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RODOVIAS

VINCI Highways SAS vence disputa por Rota dos Cristais no leilão mais concorrido do ano

Concessão da BR 040/GO/MG ao grupo francês tem duração de 30 anos e vai receber mais de R$12 bilhões em investimentos. Trecho é essencial para ligação entre Centro-Oeste e Sudeste do país
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Publicado em 26/09/2024 15h48 Atualizado em 22/11/2024 17h27
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Renan Filho bate martelo para oficializar ecerramento do leilão da BR-040/GO/MG, a Rota dos Cristais - FOTO: Marcio Ferreira/MT
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Rota dos Cristais vai receber cerca de R$ 12 bilhões em investimentos, entre captação e serviços operacionais - FOTO: Divulgação/DNIT
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BR-040/GO/MG é uma das principais ligações entre Cestro-Oeste e Sudeste do país - FOTO: Divulgação/DNIT
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Grupo francês VINCI Highways SAS estreia em leilões rodoviários vencendo certame da Rota dos Cristais - FOTO: Marcio Ferreira/MT
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Ministério focou em baixa tarifa de pedágio para decidir a concorrência. Rodovia já foi parte de concessão antes - FOTO: Divulgação/DNIT
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Disputa pela BR-040/GO/MG na Bolsa de Valores teve quatro proponentes, maior número no ano até agora - FOTO: Marcio Ferreira/MT
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“Investimento estruturado, com menor tarifa possível ao cidadão, essa é nossa meta e o que a gente vem conseguindo fazer”, apontou o ministro - FOTO: Marcio Ferreira/MT
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"Digo que uma rodovia duplicada, com marginais, terceiras faixase, passarelas… é uma vacina", comparou o vice-presidente Geraldo Alckmin - FOTO: Marcio Ferreira/MT
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Setor da B3 foi totalmente ocupado por autoridades e empresários durante certame - FOTO: Marcio Ferreira/MT
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Este é o terceiro leilão realizado pelo Ministério dos Transportes só este ano - FOTO: Marcio Ferreira/MT

Após apresentar uma oferta de desconto de 14,32% sobre a tarifa de pedágio, o grupo francês VINCI Highways SAS venceu a disputa pela concessão da BR 040/GO/MG, no trecho de 594,80 quilômetros que vai de Cristalina, em Goiás, à capital mineira de Belo Horizonte. O ministro dos Transportes, Renan Filho, bateu o martelo confirmando a vitória no leilão da rodovia, que aconteceu na sede da B3, em São Paulo, nesta quinta-feira (26). O evento também contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, assim como do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.

A empresa, estreante em certames rodoviários no Brasil, teve a melhor proposta conforme critério do edital e a previsão é de que sejam investidos mais de R$ 12 bilhões (somando captação e serviços operacionais) em melhorias na estrada. O contrato prevê a operação da nova concessionária ao longo dos próximos 30 anos, prazo da outorga
. 

Renan Filho destacou a atenção do Ministério dos Transportes sobre a BR-040 e a importância logística deste empreendimento para a população brasileira . “Investimento estruturado, com a menor tarifa possível ao cidadão, essa é nossa meta e o que a gente vem conseguindo fazer”, confirmou. O ministro também comentou sobre o que definiu como “a mais arrojada agenda de leilões de concessão para o transporte rodoviário no país” e deu boas-vindas à nova concessionária. “Que a VINCI seja bem-vinda aos leilões nacionais e possa colaborar com outros. Estamos vivendo um momento muito salutar para o país, com players consolidados que olham para os nossos projetos. É uma construção coletiva para que tenhamos mais leilões e leilões mais competitivos que, com certeza, vão ajudar a avançar nossa infraestrutura", completou. le ainda reforçou o compromisso do governo em assegurar recursos para manutenção e melhorias das rodovias federais. Em maio de 2024, o Índice de Condição da Manutenção (ICM) em todo o país bateu o recorde da melhor proporção de malha boa (70%) e menor proporção de malha péssima (12%) desde 2016.

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    A BR 040/GO/MG é essencial para o escoamento de grande parte da produção agrícola do Centro-Oeste, forte produtor de grãos. Ela conecta o interior do país a parte do Sudeste, principalmente os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A rodovia ainda corta a Central Mineira. A região ganhou o apelido de Nova Fronteira Agrícola devido tanto à privilegiada posição logística, quanto ao aumento na produção de milho, soja e sorgo, algo que se soma à vocação para pecuária de corte, com tradição já consolidada.

“Com esses investimentos, o Ministério dos Transportes espera cumprir o seu papel para o desenvolvimento nacional, fazendo um convite à iniciativa privada, fazendo aquilo em que eu mais acredito, que é o somatório de esforços”, ponderou Renan Filho.

A fala do ministro se soma à do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. “Esta casa é um teste ergométrico, é para testar o nosso valor para o setor privado. Mas mais do que isso. O que fazemos aqui gera emprego, muito emprego no país. E mais, como médico, digo que uma rodovia duplicada, com marginais, terceiras faixas, passarelas… é uma vacina. É uma vacina! Depois de problemas do coração e câncer, a terceira maior causa de morte no mundo vem de eventos externos, como acidentes rodoviários. Com aportes como esse, pensando até em gastos de saúde, ajudamos o desenvolvimento do país”, avaliou.

“A VINCI Highways tem muito orgulho de se tornar a nova operadora desta rodovia estratégica para a mobilidade de Minas Gerais e Goiás. Vamos trabalhar para melhorar a conectividade, oferecer serviços de qualidade aos usuários, implementar políticas ambientais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Sabemos da importância do transporte rodoviário para o crescimento do Brasil e estamos prontos para agregar valor à infraestrutura, tornando-a mais segura, eficiente e adaptada às necessidades do futuro”, disse o diretor executivo da VINCI Highways para a América Latina, Laurent Cavrois, após anúncio da vitória.

O grupo VINCI atua prioritariamente com operação de aeroportos, estando em 13 países e administrando oito contratos desta modalidade no Brasil. Em 2022, comprou parte do grupo Entrevias, que opera atualmente 570 km de rodovias paulistas.


De acordo com o projeto, a concessionária VINCI Highways SAS irá aportar na rodovia R$ 6,495 bilhões em Capex (REIDI) e 5,601 bilhões de Opex. Dentre as obras previstas para melhoria viária da BR 040/GO/MG,  estão 9,9 quilômetros de duplicações, implantação de faixas adicionais, construção de 43 passarelas e 226 novos acessos, além de passagem de fauna. A estimativa é de que haja uma geração de 94.104 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.



Concorrentes

O leilão da BR 040/GO/MG foi o mais concorrido entre os certames promovidos pelo Ministério dos Transportes até aqui, neste ano. Ao todo, quatro grupos disputaram a concessão da rodovia, além da vencedora VINCI. O consórcio Nova BR-040 (formado pela 4Um - Opportunity), CCR S.A e BTG Pactual Infraestrutura. O maior desconto sobre tarifa de pedágio, associado à curva de aporte proporcional ao Capex, foi fator determinante para avaliação dos candidato.

Dos quatro proponentes, a CCR aparece como o mais consolidado no setor e fez a menor oferta entre os quatro proponentes, com oferta de desconto de 1,75%. Atualmente, a CCR possui 11 rodovias concessionadas no Brasil. Nenhuma delas, porém, em Minas Gerais. Entre as vias administradas pelo grupo estão trechos das BRs 101 e 116, que atravessam os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O BTG Pactual, com sua principal atuação no mercado bancário de investimentos, surge como estreante na disputa por rodovias e inaugurou este ano um segmento voltado para infraestrutura. A oferta de desconto do grupo ficou em 7,50%.

Já o consórcio Nova BR-040 uniu em sociedade o grupo 4UM e o Opportunity, que foram concorrentes no último leilão promovido pelo Ministério dos Transportes, para administrar a BR-381/MG. O consórcio teve a segunda melhor oferta e por pouco não fica apto a disputa de lances viva-voz, propondo desconto de 9,09%.

BR–040

A Rota dos Cristais (BR 040/GO/MG) é o segundo leilão de relicitação da BR-040 dentro da gestão atual do Ministério dos Transportes. O certame anterior aconteceu em abril deste ano e compreendeu o trecho de 218,8 km de extensão que liga Juiz de Fora, em Minas Gerais, ao Rio de Janeiro. Saiu vencedor o Grupo EPR Via Mineira, formado pelas empresas Perfin e Equipav, que apresentou um desconto sobre a tarifa básica de pedágio de 11,21%.

Com uma extensão total de 1.116,8 km, a BR-040 era operada pelas concessionárias Via040, que administrava 936,8 km da rodovia, e Concecer, com 180 km. Após a finalização dos contratos, o Ministério dos Transportes decidiu pela divisão dos dois lotes em quatro trechos menores, assegurando, assim, a viabilidade econômica para as novas propostas. 

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: LeilãoRodoviasBR-040Rota dos CristaisSão Paulo
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