Notícias
SUDECO participa do I Seminário de Agricultura Irrigada no Cerrado promovido pelo MIDR
Brasília (DF) - Nesta quinta-feira (15), a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) marcou presença no I Seminário de Agricultura Irrigada no Cerrado, promovido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica. O evento, presidido pelo ministro Waldez Góes contou com a participação de autoridades do setor, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra Seca Vieira.
Representando a SUDECO, a superintendente Luciana Barros e o diretor de Administração, Rafael Severo. Luciana integrou a mesa de discussões que abordou o desenvolvimento sustentável do Cerrado, bioma que se destaca como uma potência agrícola tanto no cenário nacional quanto internacional, especialmente no contexto das mudanças climáticas.
Em sua fala, o ministro Waldez Góes destacou a importância estratégica da irrigação para o Cerrado: "A agricultura irrigada no Cerrado é uma ferramenta fundamental para o crescimento econômico e social da região. Precisamos garantir que esse desenvolvimento ocorra de forma sustentável, preservando os recursos naturais e beneficiando as comunidades locais."
A superintendente da SUDECO, Luciana Barros, ressaltou as ações da autarquia na promoção da agricultura irrigada. "Estamos comprometidos em apoiar a recuperação e instalação de polos de irrigação no Centro-Oeste, além de incentivar a criação de escolas de irrigação e facilitar o acesso à água para a agricultura familiar. Nosso foco é promover um desenvolvimento equilibrado e sustentável para a região Centro - Oeste", afirmou Luciana Barros.
O evento também contou com a apresentação de projetos que visam fortalecer a agricultura irrigada na região, como a atualização do projeto da barragem de Extrema, em São João D'Aliança (GO), e a expansão da irrigação na área do Araguaia-Xingu, que receberão investimentos superiores a R$ 9,5 milhões.
Ao final do seminário, foi lançada a segunda edição do livro "Agricultura Irrigada no Cerrado: Subsídios para o Desenvolvimento Sustentável", do pesquisador da Embrapa, Lineu Neiva Rodrigues, reforçando o compromisso com o conhecimento e a inovação para o avanço da agricultura na região.
Por Luciana Ribeiro