Fórum reúne equipe técnica do Projeto Perus e da organização International Comission on Missing Persons (ICMP)

03 de fevereiro de 2025

Entre os dias 27 e 31 de janeiro foi realizado, no Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF/Unifesp), o Fórum de Trabalho Profissional entre a organização International Comission on Missing Persons (ICMP) e os profissionais da área técnica que atuam no Projeto Perus.

O evento trata sobre análises antropológicas de casos complexos de remanescentes ósseos com misturas encontrados na Vala Clandestina de Perus, localizada no Cemitério Dom Bosco, em São Paulo. 

No Fórum foram realizadas apresentações, discussões sobre as melhores práticas em antropologia forense, protocolos, análises de casos, bem como troca de experiências e estratégias de trabalho para o Projeto Perus. O objetivo principal das atividades esteve na troca de informações e aprendizado para a realização de protocolo de reassociação de remanescente ósseos com misturas no contexto da Vala de Perus.

O evento contou com a colaboração do Departamento de Anatomia da Unifesp, a parceria da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) e do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), com o financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Estiveram presentes profissionais de instituições como os Institutos Médicos Legais (IML) estaduais e distritais e universidades parceiras.

Contato

(61) 2027-4060/3149

cg.cemdp@mdh.gov.br