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INFRAESTRUTURA

Rio Grande do Sul, um ano depois da tragédia: como a atuação do Ministério dos Transportes devolveu mobilidade aos gaúchos em tempo recorde

“Os corredores humanitários foram fundamentais. Pessoas estavam desconectadas, faltou combustível, água e medicamentos nos hospitais”, recorda o ministro Renan Filho
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Publicado em 15/05/2025 14h27 Atualizado em 15/05/2025 16h22
Rio Grande do Sul
Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: arquivo pessoal
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Tragédia climática que destruiu boa parte do Rio Grande do Sul completa um ano; estado foi reconstruído em tempo recorde, com apoio do Ministério dos Transportes - Foto: Márcio Ferreira/MT

O dia 12 de maio de 2024 dificilmente vai sair da memória da gaúcha Juceli Regina Boschetti. A engenheira agrônoma mora pertinho da ponte sobre o rio Caí, entre os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis (RS).

“Foi um dia bastante conturbado. Por volta das 15h, notei que a ponte estava diferente. Caiu a noite fria, com chuva, uma noite realmente escura. A gente não tinha essa percepção do que realmente estava acontecendo. Então comecei a chamar as autoridades, informei meus vizinhos. A gente bloqueou a ponte colocando barreiras e impedindo veículos de passar, para que a gente não tivesse uma tragédia”, conta.

A ponte está entre os 145 pontos que foram interditados no Rio Grande do Sul, durante as chuvas que varreram o estado há um ano.

“A ponte liga vários municípios: Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Tivemos um impacto muito grande”, afirma Juceli.

Graças à resposta ágil do Ministério dos Transportes a situação foi rapidamente contornada.

“No dia 14 de maio, o ministro Renan Filho nos visitou. Naquela ocasião, viu o que aconteceu e informou que essa ponte seria uma prioridade para nós na Serra Gaúcha. Nessa data, Renan prometeu que em, no máximo, 6 meses a nova ponte estaria levantada. A maior parte das pessoas ainda não acredita que a obra foi entregue em tão pouco tempo”, celebra a engenheira, que viu a obra ser concluída em apenas quatro meses.

aspas-especial-rio_grande_do_sul_aspas-juceli.png
.

As chuvas de maio de 2024 afetaram 478 cidades gaúchas, causando o maior desastre climático na história do país, conforme o mais recente relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O setor de transportes teve prejuízo estimado de R$4,09 bilhões, conforme levantamento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Para minimizar os danos causados pelas enchentes, o Ministério dos Transportes criou corredores humanitários – ou caminhos assistenciais – para que veículos de emergência, doações, maquinário e itens essenciais tivessem acesso às cidades.

“Os corredores humanitários foram fundamentais. Pessoas estavam desconectadas, faltou combustível, água e medicamentos nos hospitais. Onde a rodovia alagou, nós, do Ministério e do DNIT, elevamos as vias com pedra. Teve estada em que passava só um veículo por vez. Foi assim que retornamos à trafegabilidade nas rodovias”, recorda o ministro dos Transportes, que visitou o Rio Grande do Sul em cinco oportunidades durante a reconstrução do estado, entre maio e dezembro de 2024.

O Ministério dos Transportes colocou cerca de R$3 bilhões à disposição do estado em 2024, ano da catástrofe climática. Para se ter uma ideia, o valor é seis vezes maior que o investido na infraestrutura do Rio Grande do Sul em 2022, último ano do governo anterior.

“Foi um período de muito aprendizado, de crescimento, porque aprendemos a trabalhar juntos, dentro do DNIT, em conjunto com outras instituições, e, assim, criar conexões de longo prazo”, relembra o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.

Foi o empenho irrestrito do Ministério dos Transportes e o trabalho incansável dos funcionários do DNIT, autarquia vinculada à pasta, que tiraram os mais de 870 mil gaúchos do isolamento causado pelas chuvas. Em um mês, com a atuação das equipes em mais de 1.450 quilômetros de rodovias diretamente impactadas, a trafegabilidade foi restabelecida em todas as estradas federais administradas pelo DNIT.

Reconstrução recorde

O artista plástico Paulo Schaefer mora em São Leopoldo, próximo ao Complexo viário da Scharlau, que fica na BR-116/RS, outro ponto tomado pelas águas que foi prontamente recuperado.

“Com tanta estrada obstruída, ponte caída, ficou marcado o dia em que o Ministério dos Transportes ergueu a pista da BR-116. Logo, foi possível a passagem de veículos. A obra foi fundamental na época para ligar a Serra Gaúcha, a região do Vale dos Sinos e a capital gaúcha, Porto Alegre”, recorda o artista.

E o esforço do Ministério dos Transportes no processo de reconstrução da infraestrutura do estado foi muito além da fase emergencial.

Paulo e outros 140 mil motoristas que utilizam diariamente o Complexo da Scharlau receberam, poucos meses depois da tragédia climática, uma estrutura completamente nova, com duas novas alças, alargamento das pistas de acesso e ampliação da capacidade de fluxo de veículos no viaduto, que passou a ter três faixas em cada sentido.

“Aquilo ali era um nó. Por aqui passavam ambulâncias com gente precisando de socorro, passavam caminhões e minha casa chegava a tremer porque é uma rua estreita. Daí tu vê a importância desse viaduto, é uma obra fundamental. É desobstruir uma veia que está trancando o coração das cidades”, celebra o artista plástico.

Considerado o maior gargalo logístico do Rio Grande do Sul, o Complexo da Scharlau é caminho tanto para quem acessa Porto Alegre quanto para quem vai para a região de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Gramado e Canela, polos econômicos e turísticos do estado. A obra recebeu investimentos de R$80 milhões.

Com investimento robusto e celeridade nas ações, o Ministério dos Transportes se mostrou como um ator indispensável no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul. Um trabalho que teve como prioridade devolver a mobilidade e a qualidade de vida ao povo gaúcho. Compromisso que a pasta reafirma, constantemente, com todo o restante da população brasileira.



Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
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