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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2023 04 Após desapropriações, Fico tem novo trecho de 80 quilômetros de frente de obras
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Notícias

FERROVIAS

Após desapropriações, Fico tem novo trecho de 80 quilômetros de frente de obras

Por meio da Infra S.A., Ministério dos Transportes libera áreas para construção entre as cidades goianas de Crixás e Santa Terezinha de Goiás
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Publicado em 11/04/2023 14h30
Fico tem 80 quilômetros de área liberada para frente de obra

Infra S.A. finalizou desapropriação de 50 quilômetros de terra para viabilizar o empreendimento - Foto: Divulgação/Infra SA

Fundamental para o escoamento da produção de grãos de Goiás e Mato Grosso, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) tem um novo trecho de 80 quilômetros liberados para a execução de obras após o Ministério dos Transportes, por meio da Infra S.A.,. finalizar a desapropriação de 50 quilômetros de terras entre as cidades goianas de Crixás e Santa Terezinha de Goiás.

A partir da finalização do processo de desapropriação, a Vale, responsável por executar a obra, terá cinco anos para finalizar o empreendimento. Com 383 quilômetros de extensão, o trecho da Fico que começa na Ferrovia Norte-Sul (FNS) em Mara Rosa (GO) e vai até Água Boa (MT) escoará a produção de soja e milho daquela região, uma das maiores produtoras de soja do Brasil, em direção aos principais portos do país.  

Competitividade

Projetada para suportar grandes volumes de carga, a Fico tem papel fundamental no desenvolvimento do Centro-Oeste. No total, a ferrovia terá 1.641 quilômetros de extensão, divididos em três trechos. Além da parte entre Mara Rosa e Água Boa, haverá ligação entre Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT), com 505 quilômetros, e Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena (RO), com 646 quilômetros.

“A ferrovia vai aumentar a competitividade da safra produzida naquela região por conta da conexão com a Ferrovia Norte-Sul, possibilitando o escoamento da produção até os portos de diversas regiões do país. A expansão da malha ferroviária é importante para reequilibrar a matriz de transporte e reduzir o custo logístico, o que torna o produto brasileiro mais competitivo no mercado internacional”, afirmou o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

Assessoria Especial de Comunicação

Tags: Infra SAFicoGoiás

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