Notícias
RODOVIAS
Ministério dos Transportes publica edital para duplicação de mais um trecho da BR-104 em Alagoas
O Ministério dos Transportes lançou o edital para a duplicação e ampliação da capacidade da BR-104 no trecho do lote 1B, entre Branquinha e União dos Palmares, em Alagoas. As obras abrangem 12,7 quilômetros, entre os km 33,4 e km 46,1, e incluem pavimentação e melhorias de segurança, com o objetivo de eliminar pontos críticos e aumentar a fluidez do tráfego.
A licença ambiental para todo o lote já foi aprovada, e o valor total da contratação é de R$ 297 milhões. A sessão pública para abertura das propostas está marcada para 10 de novembro, com previsão de início das obras ainda em 2025.
As intervenções fazem parte do esforço do Governo Federal para aprimorar a malha rodoviária de Alagoas, que zerou o número de rodovias federais em péssimas condições no início de 2024.
Integração e oportunidades
Localizada no norte do estado, a BR-104 é um eixo estratégico de integração regional. Ela conecta Maceió, Murici e União dos Palmares a importantes polos econômicos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Com fluxo médio de cerca de 6 mil veículos por mês, o trecho entre Branquinha e União dos Palmares é essencial para o escoamento da produção local e o deslocamento diário entre municípios. A duplicação vai reduzir o tempo de viagem, tornar o trânsito mais seguro e aliviar a pressão sobre a BR-101, melhorando a distribuição do tráfego na região.
Além dos benefícios imediatos para motoristas e transportadores, a obra deve impulsionar o desenvolvimento econômico, gerar vantagens competitivas, promover inclusão social e reduzir desigualdades regionais, abrindo novas oportunidades de crescimento para o interior alagoano.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes