Acordo inovador entre superintendências fortalece articulação para o desenvolvimento regional

Iniciativa entre Sudeco, Sudam e Sudene promove união de esforços na redução das desigualdades

Publicado em 06/08/2025 13:58Modificado em 10/06/2026 15:12
Compartilhe:

Brasília – Nesta terça-feira (6) foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-oeste (Sudeco), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), um momento histórico para o desenvolvimento regional do Brasil.

A iniciativa marca a criação de um Fórum Permanente de Articulação Interinstitucional de Desenvolvimento Regional para promover a troca de experiências, a construção de agendas comuns e a realização de ações integradas com foco na diminuição das desigualdades regionais. Para Luciana Barros, superintendente da Sudeco, a criação do Fórum é uma conquista coletiva. “Esse é mais que um documento. É um pacto de confiança, uma demonstração clara de que o desenvolvimento do Brasil precisa acontecer de forma integrada, articulada e solidária.”

O acordo está alinhado à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e gera um impacto direto na geração de empregos e no crescimento econômico e sustentável das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. O secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) parabenizou a iniciativa. “Quero parabenizar, além dos que colaboraram com a criação dos planos regionais de desenvolvimento, mas também toda a equipe de servidores altamente técnicas das três superintendências”, ressaltou o secretário. Luciana Barros também agradeceu aos superintendentes da Sudam e da Sudene. “Nossa união é símbolo de maturidade institucional e compromisso com o Brasil e com as nossas regiões”.

A ação reforça o compromisso das superintendências com as políticas públicas eficientes, ressaltando a importância de ações governamentais integradas, voltadas à superação das desigualdades territoriais no país.

Por Marquelle Antunes

Categorias
Comunicações e Transparência Pública
Compartilhe: