratégias de posicionamento dos destinos brasileiros e uma das ações prioritárias desenvolvidas foi a estruturação do Destino Turístico Inteligente (DTI). Em agosto foi apresentado, ainda, o Manual Metodológico DTI Brasil, que orienta o processo de implantação de destinos do tipo (AQUI) e as cidades integrantes do projeto-piloto receberam certificados de “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em Transformação”.

No campo da estruturação de roteiros e posicionamento de destinos, destaque para a segunda edição do projeto Experiências do Brasil Rural, uma parceria do MTur com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2022, seis roteiros - cadeias produtivas do café, cachaça, farinha e mel – foram selecionados. A iniciativa fortalece todo o segmento de Turismo Rural que aparece como forte tendência na busca dos viajantes. O projeto ganhou, ainda neste ano, um manual para divulgar as ações desenvolvidas no projeto, bem como sua fundamentação metodológica.

Ainda em 2022, a Pasta realizou o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, em Paraty (RJ), ocasião em que apresentou seu Programa Nacional de Turismo Gastronômico - Gosto Pelo Brasil. Iniciativa que prevê ações de estruturação e promoção com o objetivo de desenvolver o turismo gastronômico e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência neste segmento, valorizando a diversidade e singularidade de sua gastronomia e contribuindo diretamente para a ampliação das vantagens competitivas e o posicionamento do Brasil como destino gastronômico internacional.

No campo do turismo de natureza, o ano de 2022 foi marcado por avanços significativos na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), parceria do MTur com o Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em novembro, a SNDTur lançou o documento "Trilhas do Brasil: manual de estruturação e promoção turística das Trilhas de Longo Curso”, ferramenta essencial para o desenvolvimento de produtos turísticos nas trilhas de longo curso brasileiras.

O Turismo Responsável também foi uma preocupação da secretaria com o avanço em importantes políticas públicas como o Selo Turismo Responsável que estabeleceu protocolos sanitários para 15 atividades da cadeia turística, alcançando mais de 31,9 mil selos emitidos em todo o Brasil.

Destaque também para os avanços no Código de Conduta Brasil, programa com foco na prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Para fortalecer a iniciativa, o Ministério do Turismo firmou parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e lançou – em junho de 2022, o projeto, no âmbito do Programa Abrace o Marajó, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A Pasta promoveu, ainda, oficinas de sensibilização sobre o tema com a comunidade local.

PROMOÇÃO - No campo da promoção de destinos, destaque para o vídeo promocional sobre a importância do turismo náutico para o desenvolvimento do país. Outra importante entrega diz respeito ao lançamento da Websérie Cidades Criativas com 12 episódios contando um pouco mais sobre as cidades que integram a Rede UNESCO de Cidades Criativas. Vale ressaltar que os títulos são um importante diferencial competitivo para os municípios detentores.

O retorno dos festejos juninos foi tema de uma campanha nacional com foco em uma das principais festividades do Brasil e cuja ausência representou perda financeira importante para os destinos. As peças veiculadas na TV Aberta estimularam os brasileiros a viajarem para aproveitar o retorno das festas.

Por Lívia Nascimento

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
Tags: SNDTUR; Selo Turismo Responsável; RedeTrilhas; Gastronômico
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