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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2022 04 Leiloado em 2021, sistema rodoviário entre Goiás e Tocantins passa a oferecer serviço mecânico e médico 24h para usuários
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Notícias

RODOVIAS

Leiloado em 2021, sistema rodoviário entre Goiás e Tocantins passa a oferecer serviço mecânico e médico 24h para usuários

BR-153/080/414/GO/TO, administrada pela Ecovias, é importante rota de agronegócio entre os dois estados. “Operação na rodovia sendo uma realidade”, disse ministro Marcelo Sampaio
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Publicado em 06/04/2022 16h57 Atualizado em 31/10/2022 17h17
Base operacional da BR-153 foi inaugurada em Anápolis

Base de serviço operacional da BR-153/080/414/GO/TO foi inaugurada em Anáopolis - Foto: Ricardo Botelho/MInfra

Usuários do sistema rodoviário BR-153/080/414/GO/TO terão à disposição, a partir de sexta-feira (8), socorro mecânico e médico 24 horas por dia na rodovia. Nesta quarta-feira (5), o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou de solenidade em Anápolis (GO) para o anúncio dos novos serviços e conheceu as estruturas a serem usadas pelos condutores nas vias, que foram concedidas pelo Governo Federal à Ecovias do Araguaia em 2021.

O leilão assegurou que, ao longo dos 35 anos de concessão, as estradas recebam investimentos da ordem de R$ 14 bilhões. Como primeira entrega, a Ecovias instalou ao longo do trecho concedido 19 Bases de Serviços Operacionais (BSOs). São pontos de apoio para atendimento exclusivo a motoristas com sanitários, fraldários, sala de descanso, estacionamento e serviço de autoatendimento, 24 horas e gratuito, para solicitação de reboque, ambulância ou assistência mecânica.

Pelo contrato assinado, está prevista a aplicação de R$ 6,2 bilhões na prestação de serviços aos usuários.  “Eu sei a importância de os brasileiros que estiverem passando pela BR-153 terem socorro mecânico e ambulância, porque o tempo de socorro é fundamental para salvar vidas. Sei também a importância de um leilão dar certo, e não digo lá na B3, mas sim no dia de hoje. A gente vê o serviço acontecendo e a operação na rodovia sendo uma realidade, com preços lógicos na tarifa e os serviços bem prestados pela concessionária”, destacou o ministro.

SOS 24 horas

A estrutura para atendimento é composta por 20 ambulâncias, 16 guinchos, entre leves e pesados, quatro caminhões de combate a incêndio, quatro caminhões de captura de animais e três viaturas de inspeção de tráfego que, diariamente, realizarão o monitoramento terrestre de todo o trecho concedido.

O sistema rodoviário BR-153/TO/GO, BR-080/GO, BR-414/GO é a principal ligação do Meio-Norte do Brasil (estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá) com a Região Centro-Sul do país, compreendendo um total de 850,7 quilômetros. Todas as obras e serviços realizados pela Ecovias do Araguaia atendem ao contrato de concessão, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Os projetos de concessão estão cada vez mais robustos e tecnológicos, visando garantir um sistema de segurança viária modelo aos olhos dos investidores, com mecanismos de proteção aos motoristas e melhoramento de tráfego. E o MInfra tem esse pilar como missão: transformação tecnológica e a segurança nos transportes”, disse Sampaio.

Do total de investimentos previstos, R$ 7,8 bilhões serão destinados a obras como a duplicação de 623 quilômetros de rodovia, implantação de 28 quilômetros de faixas adicionais e 90 quilômetros de vias marginais, além da construção do contorno da cidade de Corumbá de Goiás e vários novos acessos, interseções em desnível, rotatórias, retornos, passarelas, passagens inferiores e paradas de ônibus.

Prioridades na região

Marcelo Sampaio também destacou outros investimentos federais que irão melhorar o transporte ferroviário e rodoviário que beneficiam o estado. Em junho, será entregue 100% operacional a Ferrovia Norte-Sul, importante ligação entre quatro regiões do país para trazer eficiência e diminuir o Custo Brasil. O ministro também citou a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, onde serão investidos R$ 2,7 bilhões na construção de 383 quilômetros de trilhos, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), interligando o Vale do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul (FNS). A nova malha ferroviária vai favorecer o escoamento da safra de grãos do Centro-Oeste aos portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e, no futuro, Ilhéus (BA).

No setor rodoviário, destacam-se os contornos de Formosa e de Jataí, em Goiás, que retirarão das vias urbanas o alto fluxo de veículos de carga, atendendo demanda antiga da população. Conforme o ministro, o empreendimento reduzirá o tempo de viagem dos usuários e dará mais segurança e conforto para quem mora e passa pelo local. A intervenção também favorecerá o escoamento da produção agroindustrial do Centro-Oeste para todo o país, proporcionando assim mais oportunidades de geração de emprego e renda. Ele oferecerá, acima de tudo, mais conforto e segurança aos usuários, ligando o Brasil de Norte a Sul.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Tags: Marcelo SampaioEcovias do AraguaiaANTTBR-153BR-080BR-414

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