Notícias
Condel/Sudeco aprova medidas estratégicas para o desenvolvimento regional
O Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco) realizou nesta quarta-feira (26) sua 23ª Reunião Ordinária em Brasília. O encontro reuniu Governadores e vice-governadores, membros da Comissão e representantes dos estados que compõem o Centro-Oeste para discutir ações para impulsionar a economia e promover o desenvolvimento sustentável.
O Condel/Sudeco aprovou a atualização da programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para 2025, que estimula a implantação de sistemas para a geração e distribuição de energia alternativa à eletricidade convencional entre as exigências de conteúdo mínimo nacional.
Capital de Giro
Aprovado o estabelecimento de valores máximos para a captação de capital de giro e custeio associados a investimentos, garantindo maior equilíbrio e eficiência à aplicação do Fundo. A medida busca aprimorar a gestão financeira e ampliar o impacto positivo do financiamento na região.
Financiamento de Veículos
Melhorias no financiamento para aquisição de ambulâncias e UTIS móveis visando atender o setor de saúde.
Equiparação das Condições de Financiamento
A Linha FCO Armazenagem terá prazos ampliados para até 15 anos, com carência de até 5 anos. O prazo anterior era de 13 anos, com carência de 2 anos.
Balanço do FCO
Durante a reunião, foi apresentado um balanço do FCO referente ao exercício de 2024. Em 2024, as ações do FCO geraram 155 mil empregos diretos e indiretos aplicando um montante de R$ 12,67 bilhões (mais de 12% do orçamento). Desse valor, 76% foram destinados a tomadores de menor porte. Houve um aumento significativo nas operações com o setor empresarial, passando de 24% em 2022 para 46% em 2024, enquanto o setor rural manteve uma representação de 50%. Destaque também para a celebração de 27,6 mil contratos em todo o Centro-Oeste.
Caravana da Sudeco
Também foi divulgado o cronograma parcial da Caravana da Sudeco. A superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Luciana Barros, ressaltou a importância da Caravana da Sudeco como um propulsor importante para levar informação aos pequenos tomadores. “Nós precisamos levar esclarecimento para as pessoas, possibilitando acesso às condições diferenciadas de financiamento”, afirmou.
Sudeco em movimento
José Carlos Barbosa, vice-governador do Mato Grosso do Sul, que acompanhou o Condel/Sudeco em transmissão online, destacou a capacidade da Sudeco em multiplicar suas ações. “Luciana faz o milagre da multiplicação com uma equipe pequena. O papel que a Sudeco desenvolve é fundamental para o desenvolvimento da região Centro-Oeste”, salientou.
Valder Ribeiro, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em exercício, expressou sua gratidão pela participação de todos na reunião e relembrou o início dos trabalhos da Sudeco. “Ao analisar o Plano de Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste, constatou-se que faltava a integração necessária com outros órgãos e atores da comunidade e a Sudeco teve todo o cuidado de desenvolver um plano estratégico”, recordou o ministro.
As aprovações reforçam o compromisso com o fortalecimento da economia, geração de emprego e melhora na qualidade de vida da população.
Por Marquelle Antunes