Notícias
Reunião do Condel/Sudeco aprova diretrizes e medidas para fortalecer o desenvolvimento do Centro-Oeste
Nesta quarta-feira (10) foi realizada a 24ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel), em Brasília. O encontro, presidido por Valder Ribeiro, secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reuniu governadores e Vice-governadores, membros da Comissão e representantes dos estados que compõem o Centro-Oeste para discutir ações que impulsionam a economia e promover o desenvolvimento sustentável.
Entre os pontos aprovados, foi a ratificação das Diretrizes e Prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) para o exercício de 2026. Durante a reunião, foi deliberada a atualização das Diretrizes e Prioridades do FCO a fim de ampliar o conceito de economia criativa e inserir referência expressa ao Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), visando fortalecer a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento regional sustentável.
A reunião aprovou ainda o relatório final elaborado pelo Grupo de Trabalho do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (CRIFF), que propôs melhorias no fluxo operacional e nos prazos para contratação de operações com recursos do FDCO. Também foi aprovada a revisão de normativos do Condel/Sudeco para simplificar e alinhar o regimento interno.
A superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e secretária-executiva do Condel, Luciana Barros, explicou durante a reunião como funciona o microcrédito AgroAmigo, um programa federal que oferece microcrédito e apoio técnico a agricultores familiares para desenvolver suas atividades produtivas no campo. Luciana Barros pontuou que ela é fruto de políticas de incentivos ao desenvolvimento regional que deram certo. “Quem conhece a minha história, sabe que eu saí do interior do Maranhão amparada por políticas assim.”
O secretário-executivo do MIDR, Valder Ribeiro, parabenizou o trabalho que a Sudeco tem desenvolvido. “Eu quero agradecer o trabalho e me coloco à disposição da Sudeco, assim como o Ministério da Integração Regional. A Sudeco tem as portas abertas.”
As decisões do Condel/Sudeco representam o papel estratégico da colegiada frente às políticas públicas, unindo forças para transformar desafios em resultados concretos para a região Centro-Oeste.
por Marquelle Antunes