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8 em cada 10 brasileiros consideram o turismo importante para criação de empregos, revela pesquisa

Geração de vagas é o benefício econômico mais citado, atrás apenas de atração de investimentos. Nos últimos dois anos, setor gerou mais de 405 mil postos de trabalho com carteira assinada no País
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Publicado em 13/02/2025 18h22 Atualizado em 17/09/2025 07h29

Crédito: Arquivo/MTur

O turismo, além de ser uma atividade de lazer e enriquecimento cultural, é um motor econômico, responsável pela criação de diversas vagas de trabalho. Essa percepção é sentida por 84% dos brasileiros que consideram o setor importante para a geração de emprego. Os dados são da pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira, feita pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados e pelo Ministério do Turismo (MTur). Desde 2023, atividades ligadas ao turismo foram responsáveis pela criação de mais de 405 mil postos de trabalho com carteira assinada no Brasil.

Na visão de 43% dos brasileiros, o turismo nacional cresceu nos últimos dois anos. “A percepção do brasileiro reflete o tamanho do impacto econômico do turismo no país e os bons resultados obtidos durante os dois primeiros anos da atual gestão do governo do presidente Lula. A atividade turística é uma forma eficaz de promover desenvolvimento regional e reduzir a desigualdade no país”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A declaração do ministro vai encontro aos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), que revelam que o Brasil atingiu a menor taxa de desemprego da série histórica, registrando 6,6%. Apenas no setor de turismo, que envolve mais de 50 atividades econômicas, desde 2023 foram abertos 405.382 postos de trabalho formais no setor, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Diante desse cenário positivo, ainda há espaço para crescimento, já que 51% dos participantes da pesquisa acreditam que o Brasil tem muito potencial para exploração do turismo como atividade econômica. Ao serem questionados sobre o quanto o país aproveita esse potencial, os entrevistados se dividem: 43% acreditam que ele é aproveitado, sendo 19% muito aproveitado e outros 43% responderam que é pouco aproveitado.

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO - Citada em primeiro lugar na pesquisa como o principal benefício do turismo no Brasil, a atração de investimentos registrou um crescimento expressivo nas receitas estrangeiras em segmentos ligados à atividade turística em 2024. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, com base em informações do Banco Central (Bacen), o país recebeu US$ 360 milhões em investimentos diretos no setor, um aumento de 40% em relação a 2023.

COMBATE À DESIGUALDADE SOCIAL - O levantamento da Nexus e do Ministério do Turismo releva, também, que o combate à pobreza e à desigualdade social é a política pública com maior capacidade de impactar positivamente a atividade turística no Brasil. Na avaliação de 33% dos brasileiros essas ações são fundamentais e estratégicas para o país, quando se trata de alavancar o turismo. Em segundo lugar estão ações de incentivo para baratear custos em viagens a lazer, com 21%. Outras medidas citadas são ações de segurança pública (13%); investimento em infraestrutura nos destinos mais procurados (12%), incluindo obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); e políticas de qualificação profissional para o setor (6%).

METODOLOGIA - A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
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