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Ministério do Turismo e UNESCO selecionam instituto para promoção de Cidades Criativas e Destinos Turísticos Inteligentes

Projeto prevê a elaboração de três edições de uma publicação periódica que abordará inteligência de mercado, tendências, inovação e sustentabilidade no setor turístico
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Publicado em 18/08/2025 15h21 Atualizado em 17/09/2025 07h12
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Foto: Roberto Castro/MTUR

O Instituto Associação Comercial do Distrito Federal foi selecionado para o desenvolvimento e a promoção de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) nacionais e Cidades Criativas brasileiras, após a finalização de edital realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A iniciativa é parte de um projeto de cooperação técnica internacional e busca fortalecer a divulgação de municípios que integram inovação, sustentabilidade, cultura e desenvolvimento local.

A contratação visa a aprimorar a projeção e a gestão do turismo de forma sustentável, inovadora e criativa no país. A ação envolve a elaboração de três edições de uma publicação periódica que abordará inteligência de mercado, tendências, inovação e sustentabilidade no ramo turístico. O conteúdo será um importante instrumento de apoio à gestão pública e privada na área, oferecendo dados e análises atualizadas sobre oportunidades no segmento.

A seleção reflete a estratégia do Ministério do Turismo de promover uma transformação no setor, baseada no desenvolvimento de destinos inteligentes e na integração das indústrias criativas às políticas de promoção turística. A meta é valorizar a riqueza cultural local, fortalecer a identidade dos territórios, ampliar a inclusão social e, consequentemente, aumentar a atratividade e a competitividade das localidades nos cenários nacional e internacional.

Com o objetivo de inovar e transformar o turismo brasileiro, o Ministério do Turismo tem focado no desenvolvimento de destinos inteligentes e na inclusão de indústrias criativas. Os objetivos do órgão englobam reforçar a cultura e os valores que identificam os destinos, avançando na geração de emprego e renda a partir do aumento da atratividade e da competitividade turística nacional.

CIDADES CRIATIVAS - O Brasil integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO desde 2014, possuindo, desde então, 14 localidades reconhecidas internacionalmente no grupo. Segundo a UNESCO, as indústrias culturais e criativas tornaram-se essenciais para o crescimento econômico inclusivo, reduzindo as desigualdades e colaborando para o desenvolvimento sustentável.

As cidades brasileiras reconhecidas atualmente pela UNESCO são (cronologicamente):

Curitiba (PR) – 2014 – Design

Florianópolis (SC) – 2014 – Gastronomia

Belém (PA) – 2015 – Gastronomia

Santos (SP) – 2015 – Cinema

Salvador (BA) – 2015 – Música

Brasília (DF) – 2017 – Design

João Pessoa (PB) – 2017 – Artesanato

Paraty (RJ) – 2017 – Gastronomia

Fortaleza (CE) – 2019 – Design

Belo Horizonte (MG) – 2019 – Gastronomia

Recife (PE) – 2021 – Música

Campina Grande (PB) – 2021 - Artes midiáticas

Rio de Janeiro (RJ) – 2023 – Literatura

Penedo (AL) – 2023 – Cinema

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
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