Notícias
CARNAVAL
Confira os destinos nacionais mais procurados pelos foliões para o carnaval
Fotos: Flickr MTur Destinos - Cristo Redentor (RJ) e Praia de Ipioca (AL)
O carnaval promete levar multidões às ruas em todo o Brasil. A previsão é de mais de 65 milhões de foliões espalhados pelos quatro cantos do país, especialmente nas cidades litorâneas. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), os destinos de sol e praia e de cidades com experiências culturais típicas de carnaval lideram a preferência dos turistas para o período.
Neste cenário, Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL) dividem a liderança das buscas, seguidos por Porto Seguro (BA), Salvador (BA) e Porto de Galinhas (PE), que aparecem juntos na segunda posição. Recife aparece na terceira posição. Completam o ranking dos destinos mais procurados Fortaleza (CE), Mata de São João (BA) e São Paulo (SP), única cidade da lista que não contempla roteiros litorâneos, mas que se destaca pela força crescente do carnaval de rua, a ampla oferta de shows, eventos, entretenimento e gastronomia.
Entre os destinos nacionais emergentes, surgem como destaques Foz do Iguaçu (PR), Bonito (MS), Barreirinhas (MA) e Fernando de Noronha (PE) todos impulsionados pela combinação entre natureza exuberante, experiências únicas e a possibilidade de desacelerar. São opções que atendem ao viajante que busca um carnaval mais tranquilo, com tempo para se reconectar, aproveitar a paisagem e vivenciar um turismo de qualidade.
MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA – Além da alta movimentação de foliões pelo Brasil, o carnaval deste ano deve faturar R$ 18,6 bilhões apenas no mês de fevereiro — crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Caso a projeção se confirme, será o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2011, com base em dados do IBGE.
O desempenho reflete o momento positivo vivido pelo setor, sustentado pelo aumento da renda, pela geração de empregos e pela desaceleração da inflação, fatores que fortalecem o consumo e estimulam as viagens pelo país. Mesmo com o Carnaval sendo ponto facultativo, a data tradicionalmente movimenta intensamente a cadeia do Turismo, com destaque para os segmentos de transporte aéreo e rodoviário, hospedagem, locação de veículos, alimentação e entretenimento.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo