Notícias
Sudeco firma parceria com MDS para estimular o desenvolvimento econômico e social
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinaram, nesta quinta-feira (23), o Protocolo de Intenções que marca a adesão da Sudeco ao Programa Acredita no Primeiro Passo do MDS, instituído pela Lei nº 14.995, de 10 de outubro de 2024.
Para a superintendente da Sudeco, Luciana Barros, a assinatura do Protocolo de Intenções é um compromisso concreto com a inclusão social e produtiva na região Centro-Oeste. “Esse Protocolo reforça a importância da integração entre as políticas sociais e as ações de desenvolvimento regional”.
A parceira estimula o desenvolvimento econômico e social das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) no âmbito de atuação da Sudeco.
Principais ações da parceria
Acesso ao crédito: oferta do FCO AgroAmigo para estimular o empreendedorismo e a geração de renda.
Empregos: oportunidades em empresas que recebem incentivos da Sudeco como as empresas financiadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).
Capacitação Profissional: o programa também oferece cursos de qualificação profissional para ampliar o acesso ao mercado de trabalho.
Apoio ao empreendedorismo: incentivo à criação e fortalecimento de negócios locais.
Público beneficiado: pessoas entre 16 e 65 anos que tenham as informações atualizadas no CadÚnico.
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou a importância da qualificação profissional no combate à pobreza. “A educação e a profissionalização abrem portas, com segurança, para a população sair da miséria e da pobreza”.
O Ministro do Ministério da Integração do Desenvolvimento Regional (MIDR) em exercício, Valder Ribeiro Moura, elogiou as ações da Autarquia quanto aos esforços para o desenvolvimento da região. “A Sudeco é uma das superintendências mais inovadoras com relação ao planejamento do desenvolvimento regional sustentável com linhas de crédito como o FCO Mulheres Empreendedoras e FCO Irrigação”.
A iniciativa reforça o compromisso da Sudeco com a inclusão produtiva do desenvolvimento social na região, ampliando as oportunidades de geração de renda e inclusão produtiva.
Por Marquelle Antunes