Notícias
Ouro Verde Goiás - GO
Turismo: O jardim botânico, compõe uma das maiores reservas biológicas do município, possui três lagos, sendo um deles destinado ao cultivo de plantas aquáticas. Parque de exposição agropecuária de Goiânia, é onde acontecem vários eventos, negócios e diversões, entre eles a maior exposição agropecuária do país, com shows dos mais renomados artistas da nossa atualidade. Também possui os parques Buritis e Mutirama. O Parque Buritis é dotado de estações de ginástica e pista de cooper, tem três lagos artificiais abastecidos pelo córrego dos buritis, já o Parque Mutirama constitui-se de um parque com vários brinquedos para crianças se divertirem como: roda gigante, trenzinho, escorregador gigante, casa do terror etc. Já para os mais crescidinhos o parque tem planetário, bosque com uma minifloresta, lagos e quadras.
História: A cidade de Ouro Verde de Goiás nasceu ainda no século XIX, com a fundação da Fazenda de Boa Vista do Matão, situada na parte central do estado de Goiás, possuindo uma área de aproximadamente 4 mil alqueires. Ao ser fundada a fazenda de Boa Vista do Matão, pertenceu inicialmente ao município de Meia Ponte (atual Pirenópolis), passando a integrar a freguesia de Santana (Anápolis) em 1833.
Já nas primeiras décadas do século XX, a calmaria da região começou a ser alterada, com a gradativa chegada de imigrantes vindos de outros estados, em suas maiorias do nordeste. Com o aumento da população que se encontrava satisfeita com a fertilidade da terra e fartura de água, mas que enfrentavam enormes dificuldades, como: A ausência de escolas no ambiente rural, a dificuldade de comercializar produtos e a dificuldade para se conseguir auxílio médico; através desses fatos surgiu então a necessidade de se possuir uma atuação política organizada na região.
Logo, com o passar do tempo foram surgindo o primeiro açougue, o primeiro dentista e o primeiro médico a atender no povoado. E assim o povoado de Boa Vista do Matão foi crescendo lentamente. Assim o povoado de Boa Vista de Matão foi ganhando importância no cenário local e estadual. Desde então, o antes povoado de Boa Vista de Matão, iniciado em 1936, elevado a distrito de Anápolis em 1948, e reconhecido como município de Ouro Verde de Goiás em 1963, caminhou em passos largos em direção ao progresso, nesses 50 anos após a emancipação o município ainda guarda em cada uma de suas esquinas um pequeno pedaço de sua rica história.
Economia: O município hoje, é um grande produtor de beterraba e outros produtos hortifruti granjeiros, tais como vargem, cenoura, repolho e tomate. Na agricultura tornou-se produtor de arroz e milho, principalmente. Dedica-se também à pecuária de leite e de corte. Possui indústrias de cerâmica, laticínios e confecções.
Site: https://ouroverdegoias.go.gov.br/
Aniversário: 01 de outubro