Notícias
AGENDA
Ministério do Turismo apresenta ações para atrair investimentos ao setor no Brasil
Fotos: divulgação/B2L!VE
O III Fórum Internacional de Investimentos em Turismo, realizado nesta quarta-feira (04.03) em São Paulo (SP), foi palco da apresentação de ações desenvolvidas pelo Ministério do Turismo para atrair recursos privados ao setor no Brasil. Com a presença do secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, o evento reuniu gestores públicos, membros de organismos estrangeiros, empresários e especialistas, entre outros.
Representando o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, Sobral apontou iniciativas federais como a disponibilização do Guia de Investimentos em Turismo do Brasil, elaborado pela ONU Turismo e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). O conteúdo lista projetos prioritários na área com potencial estimado de US$ 4,5 bilhões, proporcionando uma visão estruturada do ambiente de negócios brasileiro. (Acesse AQUI o guia)
O secretário Carlos Henrique Sobral citou resultados recordes do turismo nacional e estimulou investidores a apostarem no país. “Vivemos um momento de intenso fortalecimento, e os resultados indicam a necessidade de uma maior integração entre o turismo e o mercado de capitais. Atrair investimentos ao turismo é essencial para girar este gigantesco setor e, também, gerar empregos, renda e dignidade ao nosso povo, uma prioridade do governo Lula”, afirmou Sobral, indicando dados a exemplo do número histórico de 9,2 milhões de turistas internacionais recebidos pelo Brasil em 2025.
“Após o recorde nas chegadas internacionais em 2025 – que, segundo a ONU Turismo, fez do Brasil líder em crescimento no ano, com uma alta de 37% –, já recebemos mais de 1,4 milhão de estrangeiros só em janeiro, o mesmo patamar do ano passado. Esse fluxo injetou US$ 731 milhões na economia nacional, o 3º melhor resultado de janeiro da história. E os robustos avanços do turismo se refletem na intensa abertura de postos de trabalho. Fechamos 2025 com 2,3 milhões de empregos formais no turismo, quase 5% de todas as ocupações no país. Por determinação do ministro Gustavo Feliciano, vamos trabalhar para que esses números continuem crescendo”, acrescentou o secretário do Ministério do Turismo.
Sobral lembrou que o Ministério do Turismo também oferece o Portal de Investimentos, plataforma com várias oportunidades de negócios no turismo brasileiro. (Acesse AQUI o portal) O secretário da Pasta ressaltou ainda que, por meio do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), empreendedores privados têm acesso a crédito em condições especiais, favorecendo a obtenção de capital de giro, a realização de obras e a aquisição de equipamentos.
SOBRE O EVENTO – Promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o encontro desta quarta-feira proporcionou a conexão direta de empreendedores com fundos de investimentos e grupos nacionais e internacionais, gerando um ambiente propício para negócios e possíveis parcerias. O objetivo foi promover o desenvolvimento do turismo como vetor de crescimento econômico e de atração de investimentos estruturantes ao estado.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo