Notícias
Em parceria com embaixada norte-americana, programa oferece curso de inglês para lideranças indígenas jovens
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (5), a Portaria 323 do Ministério dos Povos Indígenas instituiu o Programa Inglês para Jovens Líderes Indígenas, com o intuito de promover a capacitação linguística básica em inglês. A princípio, 120 alunos serão pré-selecionados via edital para que 50 sejam eleitos para um curso com duração de um ano. O edital foi disponibilizado nesta sexta-feira (6).
A iniciativa será implementada por meio de parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, como uma das ações componentes do U.S.-Brazil Joint Action Plan To Eliminate Racial and Ethnic Discrimination and Promote Equality (JAPER) , ou Plano de Ação Comum Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade.
“O Programa destina-se a desenvolver competências de comunicação em inglês, para participação em fóruns internacionais relacionados à governança ambiental, climática e direitos humanos, em particular com o objetivo de fortalecer a participação, a atuação e a incidência de jovens líderes indígenas em eventos globais, como a COP da Mudança Climática, e outros temas de interesse dos povos indígenas no âmbito das relações internacionais”, explica o texto da Portaria.
Para tanto, o Programa consiste em um curso de língua inglesa com foco no desenvolvimento de competências e habilidades em leitura, escrita, escuta e fala em nível básico. A meta é o acompanhamento de negociações internacionais, por meio de aulas ao vivo à distância, com metodologia interativa e levando em consideração a interculturalidade da relação de aprendizagem estabelecida.
O edital irá selecionar lideranças indígenas com idades entre 18 e 40 anos. As aulas serão online, com duração de duas horas cada e frequência de duas vezes por semana, que devem ser realizadas entre fevereiro e dezembro de 2025. O curso de inglês terá foco em questões como biodiversidade, mudanças climáticas e alternativas para o planeta.
As jovens lideranças indígenas deverão apresentar declaração de pessoa indígena e declaração de reconhecimento por suas comunidades de origem. É importante ressaltar que o Programa destina-se a pessoas sem conhecimento prévio de inglês, com exceção de habilidades básicas adquiridas no ensino fundamental ou médio.
Segunda fase
O Ministério dos Povos Indígenas informa que está em curso a segunda fase da seleção de pessoas interessadas no Curso de Inglês para Jovens Líderes Indígenas, conduzida pela Mais Unidos.
Conforme o Edital, na segunda fase da seleção, a Mais Unidos selecionará 50 pessoas indígenas para receber o curso. Para tal, a Mais Unidos enviou por e-mail a cada um(a) dos(as) 111 pré-selecionados(as) (constantes no Resultado final da pré-seleção de pessoas interessadas), um formulário que deverá ser preenchido até a próxima quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025.
Reiteramos que a Mais Unidos somente selecionará pessoas presentes na lista de pré-selecionados encaminhada pelo Ministério dos Povos Indígenas. A segunda fase da seleção será conduzida apenas pela organização, que ficará responsável por toda a comunicação com os candidatos, bem como pelas atividades avaliativas ou de coleta de dados e informações sobre os candidatos.
Mais uma vez, destacamos que é preciso preencher o formulário da Mais Unidos até 22 de janeiro para participar da segunda fase da seleção, ou seja, da seleção final dos 50 participantes que receberão o curso de inglês.
Caso algum(a) candidato(a) pré-selecionado(a) não tenha recebido o formulário da Mais Unidos, por favor, entrar em contato com mpi.internacional@povosindigenas.gov.br .
Acesse aqui o Formulário de Inscrição para o curso de Inglês para Jovens Líderes Indígenas
Acesse aqui o EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 2/2024
Resultado preliminar da pré-seleção
ATUALIZAÇÃO: Resultado final da pré-seleção de pessoas interessadas