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Pacote de obras na BR-040/GO/MG inclui intervenções em 1.000 pontos da rodovia e irá beneficiar mais de 4,2 milhões de pessoas

Plano de 100 Dias da Via Cristais foi apresentado nesta segunda (10); trecho entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte (MG) terá R$ 12 bilhões em investimentos
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Publicado em 10/03/2025 15h24
Plano 100 dias
Plano de 100 Dias da Via Cristais foi apresentado nesta segunda-feira (10) - Fotos: Jeff D'Avila/ANTT
Plano 100 dias
Plano de 100 Dias da Via Cristais foi apresentado nesta segunda-feira (10) - Fotos: Jeff D'Avila/ANTT
Plano 100 dias
Plano de 100 Dias da Via Cristais foi apresentado nesta segunda-feira (10) - Fotos: Jeff D'Avila/ANTT

O ano começa com uma série de obras que irão melhorar o fluxo e garantir a segurança de quem trafega pela BR-040/GO/MG, um dos principais corredores logísticos do Brasil. Mais de 1.000 pontos da rodovia, entre os municípios de Cristalina (GO) e Belo Horizonte (MG), receberão intervenções já nas próximas semanas. As ações integram o Plano de 100 Dias da Via Cristais, que foi entregue nesta segunda-feira (10), durante evento em Contagem (MG).

“Nós estamos promovendo a transformação das obras que Minas precisa. Nos quatro leilões realizados aqui no estado nós temos mais de R$ 40 milhões de investimentos contratados. Isso, além dos grandes números, quer dizer emprego, renda, desenvolvimento social e segurança viária”, afirmou durante a cerimônia o diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.

A Via Cristais, empresa da VINCI Highways, assumiu oficialmente a administração do trecho viário, com 594 quilômetros. Dentre as ações, estão reparos de pavimento, troca e instalação de nova sinalização. Também serão restabelecidos serviços essenciais como socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar.

Ao longo dos próximos 30 anos a nova concessionária irá aportar R$12 bilhões tanto para ampliação do fluxo com duplicações e terceiras faixas quanto manutenção viária. Mais de 14 mil veículos cruzam diariamente a BR-040/GO/MG. Grande parte são caminhões que escoam a produção agroindustrial de Goiás com destino aos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, mais de 4,2 milhões de pessoas vivem em municípios situados ao longo da estrada como Cristalina, Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Curvelo e Paraopeba e serão igualmente beneficiadas pelas melhorias.

“Isso é resultado de um trabalho integrado e alinhado entre o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, um trabalho interfederativo com os estados e com os municípios que são impactados, com olhar associativo e econômico”, disse Guilherme Theo Sampaio.

Mais em 7 anos

Do investimento total de R$ 12 bilhões previsto para os próximos 30 anos na BR-040/GO/MG, ao menos R$ 3,8 bilhões serão aportados em ações estruturantes durante os sete primeiros anos de concessão.

Já para 2026 está prevista a entrega de dois Pontos de Parada de Descanso (PPDs), sendo um no km 155 em Goiás e uma no km 272, em Minas Gerais. Esses espaços são voltados a caminhoneiros e transportadores que usam a rodovia e precisam fazer pausas, seja durante o dia ou pela noite. Os PPDs contam com alojamento de repouso, cozinhas compartilhadas, lojas de conveniência e acesso à internet.

O leilão da BR-040/GO/MG aconteceu em 2024. Na ocasião, a companhia apresentou um desconto de 14,32% no valor do pedágio. Além dos 5% de desconto por uso da tag automática, carros, caminhonetes e furgões terão o abatimento progressivo por uso frequente do trecho rodoviário.

Minas em obras

O Ministério dos Transportes tem trabalhado de maneira intensa para garantir o aumento nos investimentos em infraestrutura viária e os efeitos disso são visíveis em Minas Gerais. Em janeiro de 2021, penúltimo ano da gestão anterior, 19% das estradas mineiras eram classificadas com níveis “péssimo” de trafegabilidade, um índice que caiu para somente 3% em janeiro deste ano, conforme dados do Índice de Condição da Manutenção (ICM), medido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Em fevereiro, o Ministério dos Transportes, juntamente com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Nova 381 lançaram o Plano de 100 Dias com as primeiras ações de intervenção na BR-381/MG. Com isso, a estrada, que já foi considerada a “Rodovia da Morte” teve R$ 9,5 bilhões garantidos, após um leilão histórico promovido pelo Governo Federal.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: RodoviasBR-040ObrasGoiásMinas Gerais

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