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RODOVIAS

Renan Filho assina contrato que destrava obras fundamentais para a modernização da BR-040/495/RJ/MG

Trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro receberá melhorias que incluem a duplicação da Serra de Petrópolis; 10 municípios serão diretamente beneficiados
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Publicado em 02/10/2025 15h15 Atualizado em 03/10/2025 11h13
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Renan Filho assina contrato de concessão para a modernização da BR-040/495/RJ/MG, que receberá R$8,8 bilhões em investimentos.- Foto: Marcio Ferreira/MT
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Renan Filho assina contrato de concessão para a modernização da BR-040/495/RJ/MG, que receberá R$8,8 bilhões em investimentos.- Foto: Marcio Ferreira/MT
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Com a concessão da BR-040/495/RJ/MG, 10 municípios serão diretamente beneficiados, incluindo melhorias em segurança, mobilidade e infraestrutura ao longo de 218,9 quilômetros da rodovia. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Renan Filho assina contrato de concessão para a modernização da BR-040/495/RJ/MG, que receberá R$8,8 bilhões em investimentos.- Foto: Marcio Ferreira/MT
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Com a concessão da BR-040/495/RJ/MG, 10 municípios serão diretamente beneficiados, incluindo melhorias em segurança, mobilidade e infraestrutura ao longo de 218,9 quilômetros da rodovia. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Com a concessão da BR-040/495/RJ/MG, 10 municípios serão diretamente beneficiados, incluindo melhorias em segurança, mobilidade e infraestrutura ao longo de 218,9 quilômetros da rodovia. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Com a concessão da BR-040/495/RJ/MG, 10 municípios serão diretamente beneficiados, incluindo melhorias em segurança, mobilidade e infraestrutura ao longo de 218,9 quilômetros da rodovia. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Obras do túnel no trecho de subida da Serra de Petrópolis, interrompidas em 2016, serão retomadas em breve. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Obras do túnel no trecho de subida da Serra de Petrópolis, interrompidas em 2016, serão retomadas em breve. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Obras do túnel no trecho de subida da Serra de Petrópolis, interrompidas em 2016, serão retomadas em breve. - Foto: Marcio Ferreira/MT

Rodovia histórica, fundamental para a integração logística do Brasil, a BR-040/495/RJ/MG passa a viver uma nova fase a partir desta quinta-feira (2), com o contrato de concessão assinado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

O investimento de R$8,8 bilhões que começa a ser feito na rodovia irá beneficiar os mais de 49 mil motoristas que trafegam diariamente pelo trecho da estrada que vai de Juiz de Fora, em Minas Gerais, ao estado do Rio de Janeiro.

“No Rio de Janeiro, os três principais conjuntos de obras estavam parados, mas nessa gestão, todos estão andando. As obras da subida da Serra das Araras, já estão com mais de 50% de execução. O Contorno em Magé-Manilha também avança em ritmo acelerado. E hoje anunciamos a retomada das intervenções na BR-040, que vão impulsionar o desenvolvimento do estado e devolver qualidade de vida a todos que utilizam a rodovia”, destacou o ministro dos Transportes.

Entre as melhorias previstas pela Elovias, concessionária que venceu o leilão da BR-040/495/RJ/MG, destaca-se a duplicação da Serra de Petrópolis, demanda antiga da população, que sofre com congestionamentos frequentes e acidentes. Com as obras, ao invés das 4 faixas atuais, a estrada contará com 6 pistas.

Além disso, as escavações de um túnel no trecho de subida da serra, interrompidas em 2016, serão retomadas em breve. O túnel irá reduzir em cinco quilômetros a distância entre o Rio de Janeiro e Petrópolis, além de desviar o tráfego de grandes veículos, como caminhões, melhorando a mobilidade e segurança na região.

"Estamos empenhados em cumprir o contrato de forma célere e trazer maior segurança e comodidade para os motoristas. Esse é o nosso compromisso", disse Roberto Ribeiro Capobianco, presidente do Conselho Elovias.

O trecho que passa a ser administrado pela concessionária, de 218,9 quilômetros de extensão, é um dos principais corredores rodoviários do Brasil, por onde passa toda a carga que vai para Minas Gerais e o Centro-Oeste, a BR-040/495 também é estratégica para o turismo da região serrana do Rio de Janeiro.

“Agora vamos começar a ver as obras de fato sendo executadas e as mudanças na rodovia acontecendo. Isso vai contribuir muito para o desenvolvimento econômico e turístico de Petrópolis e municípios vizinhos, além de impactar no dia a dia de todos que utilizam a serra”, celebrou o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes.

Outras intervenções importantes na BR-040/495 serão executadas, ao longo dos 30 anos de contrato, como duplicações, faixas adicionais, vias marginais, túneis, passarelas, ciclovias, pontos de ônibus e um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais.

“Teremos o acompanhamento dos nossos dos servidores que vão fazer as obrigações do contrato serem cumpridas, entregando o que há de melhor para a sociedade, com infraestrutura, tecnologia e tarifa compatível. Nós teremos algumas praças, por exemplo, com mais de 60% de desconto na tarifa, um benefício direto no bolso dos motoristas", completou Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, resumiu o projeto como transformador. "Temos orgulho de ter conduzido os estudos desse projeto tão esperado pela sociedade. A modernização da BR-040 representa um salto de qualidade em mobilidade, segurança viária e desenvolvimento regional. Esse é um exemplo de como o planejamento técnico bem feito se traduz em benefícios concretos para milhões de brasileiros", disse. 

Estrada histórica

Inaugurada em 1861 por Dom Pedro II e batizada como Estrada União e Indústria, a BR-040 foi a principal rota dos barões do café e dos comerciantes, ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis, cidade serrana que servia de refúgio à família imperial durante longas temporadas de verão.

A Serra de Petrópolis está encravada na Serra do Mar, que é marcada por relevos íngremes e vales profundos, e sempre foi um obstáculo natural entre o litoral do Rio de Janeiro e o interior de Minas Gerais.

O trecho Rio-Petrópolis da rodovia foi o primeiro a ser pavimentado no Brasil, em 1928, por determinação do então presidente Washington Luís. Nos anos seguintes, a infraestrutura foi estendida até Juiz de Fora e, durante o governo de Juscelino Kubitschek, consolidou-se como uma das principais ligações com Brasília, a nova capital federal.

Os novos aportes irão contribuir para o desenvolvimento regional e a mobilidade, além de reduzir custos logísticos e atrair novos empreendimentos para a região. A geração de renda é outra externalidade positiva, uma vez que se espera a criação de mais de 72 mil postos de trabalho.

“Após os primeiros 100 dias do contrato, contando a partir de hoje, nós vamos voltar aqui para prestar conta à sociedade e dizer o que foi feito, o que mudou. É uma nova fase para essa rodovia”, finalizou Renan Filho.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
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