Notícias
30ª Reunião do COARIDE reforça integração para o desenvolvimento da RIDE/DF
Brasília - Nesta quarta-feira (23), a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) participou da 30ª Reunião Ordinária do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (COARIDE). O encontro reuniu autoridades dos órgãos federais, estaduais, distritais, municipais e sociedade civil para alinhar as ações integradas para a Região.
A abertura foi conduzida pelo presidente em exercício do COARIDE, Tito Lívio Pereira Queiroz e Silva e secretariada pelo Secretário-Executivo e diretor de Planejamento e Avaliação (DPA/SUDECO), Peniel Pacheco.
Com foco na seleção de projetos prioritários e na pactuação de metas regionais, foram aprovas as orientações referentes a atuação dos Comitês Temáticos, que vão avaliar, dentro das suas áreas respectivas, quais são as demandas que requerem providências mais urgentes ou quais soluções têm maior impacto na região. “A criação dos Comitês é um passo inicial; nós ainda teremos muito trabalho para alcançar o resultado que queremos”, ressaltou Tito Lívio, presidente em exercício do COARIDE.
A criação da Conferência Anual da RIDE/DF também foi uma das pautas discutidas durante a reunião. A iniciativa, promovida pelo COARIDE, tem o objetivo de fortalecer a articulação federativa entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios que compõem a Região. O evento, previsto para outubro de 2025 e que ocorrerá durante o Festival de Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai reunir lideranças políticas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para fomentar a escuta qualificada, alinhamento estratégico e a criação de soluções para os desafios do DF e Entorno.
Luciana Barros, superintendente da Sudeco, destacou a Caravana da Sudeco como ferramenta de aproximação da população às ações do Governo Federal. “O que estamos fazendo é uma ação para desmistificar o entendimento de que os financiamentos são apenas para os grandes empresários. Por isso, nós fazemos um chamamento, com a parceria das prefeituras, para levar informação tanto para o setor rural quanto o empresarial”, explicou.
Durante a reunião, Valdir Steink, professor da Universidade de Brasília (UnB), apresentou as ações do Observatório da RIDE/DF, uma ferramenta essencial de apoio técnico para monitorar os indicadores sociais, econômicos e de infraestrutura, subsidiando políticas públicas integradas. A parceria entre a UnB e a Sudeco visa implantar um observatório para coletar, analisar e difundir dados sobre desenvolvimento produtivo e infraestrutura da Região.
A 30ª Reunião do COARIDE evidenciou a união dos esforços entre instituições envolvidas com o desenvolvimento integrado da Região e abriu caminhos para ações mais coordenadas e eficazes na RIDE/DF.
Por Marquelle Antunes