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RODOVIAS

Edital do Ministério dos Transportes permitirá construção de nova ligação entre Penedo (AL) e Neópolis (SE)

“Essa obra representa um impulso no desenvolvimento do Nordeste, favorecendo o escoamento da produção local e impulsionando o turismo de toda a região”, declarou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Estrutura vai fortalecer turismo no baixo São Francisco
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Publicado em 03/10/2023 13h50 Atualizado em 03/10/2023 14h15
Ministro Renan Filho apresentou o projeto da nova ponte
Ministro Renan Filho apresentou o projeto da nova ponte - Foto: Marcio Ferreira/MT
Ponte vai ligar as cidades de Penedo e Neópolis
Ponte vai ligar as cidades de Penedo e Neópolis - Foto: Reprodução/DNIT
Ministros e governadores assinaram o edital de licitação da ponte
Ministros e governadores assinaram o edital de licitação da ponte - Foto: Marcio Ferreira/MT
Estrutura terá passagens para pedestres e ciclistas
Estrutura terá passagens para pedestres e ciclistas - Foto: Reprodução/DNIT
Governadores e parlamentares dos dois estados participaram do evento
Governadores e parlamentares dos dois estados participaram do evento - Foto: Marcio Ferreira/MT

Atendendo à uma demanda histórica da população de Alagoas e de Sergipe, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, lançou nesta terça-feira (3) o edital de licitação que permitirá a construção de uma nova ponte rodoviária entre os estados, ligando os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE). Erguida na BR-349/AL/SE, sob o Rio São Francisco, a estrutura será fundamental para aumentar a segurança viária no deslocamento dos milhares de habitantes das duas regiões e, consequentemente, melhorar a integração no Nordeste.

“Essa obra representa um impulso no desenvolvimento do Nordeste e o início de uma nova etapa para os dois estados. Por meio dela, a produção regional poderá ser transportada com mais facilidade, aquecendo a economia local, além do impacto positivo para o turismo do sul de Alagoas e do norte de Sergipe, gerando mais emprego e renda para os dois estados”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho, durante solenidade em Brasília.

Por meio do Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC), a construção terá como resultado a facilidade no escoamento de produtos e o aumento do fluxo de turistas que passam por toda a área de influência. Este modelo permite que a mesma empresa elabore o projeto e depois seja responsável pela construção da ponte, que trará como benefício a diversificação de serviços como o artesanato, comércio local, gastronomia e hotelaria.

O projeto de implantação da ponte também está em sintonia com os programas que visam à melhoria da qualidade ambiental do Rio São Francisco, alinhado às melhores práticas de sustentabilidade, importante diretriz da gestão. No total, a estimativa é de R$ 300 milhões em investimentos previstos no empreendimento e o prazo estimado para a execução das obras é de 36 meses após a assinatura do contrato com a empresa responsável.

Impacto

Os benefícios da obra irão além das regiões impactadas diretamente, que vai além da união de Sergipe e Alagoas.

• “Com essa ponte, o cidadão pode sair da Bahia e chegar a Pernambuco pelo litoral, incrementando o turismo em parte significativa do Nordeste brasileiro”, explicou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, presente na solenidade de lançamento;
• Sustentabilidade. “É o que o mundo exige e o que estamos fazendo com essa obra. A ponte de integração vai fomentar a região do Baixo São Francisco, que agora estará mais fortalecido”, acrescentou o governador de Alagoas, Paulo Dantas.
• Desenvolvimento econômico. “Turismo é emprego. Uma obra como essa representa mais oportunidade e, consequentemente, mais dignidade para a população” defendeu o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.

Estrutura

De acordo com o projeto elaborado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a estrutura estará localizada entre as rodovias estaduais AL-225 e SE-335:

• Ponte sobre o Rio São Francisco: 1,18 quilômetro;
• Alças para os acessos e retornos: 3,3 quilômetros;
• Duas passagens de pedestres e ciclistas de 2,3 metros;
• Vão de navegação estimado de 150 metros;
• Duas faixas de rolamento com 3,6 metros.

Também participaram da solenidade o diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão; os prefeitos de Penedo (AL), Ronaldo Pereira Lopes; de Neópolis (SE), Celio Lemos Bezerra; e de municípios da área de influência; parlamentares das câmaras legislativas dos dois estados; além de parlamentares das bancadas federais dos dois estados no Congresso Nacional.

Mais investimentos

O entendimento do Governo Federal de que o investimento em infraestrutura de transportes deve ser uma política pública de destaque permitiu a retomada de uma série de iniciativas em todo o país, incluindo Alagoas e Sergipe. Ambos os estados estão com 100% da malha viária coberta por contratos de manutenção e conservação. Os estados tiveram um incremento considerável no orçamento para a manutenção e construção de rodovias em 2023.

Alagoas:

• R$ 436,4 milhões - montante é 3,3 vezes o valor que foi pago em 2022, pela gestão anterior;
• Novo PAC: R$ 1,8 bilhão para projetos de rodovias e ferrovias;

Sergipe:

• R$ 302,7 milhões - orçamento 4 vezes maior que o investimento em 2022;
• Novo PAC: R$ 1,3 bilhão para projetos de rodovias e ferrovias.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Tags: AlagoasSergipeRenan Filho Marcio MacêdoDNIT

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