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Um dos principais corredores logísticos do país para o escoamento de grãos, Rota Verde, em Goiás, começa a viver um novo ciclo

Renan Filho participou nesta terça (29) da cerimônia que marca o início das obras nas BRs-060/452/GO
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Publicado em 29/04/2025 15h18 Atualizado em 29/04/2025 15h36
agenda em rota verde
"É o maior investimento que essa região vai receber em infraestrutura", afirma Renan Filho, sobre o início das obras na Rota Verde (GO) - Foto: Marcio Ferreira/MT
agenda em rota verde
"É o maior investimento que essa região vai receber em infraestrutura", afirma Renan Filho, sobre o início das obras na Rota Verde (GO) - Foto: Marcio Ferreira/MT
"É o maior investimento que essa região vai receber em infraestrutura", afirma Renan Filho, sobre o início das obras na Rota Verde (GO) -
"É o maior investimento que essa região vai receber em infraestrutura", afirma Renan Filho, sobre o início das obras na Rota Verde (GO) - Foto: Marcio Ferreira/MT
agenda em rota verde
"É o maior investimento que essa região vai receber em infraestrutura", afirma Renan Filho, sobre o início das obras na Rota Verde (GO) - Foto: Marcio Ferreira/MT

Um trecho crucial das BRs-060/452, em Goiás, começa a receber, a partir desta terça-feira (29), uma série de melhorias emergenciais. O ministro dos Transportes, Renan Filho, participou da cerimônia em que foi apresentado o Plano de 100 dias da concessionária, que prevê obras prioritárias em 452 quilômetros das rodovias, no eixo Goiânia - Rio Verde - Itumbiara. 

"Quando você abre uma estrada boa, por ela passam o carro, a motocicleta, o caminhão, o ônibus e passa também o desenvolvimento. Estrada boa melhora a vida das pessoas, melhora o hospital, melhora a universidade. É o maior investimento que essa região vai receber em infraestrutura", afirmou Renan Filho durante o evento.

Com investimento aproximado de R$7 bilhões, o projeto de concessão vai transformar a chamada Rota Verde, um dos principais corredores logísticos do país para o escoamento de grãos, que abriga grandes empresas do agronegócio e importantes feiras do setor.

"O Plano de 100 dias foi construído ouvindo os principais atores, tanto as prefeituras que estão no trecho, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Isso nos permitiu mapear um conjunto de pontos de intervenção muito importantes", reforçou Vaney Iori, diretor-presidente da Rota Verde Goiás, que irá administrar as rodovias pelos próximos 30 anos. 

Ele ainda destacou a implantação e manutenção de 600 placas e mais de cinco mil pontos de intervenção no asfalto, assim como a previsão de restauração de 5.127 metros da rede de iluminação viária.

O projeto prevê ainda:

  • duplicação de 31,1 quilômetros
  • implantação de 122,7 quilômetros de faixas adicionais
  • 28,9 quilômetros de vias marginais
  • 14 passarelas para pedestres
  • 36 pontos de ônibus
  • 11 passagens de fauna
  • um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros

Motorista de caminhão há 20 anos e morador da região, Calixto Souza está animado com a expectativa de mudanças na região. 

"Antes a gente tinha muitos acidentes aqui e não havia acostamento. Se o veículo quebrava, nem tinha onde parar. Agora, com a duplicação da rodovia, isso vai melhorar, o trânsito vai fluir", afirma.

As melhorias não só garantem maior fluidez e segurança ao trânsito, como também aquecem a economia local: 58 mil empregos diretos e indiretos serão gerados com as obras.

“Goiás tem sido um dos estados que mais tem recebido investimento, sejam eles públicos, através do orçamento do Ministério dos Transportes, sejam eles privados, através dessas modelagens inteligentes e modernas das concessões. E isso vai garantir o crescimento e a pujança do nosso estado", destacou o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Rota VerdeRodoviasBR-060/452/GOGoiás

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