Notícias
Sudeco aprova projetos estratégicos na 144ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada
144ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada
Infraestrutura, energia renovável, crédito e cooperação técnica estiveram na pauta
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) realizou, no dia 29 de janeiro, a 144ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada, ocasião em que foram aprovadas medidas voltadas ao fortalecimento do desenvolvimento regional, incluindo convênio de infraestrutura, projetos de energia renovável, credenciamento de agente financeiro e Acordo de Cooperação Técnica.
Infraestrutura
Durante a reunião, foi aprovada a formalização de convênio para a construção de uma ponte na Cidade Ocidental, em Goiás. O investimento, no valor de R$ 400 mil, foi feito por meio de transferência voluntária e vai melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população, fortalecendo a infraestrutura local.
Energia renovável
A Diretoria Colegiada também aprovou a participação de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) no financiamento de projetos voltados à implantação de três usinas de geração de energia fotovoltaica no município de Vila Propício (GO). Dois dos empreendimentos com capacidade instalada de até 50 MW, com geração média estimada de 14,5 MW cada, e o terceiro com capacidade instalada de até 30,4 MW e geração média estimada de 8,8 MW. O investimento total dos empreendimentos é de aproximadamente R$ 400 milhões, com a estimativa de geração de 1.553 empregos diretos e indiretos durante as fases de implantação e operação dos projetos.
Credenciamento de agente financeiro
Outro ponto da pauta foi a aprovação do credenciamento do Banco Cooperativo Sicredi S.A. como agente operador dos recursos do FDCO. A entrada do Sicredi amplia o acesso dos empreendedores ao crédito, aumentando a geração de empregos e fortalecendo o desenvolvimento regional.
Parcerias
Também foi aprovada a celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre a Sudeco e a Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A minuta do acordo formaliza a adesão da Autarquia à Rede de Parcerias, com foco no aprimoramento de governança, padronização de processos e fortalecimento das transferências da União por meio do Transferegov.br.
As decisões na reunião evidenciam o papel da Diretoria Colegiada como instância estratégica da Sudeco, responsável por analisar, discutir e aprovar ações que impactam diretamente no desenvolvimento do Centro-Oeste e a vida da população.
Por Marquelle Antunes