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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2021 6 Trecho renovado de rodovia construída no Império vai facilitar turismo em Petrópolis (RJ)
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Trecho renovado de rodovia construída no Império vai facilitar turismo em Petrópolis (RJ)

MInfra investe R$ 43 milhões para recuperar um total de 24,7 quilômetros da União e Indústria, inaugurada no século 19 por Dom Pedro II
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Publicado em 28/06/2021 14h30 Atualizado em 31/10/2022 14h27

Parte da história do Brasil, a rodovia União e Indústria, que permite a ligação de Petrópolis (RJ) à capital Rio de Janeiro e a Juiz de Fora (MG), tem um novo trecho recuperado pelo Ministério da Infraestrutura, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). Nesta segunda-feira (28), foram entregues à população local 4,5 quilômetros restaurados, o que vai facilitar a chegada de turistas ao município fluminense.

Para recuperar o trecho foram realizados serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e instalação de equipamentos de segurança viária, como defensas metálicas e sinalização. Estão sendo investidos cerca de R$ 43 milhões de reais na restauração de 24,7 quilômetros entre o Trevo de Acesso ao município de Petrópolis (Entrº. Rua 13 de Maio) e o acesso ao distrito de Pedro do Rio. No início deste ano, foram entregues à população 6,5 quilômetros e a previsão da entrega total é 2022.

DOM PEDRO II – Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis fica na região metropolitana do Rio de Janeiro e tem no turismo histórico e cultural uma das suas principais atividades econômicas. Na época do verão, virava a sede do governo brasileiro, já que toda a corte de Dom Pedro II se mudava para a cidade. Na economia, também merecem destaque as fábricas de cerveja e de chocolate instaladas no município.

Além de ser importante para o desenvolvimento econômico da região, a União e Indústria foi um marco da engenharia. A estrada foi a primeira rodovia pavimentada da América Latina, construída no século 19 e inaugurada por Dom Pedro II. Implantada com a mão de obra de colonos alemães, a estrada foi executada com revestimento de macadame - a pista era composta por pequenas pedras, comprimidas de forma a se encaixarem umas nas outras.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

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