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Missão internacional: Ministério do Turismo discute implantação de visto eletrônico para chineses

Em Pequim, secretária-executiva do MTUR cumpriu agenda institucional na Embaixada do Brasil na China
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Publicado em 12/12/2025 15h35 Atualizado em 12/12/2025 16h23

Agenda Brasil x China. Crédito: MTUR

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado, que irá chefiar a delegação brasileira no Fórum Econômico Mundial do Turismo (GTEF 2025), na cidade de Harbin, começou a agenda internacional na China, nesta sexta-feira (12). Em Pequim, a secretária se reuniu com o ministro conselheiro da Embaixada do Brasil no país asiático, Rafael Leme, e equipe do setor consular. No encontro, a chefe brasileira destacou os avanços com o novo sistema eletrônico para solicitação de vistos a turistas chineses. 

“Pequim é líder global de emissão de vistos para turistas estrangeiros no Brasil. O país é hoje o principal destino dos chineses na América Latina. Com o novo modelo eletrônico, esperamos melhorar e facilitar o acesso ao turista chinês no país. O fortalecimento do turismo com o nosso maior parceiro comercial é de suma importância para o governo brasileiro”, destacou a secretária.

Em 2025, mais de 80 mil turistas chineses já passaram pelo Brasil. Segundo dados da Embratur, São Paulo é o portão de entrada no país, seguido do Rio de Janeiro e Paraná. O novo sistema eletrônico e a cooperação com agências de turismo devem aumentar em 30% a emissão de vistos para chineses que pretendem visitar o Brasil a negócios e/ou lazer. Hoje, somente em Pequim, cerca de 180 vistos para o Brasil são emitidos diariamente, número ainda abaixo da crescente demanda.

 
“De 2023 para cá, saltamos de 42 mil turistas chineses para mais de 83 mil, até novembro deste ano. O fortalecimento do turismo bilateral entre Brasil x China é prioridade para o presidente Lula. Em 2026, o MTUR irá abrir um chamamento público para que agências de viagens sejam credenciadas e recomendadas pelo governo brasileiro a operar o serviço de receptivo turístico no país a grupos de chineses”, informou a secretária-executiva. 

Programa ADS China - Um Memorando de Entendimento (MoU), assinado pelo Ministério do Turismo, entre Brasil x China, busca a facilitação de viagens para grupos de turistas chineses ao Brasil. Em 2024, já havia 344 agências cadastradas. No ano passado, o Brasil recebeu 76.524 turistas do país asiático, um aumento de 79% em relação a 2023, o que representa um recorde histórico, segundo o MTUR. Para 2026, com o novo chamamento público, a expectativa é de que mais agências de turismo brasileiras se cadastrem no programa por conta do ano cultural Brasil x China.

Economia do Turismo - Em 2024, o setor de turismo na China contribuiu com cerca de 78 trilhões de dólares para o PIB - aumento de 23% comparado a 2023, o que gerou mais de 82 milhões de empregos, segundo relatório da WTTC. Para o ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na China, o aumento do fluxo de turistas chineses no Brasil é fundamental para criar oportunidades no setor e movimentar a economia.

“As relações entre Brasil x China só tendem a melhorar. Nosso empenho é sempre para facilitar a entrada de turistas no Brasil. Recentemente, nós assinamos contrato com uma nova empresa de Visa Center para implementação do visto eletrônico. A previsão é de que o sistema entre em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2026. O nosso interesse é de que a tecnologia facilite ainda mais a ida de chineses ao Brasil, seja a lazer ou negócios. Eu fico muito feliz que o Ministério do Turismo brasileiro já tenha percebido a potência da China para o setor”, reforçou o ministro Rafael Leme. 

Atualmente, cidadãos chineses precisam de visto ao entrar no Brasil para fins de turismo e/ou negócios, podendo permanecer por até 90 dias após a sua concessão. 


“As relações Brasil x China ganham cada vez mais relevância. O ministro brasileiro do Turismo, Celso Sabino, foi reconduzido à presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo e terá a China como vice-presidente na gestão. Em 2026, também celebraremos o ano cultural Brasil x China, que deve impulsionar ainda mais o turismo entre as duas nações movimentando a economia e gerando emprego e renda para o setor”, finalizou a secretária-executiva do MTUR.

Timóteo Lopes

Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Viagens e Turismo
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