Consulta Pública sobre a Proposta de Revisão do Ordenamento Pesqueiro da Bacia do Rio Paraguai

Órgão: Ministério da Pesca e Aquicultura

Setor: MPA - Secretaria Nacional de Pesca Artesanal

Status: Encerrada

Publicação no DOU:  22/09/2025 

Abertura: 22/09/2025

Encerramento: 22/10/2025

Contribuições recebidas: 2

Resumo

Está aberta a consulta pública do plano de trabalho que subsidiará a revisão do ordenamento do uso sustentável dos recursos pesqueiros da Bacia Hidrográfica do rio Paraguai. O objetivo principal é promover a atualização das normas que regem a pesca na Bacia, com base em dados atualizados, conhecimento técnico-científico e ampla participação social. O processo de revisão está sendo conduzido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, no âmbito da Secretaria Nacional da Pesca Artesanal, e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O plano foi aprovado na 5ª Sessão Ordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Continentais das Bacias do Paraguai, Paraná, Uruguai, Atlântico Sul e Atlântico Sudeste – CPG Centro-Sul, realizada em Três Lagoas/MS, nos dias 10 e 11 de setembro de 2025.

Conteúdo

- Clique no balão ou no parágrafo que deseja contribuir -

Contribuir em:
Realize o login para contribuir e ver as contribuições
Envie sua contribuição
Informe o título da contribuição
Informe o resumo da contribuição (até 2000 caracteres)
Escolha o arquivo da contribuição. Somente PDF.
 
Contribuições recebidas

Um Plano com Participação Social


A participação social constitui um dos pilares da gestão compartilhada da pesca no Brasil, assegurando que as decisões relacionadas ao uso dos recursos pesqueiros sejam construídas de forma democrática, transparente e legitimada pelos diferentes atores envolvidos. Ao incorporar os saberes tradicionais e o conhecimento científico, a participação social fortalece a governança e contribui para a formulação de políticas públicas mais justas, eficazes e adequadas às realidades regionais.
A revisão da normativa está sendo conduzida com base em um plano estruturado, que inclui:
  • A etapa do diagnóstico técnico de caracterização da atividade pesqueira e biologia dos principais recursos pesqueiros da bacia do alto rio Paraguai;
  • Adoção de mecanismos de discussão participativa, garantindo o envolvimento de pescadores(as), comunidades locais, pesquisadores, organizações da sociedade civil e órgãos públicos ao longo do processo para garantir transparência e pluralidade de vozes;
  • A proposta de um ordenamento pesqueiro construído de forma transparente, inclusiva e com base no diálogo com os diversos segmentos da pesca.

Foco da Revisão


A consulta pública trata, especialmente, da atualização da Instrução Normativa nº 201, de 22 de outubro de 2008, que estabelece o ordenamento pesqueiro da bacia hidrográfica do rio Paraguai, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Arquivos

Plano de Trabalho para a Revisão do Ordenamento Pesqueiro da Bacia Rio Paraguai
Plano de Trabalho para a Revisão do Ordenamento Pesqueiro da Bacia Rio Paraguai
A consulta pública está aberta à sociedade para a proposição de medidas de ordenamento que precisam ser atualizadas e amplamente discutidas. Esta é uma oportunidade para que pescadores, comunidades, pesquisadores, gestores e cidadãos contribuam com sugestões e propostas que fortaleçam a sustentabilidade da pesca na região. A sua participação é fundamental para construirmos regras mais justas, sustentáveis e alinhadas com a realidade da pesca na Bacia do rio Paraguai.

Baixar arquivo - Tamanho do arquivo: 444,01 KB

Participe!

Para participar deve estar logado no portal.

Acessar

Contribuições Recebidas

2 contribuições recebidas
Para ver o teor das contribuições deve estar logado no portal