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INFRAESTRUTURA

Orçamento quase quatro vezes maior do Ministério dos Transportes vai ampliar conexão com o Amapá

Está prevista a aplicação de aproximadamente R$ 300 milhões pelo Governo Federal em obras. Valor permite construção da primeira IP4 no estado
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Publicado em 24/07/2023 19h17 Atualizado em 22/02/2024 16h04

O reforço do orçamento do Ministério dos Transportes vai ajudar a ampliar a conectividade do Amapá com os outros estados da região Norte e o resto do Brasil. Com cerca de R$ 300 milhões disponíveis para investimento em 2023, será possível construir a primeira instalação portuária de pequeno porte (IP4) amapaense e retomar as obras na BR-156/AP, cujas ordens de serviço foram assinadas nesta segunda-feira (24), em Macapá (AP).

Serão investidos R$ 26,7 milhões para construção da IP4 de Santana, empreendimento que vai impulsionar o turismo local e facilitar o transporte de moradores da região. O porto também vai fortalecer o desenvolvimento econômico da região, que, pelas rotas fluviais, passará a transportar alimentos, medicamentos e vestuários. As obras serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O IP4 de Santana contará com lojas, lanchonetes e bilheteria. O novo porto terá cais flutuante de 52 metros de comprimento. A instalação portuária inclui a construção de uma passarela metálica de acesso a pedestres. “É uma demanda antiga da população amapaense, de mais de uma década, que estamos transformando em realidade. Esta obra vai mudar diretamente a vida de mais de 100 mil pessoas”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Mais investimentos

Além de autorizar o início das obras da IP4 de Santana, o Governo Federal assinou nesta segunda-feira (24) três ordens de serviços fundamentais para promover melhorias ba BR-156/AP, nos lotes 1 do trecho Sul e 2 e 3 do trecho Norte. Segundo o DNIT, o lote 1 prevê investimento de aproximadamente R$ 240 milhões. Já no trecho Norte serão aplicados R$ 500 milhões.

O prazo de execução dos contratos de pavimentação é de três anos, a depender das condições climáticas. Com extensão de 822 quilômetros, a rodovia corta todo o estado do Amapá e interliga o munícipio de Jari, na divisa do Pará, até Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa.

Com informações da Coordenação Geral de Comunicação Social do DNIT

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Tags: IP4DNITBR-156Renan FilhoAmapá

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