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RODOVIAS

BR-381/MG: Ministério dos Transportes publica edital para duplicação de trecho da rodovia na saída de Belo Horizonte

Certame prevê contratação de projetos básico e executivo da obra, que contempla 13,4 quilômetros de pistas, desde a capital mineira até Caeté. Melhorias são demanda histórica da população
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Publicado em 06/09/2024 14h44 Atualizado em 11/10/2024 12h13
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Em Minas, DNIT está à frente das melhorias previstas nos lotes 8A e 8B - Foto: Marcio Ferreira/MT

O Ministério dos Transportes deu mais um passo importante para a melhoria da infraestrutura rodoviária brasileira. Demanda histórica, a restauração e a duplicação do chamado lote 8B da BR-381/MG serão executadas. O trecho vai desde a saída de Belo Horizonte até o município de Caeté. O edital de licitação para contratação dos projetos básico e executivo das obras foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (6). Também nesta sexta, o governo federal publicou os editais de concessão dos Lotes 3 e 6 das rodovias integradas do Paraná: são previstos investimentos de mais de R$ 35,8 bilhões.

No caso da via mineira, as obras se estendem por cerca de 13,4 quilômetros, indo do entroncamento com a MG-435 (Caeté) até o entroncamento com a MG-020 (Av. Cristiano Machado/Belo Horizonte). O percurso é conhecido pelos longos congestionamentos, que costumam deixar o trânsito completamente parado por horas, tanto para quem sai quanto para quem chega à capital mineira.

Confira a íntegra do edital

A duplicação é parte das ações do Ministério dos Transportes voltadas à modernização da BR-381/MG. Em agosto, o ministro Renan Filho bateu o martelo no leilão de concessão de cerca de 296,3 quilômetros da rodovia, de Caeté a Governador Valadares. Para assegurar o sucesso do certame, foram promovidas adequações ao projeto. Uma das principais mudanças consistiu na entrega das obras da saída de Belo Horizonte ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dividindo os percursos em dois lotes: 8A e 8B. Apesar da curta extensão em comparação à parte concedida, os segmentos sob responsabilidade do DNIT englobam pontos considerados altamente críticos. Atualmente a estrada é simples – mão e contramão – e sem acostamento na maior parte do percurso.

No caso do Lote 8A, as ações envolvem duplicação da via entre Ravena e Caeté. O certame para contratação das obras está em fase de análise de propostas. A data para início dos trabalhos será definida somente após a homologação e assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação, e posterior assinatura da ordem de serviço.

Em relação ao Lote 8B, as interessadas podem encaminhar suas propostas para o site de compras do Governo Federal: a abertura dos envelopes está prevista para às 15h do dia 4 de dezembro.

Paraná
As concessões dos Lotes 3 e 6 do Paraná preveem a realização melhorias e manutenção em mais de 1.200 quilômetros de rodovias estaduais e federais. Mais de 3,1 milhões de pessoas serão impactadas pelas ações de adequação das estradas, como duplicação e construção de faixas adicionais e vias marginais. Cada contrato terá duração de 30 anos.

O leilão do Lote 3 está previsto para ocorrer no dia 12 de dezembro, com aportes de R$ 15,8 bilhões em obras e serviços operacionais. Esse trecho passa pelas regiões do Norte do estado, Campos Gerais e Vale do Itajaí, somando 569,870 quilômetros de extensão. Ele abrange as BRs-369/373/376 e as rodovias estaduais PR-090/170/323/445.

Em relação ao Lote 6, são 462,4 quilômetros (BRs-163/277/469 e PRs-158/180/182/280/483 662,120 km), os quais se estendem entre o Centro-Sul, Oeste e Sudoeste do Paraná. O leilão está agendado para o dia 19 de dezembro e a estimativa é de R$ 20 bilhões em investimentos – também somadas intervenções e serviços.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Paraná Minas GeraisBR-381/MGBelo HorizonteRodovias
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